Aula Dirigida de Introdução ao Code::Blocks


Introdução

O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de alto nível, como C, para uma linguagem que o computador é capaz de "entender", o chamado programa executável. Assim, um compilador é essencialmente um tradutor e este processo de tradução é chamado de compilação.

Para facilitar o desenvolvimento e compilação de um programa em C, o Code::Blocks oferece um ambiente que integra um editor de textos a um compilador para linguagem C. O compilador usado pelo Code::Blocks é o famoso (Uau!) gcc (Gnu C Compiler).

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

Todos os programas em C que faremos serão aplicações para o console.

O Code::Blocks é ``Free Software'' (sob GNU General Public License). Isto significa, entre outras coisas, que ele pode ser distribuído e copiado à vontade.

Você pode copiar o Code::Blocks da página

http://www.ime.usp.br/~jose/codeblocks.


Objetivo

O objetivo desta aula dirigida é ajudá-lo no seu primeiro contado com Code::Blocks. Esta aula abrange uma parte muito pequena dos recursos disponíveis nos computadores. Cabe a você consultar os manuais com informações mais detalhadas para ampliar seus conhecimentos. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

A aula consta de duas partes. A primeira lhe ensina como criar um arquivo contendo um programa, compilá-lo e executá-lo, usando um programa bem simples do tipo ``Hello World'' (como se diz na gíria). Na segunda parte parte você criará um programa um pouco mais complexo, para conhecer outros recursos do Code::Blocks.


Requisitos

Se você instalou o Code::Blocks em seu computador pessoal, você pode fazer essa aula prática em casa. Neste caso, somente os nomes das pastas poderão ser diferentes.

Para utilizar os computadores da sala Pró-Aluno você precisa de um cadastro que consiste em um nome de usuário (user name) e uma senha (password). Essa aula dirigida supõe que você possui uma conta e uma senha.

Caso você não esteja ainda cadastrado para usar os computadores, peça ao monitor responsável pela sala para abrir uma sessão para você.

Não é permitido que sejam deixados (ou, como se diz por ai, salvos) arquivos nos computadores da sala Pró-Aluno. Todos os arquivos que você usa durante uma sessão são apagados quando outro aluno abre uma outra sessão no mesmo computador. Desta forma, quando você for utilizar a sala Pró-Aluno, traga um chaveiro (pen drive) para salvar os seus programas.


Tela inicial do Code::Blocks

Chame o Code::Blocks clicando no ícone do mesmo que aparece na área de trabalho, ou em
Iniciar ———> Todos os Programas ———> CodeBlocks ———> CodeBlocks
Isto é, usando o mouse, posicione o cursor do Windows sobre o botão Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e aperte a tecla esquerda do mouse. Aparecerá, logo acima do botão, um menu de opções. Selecione a opção Programas. Novamente aparecerá um outro menu de opções. Selecione a opção CodeBlocks e, novamente, a opção CodeBlocks, a qual você deve clicar com o botão esquerdo do mouse.

Chamada do Code::Blocks .
chamada

Com isso, o ambiente de programação do Code::Blocks é iniciado. Isso fará com que apareça no monitor uma janela semelhante à mostrada a seguir.

Janela inicial do ambiente de programação do Code::Blocks.
Image tela_inicial


Hello World

Uma vez obtida a tela inicial do Code::Blocks clique em
File ———> New ———> File....
conforme ilustrado abaixo.

Abertura de arquivo.
Open file

Na próxima janela, escolha C/C++ source e clique em Go.

Abertura de arquivo.
C source

Clique em Next para as duas próximas janelas, em especial para a segunda janela a seguir, se certifique que linguagem selecionada é a C.

Escolha C.
Escolha C

Na janela a seguir, digite um nome para o arquivo de programa a ser digitado. Para tanto, clique no quadrado com ... que aparece ao lado da caixa com título Filename with full path: e digite um nome de arquivo, por exemplo fantastico.

Digite nome de arquivo.
nome de arquivo
Clique agora em Salvar e depois em Finish. Na janela que foi criada você vai digitar, compilar e executar seu primeiro programa em C.

Digite o programa mostrado abaixo. Dependendo da configuração do computador que você estiver utilizando, pode ser necessário pressionar a barra de espaço após digitar o caractere " a fim de que ele apareça na tela. Você vai precisar utilizar este caractere para digitar os seus programas.

Programa fantastico.c.
Image fantastico
Certifique-se de que o texto que você acabou de digitar é igual ao texto da figura.

Vamos compilar o seu programa. Você deve clicar em

Build ———> Compile current file
Compilar fantastico.c.
Compilar fantastico

se tudo der certo, na janela de log abaixo do programa, haverá a indicação de que o programa foi compilado com sucesso: 0 errors, 0 warnings

fantastico compilado.
Compilado fantastico

Bem, com o programa fantastico.c compilado sem erros, a pasta onde foi salvo o arquivo fantastico.c contém agora o programa executável fantastico.exe. Para executar o programa clique no botão

Build ———> Run
da janela principal do Code::Blocks. Deverá surgir uma nova janela, de DOS, mostrando a execução de seu programa, como pode ser visto na figura abaixo.

Saída do programa fantastico.exe.
Image fantastico_execucao
Note que na janela do DOS aparece a mensagem
Pressione qualquer tecla para continuar . . .

Depois de conferir o resultado, pressione qualquer tecla para que a janela do DOS desapareça. Se a janela do DOS não desaparecer, para fechá-la clique no X, no canto superior direito da mesma. Agora que você sabe criar um programa, compilá-lo, salvá-lo e executá-lo, vamos tentar novamente com um programa um pouco mais complexo.


Um Programa de Verdade

Nesse exemplo, vamos observar alguns outros recursos do Code::Blocks. Para isso, crie um novo arquivo por exemplo, chamado primprog.c, no diretório que você achar mais apropriado (vamos deixar isso ao seu encargo). Clique em
File ———> New ———> File...
e prossiga como no programa anterior, o fantastico.c, criando agora um arquivo de nome primprog.c.

Então, digite o seguinte programa, exatamente como mostrado a seguir.

#include <stdio.h>

int main()
{
  int n, par, impar, num;
  
  printf("Digite o tamanho da sequencia: "); /* mostra mensagem na tela  */
  scanf("%d", &n);                           /* le informacao do teclado */  

  par   = 0;
  impar = 0;
  cont  = 0;
  while (cont < n) 
    {
      printf("Digite o %do. numero: ",cont+1);
      scanf("%d", &num);
      if (num%2 == 0) par = par + 1;
      else impar = impar + 1;
      cont = cont + 1;
    }
  
  printf("A sequencia e' formada por %d numeros pares e %d impares.\n\n",
         par,impar)

  return 0;
}
Procure salvar o programa com freqüência, assim você se protege contra possíveis acidentes. Se você digitou o programa como ele aparece acima, depois de salvá-lo e compilá-lo, a situação será, essencialmente, como a mostrada na figura abaixo.

Resultado da compilação do programa primprog.c.
Image primprog_erros

O compilador que é usado pelo Code::Blocks, ou seja, o gcc, é capaz de identificar muitos erros de sintaxe nos programas. Preste atenção nas mensagens que aparecem na base da janela do Code::Blocks. As linhas do seu programa onde foram encontrados erros estão na coluna do canto inferior esquerdo da janela do Code::Blocks. Nesse exemplo, o Code::Blocks está indicando que ocorreram erros de compilação nas linhas 12 e 25. Na mensagem de erro referente à linha 12, a mensagem que diz

`cont' undeclared (first use in this function).
Na figura, o editor do Code::Blocks está indicando a linha onde o erro foi detectado pelo gcc. A primeira mensagem de erro indica que na linha 12 o identificador cont foi usado sem ter sido declarado. Para corrigir isso, altere a linha 5 para:
  int n, par, impar, num, cont;

A segunda mensagem de erro diz que, na linha 26, o compilador encontrou um erro antes de system. De fato, falta um ponto-e-vírgula (`;') no fim da linha 23. Para corrigir isso, acrescente um ponto-e-vírgula no final da linha 23:

         par,impar);

Compile o programa novamente clicando em

Build ———> Compile current file
O novo resultado da compilação, que pode ser visto na figura abaixo, mostra que não foram encontrados erros de sintaxe no programa.

Resultado da compilação do programa primprog.c após as correções.
Image primprog coompila

Para executar o programa clique no botão

Build ———> Run
Uma janela do DOS aparecerá, com a mensagem Digite o tamanho da sequencia:. Digite algum número inteiro positivo para indicar o número de elementos da seqüência, seguido por \enter. Esse número determinará a quantidade de números que deverão ser digitados a seguir. Depois de você digitar cada número da seqüência seguido de \enter, o programa mostrará quantos números ímpares e quantos números pares você digitou.

Após seu programa ser executado, aparecerá a mensagem "Pressione qualquer tecla para continuar...". Um exemplo de resultado da execução do programa pode ser visto na figura abaixo. Depois de conferir o resultado digite qualquer tecla.

Resultado da execução do programa primprog.c.
Image primprog_execucao


Salvando e reutilizando os seus programas

A aula está quase no fim. Clique
File ———> Quit
para encerrar o Code::Blocks

Todos os seus arquivos serão apagados assim que o computador for desligado, devido às peculiaridades da rede da sala Pró-Aluno. Portanto, você precisa gravar os seus programas em um pendrive para reutilização futura. Nos caso, os arquivos fantastico.c e primprog.c poderiam ser gravados em um pendrive.

Se você não sabe como gravar os arquivos no pendrive, peça ajuda do monitor da sala.

Com seus programas salvos no pendrive, você pode querer reutilizá-los numa ocasião futura.

Após copiar o seu programa do pendrive para o computador, inicie o Code::Blocks e carregue o seu programa primprog.c clicando em

File ———> Open...
e indicando, na janela Open file, que a pasta a ser examinada é a temp e que o nome do arquivo a ser carregado é o primprog.c. Pronto, o seu programa primprog.c será carregado pelo Code::Blocks e estará pronto para ser reutilizado.


Antes de você ir embora...

Agora você já sabe criar um arquivo, editá-lo, salvá-lo e recuperá-lo. E ainda, se seu arquivo contém um programa em C, sabe como mandar compilá-lo e executá-lo.

Finalmente, não se esqueça agora de se desconectar da rede. Primeiro, saia do Code::Blocks clicando em

File ———> Quit
Agora, clique com o mouse em
Iniciar ———>  Desligar ....
Confirme que você quer realmente se desconectar, clicando em OK.



Last modified: Thu Mar 19 09:27:42 BRT 2009