MAC-339 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Notas de Aula

14/08/2001 e 16/08/2001

Tópicos de discussão
  Introdução
  Tecnologia da Informação
  Dicionários

Comunidade Virtual
  Lista de discussão

Material de apoio
(Motores de busca)
   Internacionais:
  Google
  AltaVista
  Yahoo
   Brasileiros:
  Radix
  Yahoo-br
  Todobr
  Cade

Fontes de notícias e informação
  RRE - The Red Rock Eater
  The Economist
  New York Times
  The Wall Street Journal Americas

Introdução

O curso agora está em sua terceira edição. Disciplina sui generis no IME, ela é um trabalho conjunto de professor e alunos para constituir um fórum de discussão das implicações das novas tecnologias no mundo de hoje.

Idéia Básica - A matéria desta disciplina é dinâmica por definição - estamos lidando com a revolução digital - Mas o propósito da disciplina (entre outros) é discutir se está havendo realmente uma revolução: espera-se então tentar caracterizar, ou pelo menos chamar a atenção para alguns aspectos que permitam compreender o avançar das novas tecnologias - em especial para a penetração da WORLD WIDE WEB em áreas antes insuspeitadas da vida cotidiana.

A disciplina foi chamada de sui generis: isso porque não será avaliada das formas mais conhecidas pelos alunos do IME (EP's, listas de exercícios, etc.). Há implicações éticas, sociais, jurídicas, teóricas, e, por que não, filosóficas das novas tecnologias que simplesmente não são quantificáveis (pelo menos, não ainda); e a maneira de nos aproximarmos da compreensão de como todos os elementos que compõem o vocabulário dessa disciplina (e dos quais tentaremos esboçar uma definição, com apontadores para informações mais precisas) será através da participação em nossa Comunidade Virtual - um veículo mais que ideal para que as discussões funcionem de maneira dinâmica; a discussão dos temas sugeridos se tornará virtualmente ininterrupta, todos podendo apartar e complementar a qualquer momento.

Desse modo, a mesma notícia sobre inovações em telecomunicações, para nomear um dos inúmeros exemplos de campos que se renova a cada dia, para alguns será anúncio de uma nova ferramenta de trabalho; para outros significará a eliminação de postos de trabalho.

Disse antes, trata-se aqui de caracterizar os mecanismos de evolução tecnológica, mas não podemos nos omitir de fazer comentários críticos, de tomarmos posição dentro das discussões, sob o risco de tornar a Comunidade Virtual mera troca de informações técnicas. O debate pede nossa participação, tanto compreendendo cada elemento em jogo, como contrapondo os aspectos que nos dizem interesse imediato com outros menos evidentes, mas que serão igualmente efeitos da expansão da tecnologia em nossas vidas.

Nossa disciplina, então, opera com certos termos que serão recorrentes em toda sua duração; estarão sempre presentes e estarão sempre sendo complementadas, pois qualquer definição deles que se pretende exaustiva estará fadada ao malogro. Cumpre, no entanto, deixar algumas linhas gerais de cada um deles. Os termos são:

Revolução Sociedade Informação Tecnologia A fim de contribuir com informações acuradas, precisas sobre as definições dos termos, creio que é interessante deixar uma definição, digamos, didática, buscada em dicionários ou enciclopédias (como a Britannica, por exemplo), onde se porá o nosso vocabulário em termos objetivos, a fim de que se constitua material comum para que se possa então passar a uma certa definição crítica, ou pelo menos alguma opinião, algum uso contextualizado (ainda que breve) dos termos de nosso vocabulário. Nesse último aspecto, pode-se ter opiniões boas ou más sobre o avanço tecnológico - mas assumindo alguma posição, compondo um quadro otimista (ou não) do futuro da sociedade.

Assuntos principais - Nessas aulas foram discutidas as mudanças da tecnologia da informação e suas consequências sociais, econômicas e culturais.

Foi abordado a questão do processo exponencial de crescimento da tecnologia de informação ao longo dos anos, e feita uma comparação com o crescimento populacional da Terra também exponecial.

Discutiu-se sobre o material de apoio à disciplina (a teia mundial de computadores) e foi feita uma votação dos motores de busca mais usados pelos alunos da classe. Além de algumas fontes de informação como livros, jornais e revistas (material impresso.)

Na aula seguinte foi discutido sobre a evolução e dinamização de dicionários e enciclopédias fazendo um paralelo sobre esse material impressso e "on-line". Além de serem apresentados pelo professor vários endereços de dicionários e enciclopédias "on-line".

Veja mais em: Tecnologia da Informação    Dicionários