MAC 333 - A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Tema 11 - O que é Informação? Como ela age? (versão 0.4 de 24mai99)

Notas da aula de 11/05/99 e 14/05/99


Tema: O que é Informação? Como ela age?

Em um dos primeiros tópicos abordados nessa disciplina, foi feita a menção a um dicionário básico de palavras-conceito altamente relacionadas, no sentido de que cada uma delas influencia na forma de todas as outras palavras. abaixo, a título de recordação, temos essa lista:

Dicionário básico
- Revolução
- Digital
- Sociedade
- Informação
- Cooperação
- Automação

A automação é um tópico que não existia em nossa versão original do dicionário, mas mostrou-se pertinente a sua inclusão.

Conhecemos razoavelmente a definição dessas palavras, exceto com relação a "Informação". É sobre o conceito de informação que iremos tratar nesse texto. Logo de início, é bom deixar claro que analizaremos o tema da informação sob o seguinte espectro de perguntas:

Como a Internet está influindo na informação? Como a Internet age sobre a informação? como, a partir dessa ação, a Internet poderá produzir uma revolução que possa atingir a sociedade?


Qual a definição de Informação?

O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. quando assistimos televisão ou um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, em palavras, o que é informaçào.

Os dicionários definem informação como o ato de informar. sob essa visão, a informação é vista como "algo" advindo de uma ação, advindo do verbo informar. Entretanto, não é feita uma descrição desse algo que advém do ato de informar; não se faz um descrição das características desse objeto, desse algo, sobre o qual a ação de informar age.

A 14a edição da Enciclopédia Britânica, por sua vez, nem possui um verbete Informação. Tudo o que há são os itens:
- Information Processing
- Information Theory

São itens que tratam da informação, mas não definem, sob nosso ponto de vista, o que é a informação.

Todas as definiçòes de informação acabam criando referências circulares; isto é, a definição de informação é baseada em conceitos que por sua vez são baseados no conceito de informação. Isso é como definir "frio" como o sinônimo de "gelado" e definir "gelado" como o sinônimo de "frio".

Então, o que é a informação?

Poderíamos resolver esse problema dizendo que a informação é um conceito primitivo, assim como o conceito de "conjunto" também o é; e é isso o vêm sendo feito até o presente. Entretanto, a realidade que está delineando-se têm exigido uma definição precisa do que é a informação, já que estamos entrando na era da sociedade da informação. A importância da informação em nossas vidas e a forma como a estamos encarando estão sendo modificadas, e não temos muitos estudos sobre a informação em si mesma, continuamos com um conceito vago do que é a informação.

Tentar descrever detalhadamente o que é a informação pode parecer um exercício de futilidade para aqueles mais desatentos. Assim, daremos um exemplo da necessidade de ter essa descriçào precisa. Como exemplo, vamos tomar o caso dos direitos autorais. Sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas. O valor do livro é dado pela informação que ele contém, não pelo papel de que é feito. Se um livro é digitalizado e distribuído por alguém na Internet, a informação do livro se torna gratuita. Isso é um problema, pois o autor do livro, que vive de escrever livros, não está sendo recompensado pelo seu trabalho e poderá ficar desestimulado para produzir mais obras. Então, devemos criar uma legislação sobre os direitos autorais sobre informação, não sobre livros, filmes, software e músicas. Surge um problema. Como legislar sobre um objeto, a informação, o qual não conseguimos definir? Se dermos definições vagas sobre o que é a informação, haverá espaço para diversas interpretações da legislação os direitos autorais da informação; valerá qualquer coisa e a legislação não servirá para nada. Sendo assim, tentar definir o que é a informação é de fundamental importância.


Algumas fontes importantes sobre informação:
Borlow, The Economy of Ideas
Esther Dyson, Intellectual Value
Pamela Samuelson, Copyright Grab
Artigo de Pamela Samuelson sobre direitos autorais, censura, liberdade de informação e Free Speach
Peter Lyman, The UCC 2-B Debate and the Sociology of the Information Age
Eben Moglen, Anarchism Triumphant
Groetschel & Lugger, Scientific Information Systems and Metadata
M. Buckland, aula sobre Infosys 101 (1997)
Buckland, Infosys 101 (1997) exercício sobre informação
Prof. Valdemar Setzer, Data, Information, Knowledge and Competency
Mendel, Lyra e Simon, Informação: Computação e Comunicação (PS) (HTML)


Algumas perguntas e características

Na tentativa de entender a natureza da informação, talvez seja ilustrativo fazer vária perguntas e apresentar fatos relativos à informação. Abaixo temos um pouco disso:

* Poderia me dar uma informação? Onde fica o IME?
Uma pergunta está relacionada com a informação? De certa forma sim, alguém que faz uma pergunta sobre algo, está transmitindo a outra pessoa a informação:
"Desconheço isso. Não sei o que é isso".

* Dados != Informação
Existe uma diferença entre dados e informaçòes. Um dado é uma seqüência de símbolos, é um ente totalmente sintático, não envolve semântica como na informação. Os dados podem ser representados com sons, imagens, textos, números e estruturas. Agora, pergunta-se: O conceito de dado está contido no conceito de informação, o conceito de informação está contido no conceito de dados, ou eles são mutuamente exclusivos?

* Software é informação?
Há controvérsia sobre isso. O texto de Lynam trata desse assunto.

* Seqüência de DNA é informação?
De certa forma o DNA e um Software são semelhante, pois enquanto o DNA possui instruções para realizar operações biológicas, o software possui instruções para realizar operaçòes computacionais.

* Considere uma sociedade de insetos sociais. Existe informação nessa sociedade?
Ao que parece, existe alguma necessidade de informação para organizar uma sociedade de insetos. Peguemos o caso de uma colônia de abelhas. Quando uma abelha operária encontra um campo de flores com muito pólem e néctar, ela voa de volta para a colméia. Lá chegando, inicia uma dança, dando voltas e dando chacoalhadas com o seu abdomem. A forma como os círculos se dispoem em relação à posição do Sol, indica às outras operárias a direção do campo de flores e o número e a intensidade das chacoalhadas indica a distância a ser percorrida para encontrar o campo de flores. Aqui temos a transmissão da informação de distância e posição do campo de flores. Logo após a execução da dança, as outras abelhas operárias seguem para o campo de flores sem errar o caminho.

* Cheiro, tato, paladar são informações?
Bem, os sentidos estão ligados de alguma forma à informação, pois é com eles que captamos as transmissões de informação. O cheiro é usado pelos animais para várias finalidades de informação; usam-se cheiros para demarcar territórios de caça e reprodução, para fêmeas avisarem aos machos que estào em época de acasalamento, etc.

* Comunicação está relacionada com informação? A resposta é um enfático SIM. A comunicação é dependente da informação, pois em toda comunicação consiste na transmissão de uma informação; se nenhuma informação é transmitida não há comunicação. Aliás, entender a comunicação chega a ser tão complexo quanto entender a informação.


Estas notas foram preparadas por Edward Iamamoto que irá compementá-las em breve. Enquanto isto, aí vão algumas anotações muito sumárias do Professor sobre o tema.



O que é informação e como ela age?

Dicionário básico da disciplina:

Revolução                                                    Cooperação
                       Digital           Informação
Sociedade                                                    Automação

Informação ficou sem definição ou explicação na primeira aula. Está na hora de
enfrentar o tema.

Objetivos

  Queremos entender o conceito e as características da informação no
  contexto da primeira aula, ou seja, entender o conceito e os
  mecanismos de ação da informação que com o advento da tecnologia
  digital (Internet) está mudando os hábitos de cooperação e automação a
  ponto de provocar uma revolução na sociedade.

  Contrastar o fluxo liberal com o fluxo restrito da informação.
  Quais as características e consequências de cada um. Até que ponto
  podemos escolher ou influir neste fluxo em cada caso? DNA, por
  exemplo, a velocidade de propagação está inscrita no próprio DNA.
  Qual velocidade convêm e porque para cada tipo de informação?

Significado básico:

  Pode me dar a informação de como encontrar o IME? Nos EUA, no Rio, em
  Santo Amaro, no Butantã, na Educação; posto de informações da USP na
  entrada principal.

O que dizem os dicionários?

  Aurélio, uns dez significados, alguns circulares, nada majestoso que
  possamos utilizar no sentido acima.

  EB - edição mais nova: não consta o verbete, constam information
  processing, information theory; i.e. é algo que vale a pena processar
  e teorizar, mas sem saber o que venha a ser.

  EB anterior: existe verbete "confuso".

  EB multimídia: parte do material que contém está reproduzida na página
  info-eb.html.

  EB Propaedia: ver Tema 2.



Observação sobre a literatura

  Maior parte da literatura enfoca os aspectos econômicos e legais de
  informação, não é nossa preocupação principal, mas estas fontes contêm
  reflexões interessantes sobre o conceito.

Perguntas e características

  Perguntas que ajudam a delimitar o tema

    Software é informação?

    Sequência de DNA é informação?

    Existe informação numa sociedade de insetos sociais? E os demais?

    Cheiro, tato, visão, audição, percepção de uma atitude (aula
    presencial) é informação? Traz informação?

    Música ou arte é informação? Traz informação?
    
    Conhecimento é relacionado com informação? Como?

    Cultura é relacionada com informação? Como?
    
Características para precisar o tema

  dado != informação
  dado e sequência finita de símbolos, inerte, sem semântica,
  completamente sintático.
  Vale inclusão de qualquer lado? Ficou em aberto.

  Comunicação é conceito umbilicalmente ligado à informação.
  Informação sem ser comunicada, de nada vale, desaparece, precisa ser
  recriada. Todos possuímos uma quantidade muito grande de informação
  deste tipo que desaparece conosco.
  
    comunicação está melhor definida na EB. Existe também comunicação
    animal (que menciona informação).

    comunicação aumenta a dimensionalidade do conceito, passamos a ter
    dois interlocutores, o receptor e o doador, cf. com vértice
    vs. aresta num grafo.

    surgem perguntas que serão importantes: comunicar a quem? sob que
    condições comunicar?

      a comunidade que compartilha a informação pode ser muito
      importante para compreender o tema

      a velocidade e facilidade ou dificuldade de comunicação é muito
      importante para compreender o tema

  A informação é acompanhada de sistemas de valores que podem depender
  de muitos fatores

  A informação é sujeita a interpretação que varia com o indivíduo,
  com o tempo, etc.

    A informação é verdadeira ou falsa (ou inúmeras variantes
    intermediárias)

    "Importa a versão, não o fato" ensinam os políticos mineiros.

    Existe uma ambiguidade inerente que acompanha o próprio termo

      confrontar os seus usos em
        matemática (Teoria da informação),
        organização de empresas (artigo do Setzer),
	uso legal (informação = parecer)
	contexto computacional (dado, processamento da informação)

  Frequentemente a  informação é difícil de ser criada mas é fácil de
  ser reproduzida e compartilhada (na forma de dado e na presença da
  tecnologia digital).



  É fácil de ser manipulada (alterada) localmente, com intenções
  variadas.

  É capaz de alterar o comportamento de SCAs fornecendo "informações"
  sobre o ambiente do sistema. Isto precisa ser detalhado!

  A informação é sujeita a evolução através da diversidade.

  A informação é "infinitamente" expansível e comprimível (detalhável
  e resumível): a informação pode ser usada para criar nova informação
  (lembrar copiar de Roda Roda)

    A classificação e sistematização da informação são atividades
    muito importantes. Levam até a confusão de informação com
    infformação sobre informação. Veja que informação está quase
    sempre junta de biblioteconomia em programas acadêmicos. Até pouco
    tempo atrás, pelo menos.

  Em certas situações admite construção cooperativa em grande escala,
  dependendo da disponibilidade de bons meios de comunicação; a
  novidade está no alcance e na efetividade.

  A informação é um bem de experiência que uma vez experimentada pode
  perder parte do seu valor.

  Bits e átomos são diferentes. Muitas das diferenças são apontadas
  nos ítens anteriores; a compreensão da distinção pode ser
  fundamental para entender o tema.

=====

  Acenei com a possibilidade atraente de considerar informação conceito
  primitivo, como é o caso de conjunto ou algoritmo. Conjunto nasceu com Boole
  e Kantor, 150 anos atrás, desde lá está sendo ensinado desde o
  primário. Esta "lavagem cerebral" faz com que todos tenhamos o mesmo
  conceito de conjunto e dispensa definição. De certa forma, queremos aqui
  bater bola sobre as características da informação, até forjarmos um consenso
  de o que ela seja. Aí talvez possamos considerá-la conceito primitivo.

  Vale procurar outras fontes, outras perguntas e pensar sobre
  mais características para a próxima aula.

===

  Ler Barlow para a próxima aula.

====

Passados quase 10 anos, a seguinte conversa aconteceu por e-mail:



  Date: Fri, 13 Jun 2008 14:35:16 -0300
  From: Imre Simon 
  To: Diego ...
  Subject: Re: Citação

  Diego,

  O trecho que você cita foi redigido por um dos alunos daquele ano, o 
  Edward Iamamoto, refletindo a sua percepção de o que foi falado em aula.

  A versão resumida do Professor (eu) encontra-se na parte de baixo 
  daquela página.

  Lembro ainda que esta aula foi dada em 1999, mais de dez anos atrás. No 
  entanto, inspecionando a página da Wikipedia

  http://en.wikipedia.org/wiki/Information

  fica-se com a percepção de que não houve muita melhora na situação 
  descrita naquela aula netes últimos 11 anos.

  Apesar disto, a nossa compreensão do tema avançou muito nestes 11 anos. 
  Se você for ler o livro de Yochai Benkler, The Wealth of Networks, você 
  perceberá que os capítulos 2 a 4 descrevem, entre outros temas 
  importantes, inúmeras caacterísticas fundamentais da informação que 
  respondem a algumas das perguntas  feitas naquela aula.

  O livro do Benkler você pode (legalmente) copiar aqui:

  http://www.benkler.org

  Atenciosamente,

  Imre Simon



  Diego wrote:

  > Caro Imre Simon,
  >  
  >  
  > Estou elaborando um artigo e utilizei uma citação do site 
  > http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-11-24mai99.html, no 
  > caso postada pelo senhor. Gostaria de saber se o senhor tem algum livro 
  > que tenha esta passagem:
  > 
  > "[...]usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, 
  > produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo 
  > o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é 
  > informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é 
  > informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não 
  > conseguimos descrever, em palavras, o que é informação."
  > 
  > Se tiver por gentileza gostaria que me informasse a editora, ano e 
  > página da citação, desde já agradeço a compreensão.
  > 
  > Diego Batista de Oliveira
  > 
  > Acadêmico da Faculdade FIP em Porto Velho
  > 


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e-mail: Imre Simon <is@ime.usp.br>
Last modified: Fri Jun 13 15:52:00 EST 2008