[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: Palestra de Lawrence Lessig

: Date: Sun, 19 Nov 2000 16:10:10 -0200
: From: "Carlos Alberto Sobrinho" <sob@uol.com.br>
: To: <is@ime.usp.br>
: Subject: Palestra de Lawrence Lessig
:
: Caro Professor
:
: Tive a grata satisfação de encontrar na rede a sua disciplina, e tomei a
: liberdade de me inscrever na lista. A navegação pelos conteúdos
: disponibilizados por seu curso tem me ajudado na condução dos meus estudos de
: doutorado em educação. Como sou um intruso interessado, resolvi encaminhar
: algumas inquietações.
:
: Tomei conhecimento do trabalho de Lessig na reportagem da Folha de São Paulo
: intitulada "O Futuro Sombrio da Internet" e fiquei bastante
: entusiasmado. Procuro compreender a aproximação da Internet com a Escola, e
: Lessig aponta com bastante clareza para o estatuto ético, político e econômico
: do software nas relações entre a arquitetura da rede e os padrões sociais de
: conduta. E nesse sentido, o desafio é o de compreender e descrever como a
: interface global e planetária das mais diversas expressões culturais, mediadas
: por software, atinge a vida local de cada interlocutor. No caso da educação, a
: questão pode ser a de como os efeitos da vida conectada, gerida por códigos e
: protocolos, repercutem no cotidiano da vida escolar desconectada.
:
: A propósito das considerações de Lessig, reunidas no competente resumo de
: Érico Guizzo, o item 2.2 descreve o seguinte:
:
: "O servidor sabe bastante coisa sobre o cliente, mas essa informação é
: transparente para o usuário. E isso faz parte da arquitetura, é uma
: característica da arquitetura, e tem conseqüências para a vida real."
:
: O que tem conseqüências para a vida real não seria o fato de o servidor saber
: bastante coisa sobre o cliente e essa informação não ser transparente para o
: usuário?

Concordo contigo. O uso da palavra transparente não foi muito feliz. O
que o Lessig quis dizer é que o usuário ignora esta negociação. Aliás,
isto está dito claramente. Talvez a palavra mais indicad fosse
translúcida em vez de transparente.

O trecho em questão é:

> 2.2 O espaço, portanto, pode regular o comportamento. E no ciberespaço
>     isso é ainda mais forte.
>
>     O ciberespaço é de fato um lugar, as pessoas vivem lá, não apenas
>    sozinhos, mas em grupos. Depois essas pessoas se desconectam e
>    estão apenas "aqui". Os efeitos de viver "lá" serão sentidos
>    "aqui". Você poderá ser influenciado por comportamentos e culturas
>    não mais restritas ao local físico onde vive, a sua comunidade, mas
>    será influenciado de forma muito mais abrangente.
>
>     Por exemplo, na vida real é mais fácil manter as crianças longe da
> [...]

: O item 4.1 discute o problema do controle econômico e legal da Rede.
:
: A concretização do risco de o serviço da Internet ser monopolizado no ambiente
: a cabo ou de banda larga implicaria o fim da atual estrutura que permite a
: inovação? As arquiteturas de domínio público e privado são necessariamente
: excludentes?

Nõe é este o espírito da observação. O choque se dá entre o ambiente
de total liberdade de transmissão dos pacotes (como é agora) e um
ambiente de controles (cada vez mais rígidos) sobre os pacotes. Este é
o temor do Lessig. Que os interesses privados introduzam controles na
transmissão dos pacotes e que isto, feito de forma translúcida,
acabe com a liberdade e incentivo à inovação.

: Obrigado e saudações
:
: Carlos Alberto

Você é bemvindo.