Sistemas de realidade mista (RM) permitem que o usuário perceba e interaja com objetos virtuais ao seu redor. Os sistemas de RM variam conforme o grau de virtualização que apresentam. Um sistema de realidade aumentada (RA) permite ver objetos virtuais como extensões do mundo real. Ao aumentar a virtualização, o usuário passa a se distanciar se seu ambiente físico e passa a perceber os objetivo virtuais de forma mais intensa. Um sistema de realidade virtual (RV) permite que o usuário se sinta imerso em um ambiente dominado por objetos virtuais.
A experiência do usuário ao utilizar esses sistemas depende de uma série de fatores, que vai da tecnologia utilizada para renderizar os estímulos sensoriais, o contexto de uso, até as formas utilizadas para interação.
Nesse curso vamos explorar algumas ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de sistemas de realidade mista interativos. Ao final do curso, o aluno terá conhecimento e experiência prática no design e desenvolvimento de sistemas interativos em RM.
O programa da disciplina pode ser dividido em 3 blocos:
é desejável uma boa experiência prévia em programação (como MAC0121 ou MAC0122).
J. J. LaViola Jr., D. Bowman, E. Kruij_, I. Poupyrev, and R. P. McMahan. 3D User Interfaces: Theory and Practice, (2nd Edition). Addison-Wesley, Boston, 2017. ISBN: 978-0134034324.
D. Schmalstieg and T. Höllerer. Augmented Reality: Principles and Practice
. Addison-Wesley, 2016. ISBN: 978-0321883575.
Selected papers from main related conferences such as VR, CHI, UIST, etc.