[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

SO's alternativos

Oi lista!

    Para quem gosta da idéia de freesoftware mas não se sente bem usando
linux (sabe-se lá por que motivo), acho que valeria a pena dar uma olhada nos
links abaixo:

	http://www.freedos.org/
	http://www.orudge.uklinux.net/GEM/
	http://www.sealsystem.org/

    O GEM é uma interface gráfica para DOS (mas acho que também funciona no
FreeDOS). Entre as aplicações desenvolvidas para ele, existe até um
MP3player. Originalmente foi desenvolvido para ser uma alternativa à
interface gráfica do Windows, capaz de rodar em máquinas com poucos recursos
de hardware (286, 386 etc...). Recentemente foi lançado como freesoftware.

    O FreeDOS é uma reimplementação do DOS, capaz de rodar a maioria das
aplicações que rodam nele (pelo menos a maioria dos jogos mais antigos,
hehehe!). Um maluco disse que conseguiu instalar o windows sobre um sistema
rodando o FreeDOS, mas... pra quê fazer isso??!  ;-)

    Talvez haja uma forma de combinar isto tudo e criar um cd de boot com
interface gráfica capaz de funcionar em qualquer PC (que consiga dar boot
pelo cd, obviamente...). O GEM utiliza basicamente um driver VGA padrão (
640x480 com 256 cores, que deve funcionar em praticamente todas as placas de
vídeo ). Quanto ao som, talvez haja uma forma de selecionar entre vários
drivers na inicialização do sistema, ou não selecionar nenhum.

    Bom, ainda teria o problema de acessar modems, placas de rede, etc... Mas
se a intenção é criar um CD de boot que rode em qualquer pc, acho que daria
para dispensar estes últimos recursos. E pra que mesmo acessar redes locais e
a internet? ;-)

		David