next up previous contents
Next: Redes Totalmente em Fibras Up: Tendências Atuais da Tecnologia Previous: Reforma de Endereços IP:

Internet II

Não obstante o seu tremendo êxito como empreendimento, e talvez até por essa mesma razão, a Internet desviou-se muito das suas finalidades originais, tendo chegado a uma situação bastante diferente daquela imaginada por seus idealizadores. De fato, tendo hoje abrangência mundial e estando aberta aos interesses comerciais de todo o planeta, ela não mais pode ser vista como um sistema de comunicações para uso do governo norte-americano e da comunidade de ensino e pesquisa daquele país.

Considerando que a situação atual apresenta vários aspectos insatisfatórios, referentes à eficiência e à capacidade de expansão do sistema e considerando ainda as fortes necessidades de evolução deste complexo um grupo formado por algumas das principais universidades de pesquisa norte-americanas, por empresas da indústria de informática que desenvolvem tecnologia de ponta, e por agências do governo dos Estados Unidos, começou a discutir, há cerca de 18 meses, o projeto de uma nova rede computacional que vem sendo chamada de Internet II, dotada de novas características e que, em princípio, terá acesso restrito às entidades participantes do empreendimento.

A Internet II, a segunda geração da Internet, está sendo projetada para dotar a comunidade norte-americana de ensino superior e pesquisa de novos modos de colaboração interativa e de ensino à distância, para integrar a distribuição de coleções bibliográficas digitais em forma multimídia com programas acadêmicos e para facilitar o acesso a facilidades de pesquisa especializadas e muito caras, tais como aceleradores de partículas e super-computadores. Não se destina a substituir a Internet, mas sim a adicionar conectividade ao sistema, com acesso seletivo. O novo sistema estará conectado ao atual e funcionará como uma melhora para finalidades selecionadas. As novas tecnologias empregadas na sua edificação são uma evolução das tecnologias atuais e deverão estabelecer os padrões de uma nova infra-estrutura global de comunicações.



Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997