PROJETOS Ao longo
do semestre serão realizados dois projetos, um voltado para a parte teórica
(sociológica) e outro relacionado à parte prática, conforme descrito a seguir:
PROJETO TEÓRICO
Este projeto deverá ser realizado por grupos de 2 ou 3 pessoas. Ele consistirá de:
- escolha do tema para o desenvolvimento do trabalho (* veja a seguir)
- desenvolvimento de uma versão inicial
- desenvolvimento de uma versão final (completa) que deverá ser colocada na teia
- discussão pública
- apresentação em sala
Pode haver cooperação entre os grupos, no entanto a avaliação será individual,
sendo portanto obrigatório registrar e informar a participação de cada um.
Temas:
Abaixo estão alguns temas sugeridos. Novas sugestões poderão ser feitas mas estarão
sujeitas à negociação.
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Internet Dreams, 400 páginas
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Assunto: "Fluxo da informação" Liberal ou Restritivo
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Fala sobre Bibliotecas
Digitais, e-mail, comércio eletrônico,
comunidades virtuais, etc.
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O ponto de vista do livro vai na direção da
liberalidade.
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Dividir em trechos de 30 a 50 páginas (1 ou 2 capítulos)
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Em cima desse material buscar mais informações para desenvolver o
trabalho (pode ser concordando, discordando, etc.)
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Information Rules (http://www.inforules.com)
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Tema principal do livro: "A tecnologia muda mas as leis econômicas
não."
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Alguns assuntos que podem ser temas dos trabalhos:
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Lock-in: fenômeno econômico que dificulta a troca de
tecnologia.
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Network effect: Situações onde o valor de uma tecnologia é
tanto maior quanto mais pessoas a estiverem utilizando. Há tendência
ao monopólio.
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Cooperação e padronização: dicotomia entre cooperação e
competição.
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Cooperar para cooperar x Cooperar para competir
- Trabalhos de Lietaer sobre dinheiro e a era eletrônica
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http://www.transaction.net/money/bio/lietaer.html
- Releitura moderna de textos clássicos, escritos algum
tempo atrás, analisando até que ponto os fatos
descritos pelo autor realmente se comprovaram. Abaixo, algumas sugestões de textos (novas
sugestões podem ser aceitas):
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Libraries of the Future, 1965 (disponível na biblioteca da ECA)
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The Design of Inquiring Systems, 1971 (disponível na biblioteca da FEA)
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Este livro deve ser lido à vista da atual mudança de
átomos para bits + átomos.
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- Marcel Mausse (Obra antropológica clássica)
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Essay sur le Dom (the Gift)
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Tema básico: "Não existe almoço de graça";
como compatibilizar isto com a distribuição gratuita do Linux?
PROJETO PRÁTICO - COOPERATIVO
O objetivo principal deste projeto é praticar a cooperação em algum
tema relevante para a disciplina. Assim como no projeto teórico, a avaliação será
individual. |
Serão sugeridos alguns temas, no entanto novas
sugestões poderão ser feitas. Natureza do Trabalho
Podemos dividir a natureza do trabalho a ser realizado em duas
categorias:
- Trabalhar numa ferramenta de software
- Gerar conteúdo sobre um certo assunto
Características do Projeto
- Abertura do que será utilizado e do que será produzido:
- disponível com transparência (permissão de leitura) - caixa preta e
cinza está fora
- disponível para alteração (permissão de escrita)
- disponíveis os meios de documentação que permitem a prática eficiente
dos itens anteriores
A abertura é essencial para a prática da cooperação
- Evolução: deve-se praticar e garantir a possibilidade
da prática futura do Ciclo de Evolução da
Informação (Veja Tema 1)
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algo existente (aberto) ----------> algo novo (aberto)
- Funcionalidade: é muito importante e deve ser enfatizada
(compatibilidade, portabilidade, disponibilidade).
- Grupos de trabalho ilimitados em princípio, podendo
até conter elementos de fora da classe, mas os resultados deverão refletir
a força da cooperação ("Network
Effect" - o todo é maior que a soma das partes).
Apesar da natureza cooperativa do trabalho, a avaliação, para efeito
de nota de aproveitamento na disciplina será individual.
Assuntos
- Educação à distância, ou de forma mais modesta, apoio
tecnológico ao ensino e aprendizagem.
Inúmeros projetos na área podem ser concebidos. Daremos grande
prioridade ao uso da tecnologia da teia (WWW) no ensino e na aprendizagem.
Um exemplo de um projeto neste assunto seria a facilitação da
montagem de sequências de transparências para fins didáticos. Por exemplo,
o professor possui uma coleção de aproximadamente 200 transparências
sobre os assuntos da disciplina. Poderá ser feito
um sistema que as junte de uma forma organizada.
O sistema deverá atender os seguintes requisitos:
- deve ter a entrada baseada em texto o máximo possível, para preservar
compatibilidade e transportabilidade com outros sistemas, assim os
sistemas Wysiwyg estão fora;
- deve ter flexibilidade para integrar formatos gráficos diferentes e permitir
uma reorganização ou uma organização ágil;
- deve ter suporte a apontadores hipertexto, com links para outras
transparências na coleção ou para qualquer
site da Web;
- deve permitir várias sequências diferentes de apresentações.
O programa MagicPoint poderá servir como ponto de partida:
MagicPoint Official Homepage.
Outros pontos de partida podem ser:
The SGML/XML Web Page.
ou
SGMLtools ou ainda
SGML (Digital Library Sun SITE).
Possivelmente devem existir outras ferramentas com várias das características
acima, descobrí-las é parte deste projeto.
- Roget's Thesaurus: dicionário de organização conceitual http://humanities.uchicago.edu/forms_unrest/ROGET.html
http://www.thesaurus.com/
- FOLDOC: dicionário técnico de computação. Construído
cooperativamente há 6-8 anos.
Poderia ser um ponto de partida para a construção de dicionários cooperativos.
http://wombat.doc.ic.ac.uk/foldoc/index.html
O ex-aluno de pós-graduação Ricardo Ueda vem coordenando um esforço de feitura
de uma lista de
palavras em português.
http://www.ime.usp.br/~ueda/br.ispell
Um germe de dicionário sobre os assuntos da disciplina encontra-se aqui:
Admirável
Mundo Novo.
- Recuperação e/ou organização de conhecimento na teia
Existe um projeto sobre isso chamado Robô que começou a ser desenvolvido por alunos
do 3o. ano do BCC, no ano passado, mas o projeto não decolou.
http://www.linux.ime.usp.br/~livio
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