MAC 339 Informação, Comunicação e a Sociedade do Conhecimento
Prof. Imre Simon - sala 291 A - http://www.ime.usp.br/~is

Andre Rodrigo Sanches - ars77br@yahoo.com
Julio B. Zaiantchick - bello@linux.ime.usp.br

 

Tema 5: Aspectos econômicos

 

Os autores

 

Aspecto econômico das Tecnologias de Informação

Desde a Revolução Industrial o progresso da ciência trouxe consigo tecnologias que tiveram grande impacto social e econômico. Estamos hoje vivendo uma época onde esse progresso acelera-se cada vez mais, e com a chegada da Internet, abriram-se possibilidades nunca antes imaginadas. Mas qual será o impacto de tudo isso na economia? Se focarmo-nos especificamente nas leis econômicas, muito pequeno, ou mesmo nenhum.
Shapiro e Varian, em sua obra "Information Rules", fazem uma análise detalhada dos processos e entidades da "nova economia" e mostram como chegaram a essa afirmativa.

Axioma Básico

"Tecnologia muda mas as leis econômicas não mudam!"

"Ignore os princípios básicos por sua conta. Tecnologia evolui. Leis econômicas não."

Este é o assunto principal do livro, que nesta "Nova Economia", a sociedade de informação em que vivemos hoje em dia, as leis econômicas/de mercado ainda podem ser amplamente aplicadas.

O livro explica como desenvolver estratégias de melhor valor, planejar linhas de produto de bens de informação, gerenciar direitos de propriedade intelectual, implicações estratégicas de "lock-in", reconhecer e explorar a dinâmica positiva dos feed-backs, transpor regulamentação e política governamental em estratégia, etc.

O livro

O livro Information Rules é escrito com base na explosão das empresas .com, na bolsa de valores NASDAQ e na Nova Economia.

Ciclo econômico dos bens de informação: produtor e consumidor. É dado um enfoque maior nos produtores.

"Information Rules" é um livro que ainda faz muito sucesso, principalmente na área de economia, tendo como objetivo básico tentar obter explicação para os acontecimentos de hoje em dia, esse redemoinho de fatos conectados à informação em que nos encontramos. É um dos mais amplos sobre o assunto: rico em idéias e pontos de vista de dois economistas, torna-se leitura obrigatória para quem quer entender e acompanhar a enorme sucessão de eventos que se observa todos os dias.

Agora mais imporante do que ler o livro é debater: até quando o ponto de vista dos autores continuarão válidos ?

Aspectos importantes

Bits e Átomos: o custo marginal é muito grande nos bens do mudo dos átomos enquanto que este custo tende a zero nos bens de informação (mundo dos bits). E é isso que rege a economia da informação pois atribui características diferentes do que outros setores da economia como produção de alimentos, carros, etc. (mundo dos átomos).

Bens de informação: grandes investimentos para produzir a primeira cópia e custo praticamente zero de reprodução.

Informação: tudo o que é digitalizável (codificado como um fluxo de bits) é considerado um bem de experiência. Exemplo: jogos de baseball, livros, bases de dados, revistas, filmes, músicas, cotações e páginas da teia todos são bens de informação.

Antigamente os custos para copiar bens de informação eram maiores porém a tendência é que eles caiam cada vez mais com o uso de novas tecnologias. Com auxílio da rede mundial, cópias podem agora ser facilmente distribuídas a custo praticamente zero.

Certos tipos de informação podem ser produzidos cooperativamente, podendo diluir o alto custo da primeira cópia. Um exemplo típico é o sistema operacional Linux.

Economia de atenção

É fácil jogar informação na praça.

Escassez de ouvintes.

Herbert Simon: as seguintes palavras de Simon, ganhador de Prêmio Nobel de Economia, resumem bem este tópico: "a wealth of information creates a poverty of attention". Convivemos com uma sobrecarga de informações. A quantidade de informação, muito maior do que é possível absorver, cresceu enormemente nos últimos anos com o desenvolvimento da Internet. Hoje paga-se fortunas para conseguir um mínimo de atenção do público alvo.

Um dos grandes problemas enfrentados é traduzir a riqueza de informações em algo que possua valor econômico. O usuário, sobrecarregado, passa a valorizar tudo aquilo que permite que filtre, classifique essa montanha de informação e facilite o acesso apenas a aquilo que realmente lhe interessa.
Percebendo essa necessidade, empresas utilizam dados captados por meio de "cookies" ou cadastros para direcionar "banners" específicos para os interesses pessoais do internauta, aumentando a eficiência dos anúncios online. As práticas nesse sentido têm se tornado cada vez mais sofisticadas, gerando atualmente um debate acirrado sobre a questão da privacidade individual.

Inserção econômica

Voltado para o fabricante/produtor: técnicas ara conseguir recuperar o custo de produção da primeira cópia e ainda obter lucro:

Estudo mais amplo

Dois fenômenos bem entendidos que regulam a economia de bens de informação:

Bibliografia