Proposta para a Monografia de MAC-339

O Software Livre e o seu desenvolvimento através da Internet

--Michele Medeiros

Índice geral:

Sobre a escolha do tema

Escolhi o tema do "Software" Livre pois sua existência se deve em parte, aliás em grande parte à criação e ao crescimento da "Internet". Talvez seja equivocado dizer que sem a internet não existiria software livre, porém seu crescimento e divulgação sem dúvida estão totalmente atrelados à internet. Sem a tecnologia da Internet o Software Livre não teria produzido tantos aplicativos e com tanta qualidade. Sistemas operacionais bastante avançados (como Linux , compiladores (como o GCC , FreeBSD ), editores de texto (como o Emacs , VI ), ambientes gráficos (como o XFree86 , processadores de texto (como o TeX , e Latex ), etc, etc. Atualmente, após quase 20 anos de software livre, existe uma infinidade de aplicativos para os gostos mais diversos. Essa quantidade e qualidade não conseguiria ser alcançada sem o espantoso número de colaboradores espalhados por todo o mundo que existe atualmente. (vou pesquisar esse número, mas é muito grande).

Como a internet é um dos assuntos que está mais em foco nesta matéria achei esse tema bastante rico para a monografia. Além disso o aparecimento do software livre está causando alterações nos conceitos (instituições) sobre propriedade intelectual e software proprietário. Esse movimento, cada vez mais crescente, está causando um "mal-estar" entre as grandes empresas produtoras de software que estão tentando lutar contra esse movimento, primeiramente por vias legais.


O que é "Software Livre"

De acordo com o Free Software Foundation:

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

Com a criação e o crescimento da internet impulsionou-se principalmente a liberdade no. 3 (a liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar suas modifições) referida acima pelo "Free Software Foundation" começando a crescer o números de desenvolvedores cooperativamente através da rede mundial de computadores. Permitindo o incrível aumento na quantidade e qualidade dos softwares livres disponíveis no mundo, agora na internet. E a criação de um novo modelo de desenvolvimento: o desenvolvimento cooperativo via internet que é chamado de "Bazar" diferenciando-se do modelo antigo coorporativista chamado "Cathedral" (veja mais no artigo The Cathedral and the Bazaar , escrito por Eric S. Raymond ).


A História do "Software" Livre

O software livre teve seu início, essencialmente, nos departamentos de Ciência e Engenharia de Computação de algumas Universidades. Não é bem claro exatamente a data que o conceito de software livre começou a ser divulgado mas dois grandes projetos impulsionadores do software livre começaram na início da década de 80. Um deles foi o BSD - Berkeley Standard Distribution e o outro foi o projeto GNU . Ambos projetos parecem ter início marcado em 1984 e tinham como objetivo desenvolver um sistema operacional completo semelhante ao Unix, já que as versões do Unix que existiam na época eram proprietárias.

O BSD foi criado pela universidade de Berkeley para fins mais acadêmicos, assim possibilitando aos alunos de todo mundo a terem contato com um Unix, sem nenhum custo. O GNU foi criado pelo Free Software Foundation com fins um pouco mais ambicioso. O projeto foi iniciado pelo "chefão" do GNU, Richard M. Stallman e pretendia dar liberdade a todos os programdores e usuários a terem acesso total aos programas e seus códigos (veja mais em http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.html ). Um dos meios com que o projeto pretendia expandir é através de uma licença de uso chamada GPL - Gnu Public Licence , que era um pouco diferente da licença usada para distribuir o BSD.

Ainda hoje o projeto GNU é o representante mais forte do software livre. Embora criou-se um diversidade de licenças de software, a GPL continua sendo a licença mais popular entre os programas livres. Uma "pequena" lista de projetos que estão sendo distribuídos pela GPL está em: http://www.gnu.org/directory/listing.html . Mas essa lista está longe de estar completa e além disso o número de projetos cresce de forma fantástica.


"Software" Livre x Proprietário

O software livre e o software proprietário são produtos bastante diferentes, desde o aspecto de desenvolvimento até o aspecto de utilização pelos usuários finais. É interessante destacar os aspectos vatajosos do software livre e as desvantagens que existem nos programas proprietário:


O Desenvolvimento Cooperativo via Internet

A grande chave ao impulso do software livre foi, sem sombra de dúvida, um meio de comunicação para que as pessoas fisicamente distantes, conseguissem cooperarem umas com as outras. Esse meio de comunicação foi a Internet. Por ser um meio extremamente rápido e permitir grandes quantidades de dados, a Internet permitiu com que o desenvolvimento de software adotasse um modelo descentralizado e cooperativo.

Atualmente existem diversos exemplos de organizações e corporações que estão centradas no desenvolvimento, divulgação e suporte ao software livre. Alguns dos exemplos mais famosos e bem sucedidos são:


Impactos econômicos

Com o software livre houve um grande impacto na economia de software no mundo pois antes apenas existia o software proprietário que possuia o monopólio das grandes empresas especializadas no desenvolvimento de software. Começou então uma concorrência com o software livre que gerou grande polêmica pois agora as antigas empresas de software estão competindo com um software que tem custo de produção praticamente nulo, alta qualidade pois é desenvolvido por milhares? de pessoas espalhadas pelo mundo com grande motivação (o prazer de programar e vontade de aprender) e vem conseguindo uma crescente aceitação entre os consumidores de software devido à essa alta qualidade e ao preço (quase) nulo. Com essas questões econômicas naturalmente começam a aparecer também questões legais (principalmente por parte das grandes empresas que possuem software proprietário) questionando o mundo do software livre.


Questões Legais

Devido a grande ameaça ao software proprietário começaram a surgir várias questões legais com respeito aos direitos que o software proprietário possui, principalmente questões de "copyright". A internet vem gradualmente derrubando o antigo conceito de propriedade intelectual existente e exigindo uma reformulação na leis atuais. As leis são baseadas em conceitos antigos que não possuiam nem previam que tecnologias revolucionárias como a internet provocariam mudanças drásticas nos conceitos de propriedade intelectual que já estavam consolidados há dezenas de anos. Porém percebe-se que esses conceitos estão passando por uma metamorfose para tentar se adaptar aos novos tempos. Enquanto esse processo de transformação pela qual os conceitos de propriedade intelectual estão passando não se estabilizar questões legais envolvendo software livre X software proprietário continuarão a existir pois essas questões estão intimamente ligadas a esses conceitos.