MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Tema 4 - Critérios de Avaliação (versão 0.6 de 08abr99)


AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

O principal objetivo da disciplina está em estudar a interface entre a Internet e a Sociedade.

Na avaliação serão levados em conta os seguintes itens:

Parte Teórica - Aspectos Sociológicos

Será avaliado o entendimento dos aspectos sociológicos e a habilidade de discussão e argumentação sobre cada um deles.

Parte Prática

Será centrada na prática da cooperação (elaboração de um projeto cooperativo). Atividade basicamente relacionada à programação ou ligada a software.

Coisas Rotineiras

Participação individual na construção da disciplina (Comunidade Virtual – http://panda.ime.usp.br, notas de aula, provas, etc.)

A nota será calculada como uma média ponderada dos itens mencionados acima.

 

PROJETOS

Ao longo do semestre serão realizados dois projetos, um voltado para a parte teórica (sociológica) e outro relacionado à parte prática, conforme descrito a seguir:

PROJETO TEÓRICO

Este projeto deverá ser realizado por grupos de 2 ou 3 pessoas. Ele consistirá de:

  • escolha do tema para o desenvolvimento do trabalho (* veja a seguir)
  • desenvolvimento de uma versão inicial
  • desenvolvimento de uma versão final (completa) que deverá ser colocada na teia
  • discussão pública
  • apresentação em sala

Pode haver cooperação entre os grupos, no entanto a avaliação será individual, sendo portanto obrigatório registrar e informar a participação de cada um.

Temas:

Abaixo estão alguns temas sugeridos. Novas sugestões poderão ser feitas mas estarão sujeitas à negociação.

  • Mark Stefik

Internet Dreams, 400 páginas

Assunto: "Fluxo da informação" – Liberal ou Restritivo

    Fala sobre Bibliotecas Digitais, e-mail, comércio eletrônico, comunidades virtuais, etc.

    O ponto de vista do livro vai na direção da liberalidade.

Dividir em trechos de 30 a 50 páginas (1 ou 2 capítulos)

Em cima desse material buscar mais informações para desenvolver o trabalho (pode ser concordando, discordando, etc.)

  • Shapiro e Varian

Information Rules (http://www.inforules.com)

Tema principal do livro: "A tecnologia muda mas as leis econômicas não."

Alguns assuntos que podem ser temas dos trabalhos:

Lock-in: fenômeno econômico que dificulta a troca de tecnologia.

Network effect: Situações onde o valor de uma tecnologia é tanto maior quanto mais pessoas a estiverem utilizando. Há tendência ao monopólio.

Cooperação e padronização: dicotomia entre cooperação e competição.

Cooperar para cooperar x Cooperar para competir

  • Trabalhos de Lietaer sobre dinheiro e a era eletrônica

http://www.transaction.net/money/bio/lietaer.html

  • Releitura moderna de textos clássicos, escritos algum tempo atrás, analisando até que ponto os fatos descritos pelo autor realmente se comprovaram. Abaixo, algumas sugestões de textos (novas sugestões podem ser aceitas):
  • George Orwell, 1984
  • Licklider
  • Libraries of the Future, 1965 (disponível na biblioteca da ECA)

    • Churchman (filosofia)

    The Design of Inquiring Systems, 1971 (disponível na biblioteca da FEA)

    Este livro deve ser lido à vista da atual mudança de átomos para bits + átomos.

    • Marcel Mausse (Obra antropológica clássica)

    Essay sur le Dom (the Gift)

    Tema básico: "Não existe almoço de graça"; como compatibilizar isto com a distribuição gratuita do Linux?

     

    PROJETO PRÁTICO - COOPERATIVO

    O objetivo principal deste projeto é praticar a cooperação em algum tema relevante para a disciplina. Assim como no projeto teórico, a avaliação será individual.

    Serão sugeridos alguns temas, no entanto novas sugestões poderão ser feitas.

    Natureza do Trabalho

    Podemos dividir a natureza do trabalho a ser realizado em duas categorias:

    • Trabalhar numa ferramenta de software
    • Gerar conteúdo sobre um certo assunto

    Características do Projeto

    • Abertura do que será utilizado e do que será produzido:
      • disponível com transparência (permissão de leitura) - caixa preta e cinza está fora
      • disponível para alteração (permissão de escrita)
      • disponíveis os meios de documentação que permitem a prática eficiente dos itens anteriores

    A abertura é essencial para a prática da cooperação

    • Evolução: deve-se praticar e garantir a possibilidade da prática futura do Ciclo de Evolução da Informação (Veja Tema 1)

    algo existente (aberto) ---------->  algo novo (aberto)

    • Funcionalidade: é muito importante e deve ser enfatizada (compatibilidade, portabilidade, disponibilidade).
    • Grupos de trabalho ilimitados em princípio, podendo até conter elementos de fora da classe, mas os resultados deverão refletir a força da cooperação ("Network Effect" - o todo é maior que a soma das partes). Apesar da natureza cooperativa do trabalho, a avaliação, para efeito de nota de aproveitamento na disciplina será individual.

    Assuntos

    • Educação à distância, ou de forma mais modesta, apoio tecnológico ao ensino e aprendizagem.

      Inúmeros projetos na área podem ser concebidos. Daremos grande prioridade ao uso da tecnologia da teia (WWW) no ensino e na aprendizagem.

      Um exemplo de um projeto neste assunto seria a facilitação da montagem de sequências de transparências para fins didáticos. Por exemplo, o professor possui uma coleção de aproximadamente 200 transparências sobre os assuntos da disciplina. Poderá ser feito um sistema que as junte de uma forma organizada.
      O sistema deverá atender os seguintes requisitos:
      - deve ter a entrada baseada em texto o máximo possível, para preservar compatibilidade e transportabilidade com outros sistemas, assim os sistemas Wysiwyg estão fora;
      - deve ter flexibilidade para integrar formatos gráficos diferentes e permitir uma reorganização ou uma organização ágil;
      - deve ter suporte a apontadores hipertexto, com links para outras transparências na coleção ou para qualquer site da Web;
      - deve permitir várias sequências diferentes de apresentações.

      O programa MagicPoint poderá servir como ponto de partida: MagicPoint Official Homepage.
      Outros pontos de partida podem ser: The SGML/XML Web Page. ou SGMLtools ou ainda SGML (Digital Library Sun SITE).
      Possivelmente devem existir outras ferramentas com várias das características acima, descobrí-las é parte deste projeto.

    • Construção cooperativa de dicionários transparentes
      Trata-se da construção de um dicionário da Língua Portuguesa ou de um Dicionário de termos referentes a esta disciplina, de forma cooperativa que fique disponível na Internet.
      Já existem vários dicionários disponíveis na teia:

      - Webster  http://www.m-w.com/netdict.htm ou http://work.ucsd.edu:5141/cgi-bin/http_webster

    - Roget's Thesaurus: dicionário de organização conceitual http://humanities.uchicago.edu/forms_unrest/ROGET.html                  http://www.thesaurus.com/

    - FOLDOC: dicionário técnico de computação. Construído cooperativamente há 6-8 anos.
    Poderia ser um ponto de partida para a construção de dicionários cooperativos.
    http://wombat.doc.ic.ac.uk/foldoc/index.html

    O ex-aluno de pós-graduação Ricardo Ueda vem coordenando um esforço de feitura de uma lista de
    palavras em português.
    http://www.ime.usp.br/~ueda/br.ispell

    Um germe de dicionário sobre os assuntos da disciplina encontra-se aqui: Admirável Mundo Novo.

    • Recuperação e/ou organização de conhecimento na teia
      Existe um projeto sobre isso chamado Robô que começou a ser desenvolvido por alunos
      do 3o. ano do BCC, no ano passado, mas o projeto não decolou.          http://www.linux.ime.usp.br/~livio

    LEITURA PARA A SEMANA DE 5 a 9 DE ABRIL (após a Semana Santa)

    Assunto: LINUX COMO PROJETO COOPERATIVO

    Palavras Chave: Open Source / Free Software / Linux GNU

    O desenvolvimento do Linux trata-se de um dos maiores exemplos de cooperação. Nosso interesse está em estudar como esse projeto de cooperação foi realizado.

    Material para leitura: Ler 2 artigos de Eric Raymond (http://www.tuxedo.org/~esr)

    Sites interessantes:

    • http://www.lwn.net  -  Página com as últimas notícias sobre o LINUX
    • http://www.slashdot.org - Grande comunidade virtual, extremamente dinâmica e eficiente. Diariamente se desenvolvem cerca de 20 discussões.

    Nesta comunidade podemos verificar que é possível fazer discussões construtivas e que a comunidade virtual é um mecanismo viável para isso. Além disso ela é uma demonstração de que, quando há uma convergência de opiniões, a força da opinião da comunidade é muito grande, fica muito difícil ir contra. As pessoas que não concordam com a comunidade acabam ficando isoladas.


    Notas de aula feitas por Débora dos Santos Botta e Elisângela Afonso Peres


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    e-mail: Imre Simon <is@ime.usp.br>
    Last modified: Thu Apr 8 17:09:40 EST 1999