Departamento de Ciência da Computação - IME - USP

Fonte: Calvin and Hobbes de Bill_Watterson
Em MAC0122 vamos adotar um esquema de aulas invertidas, ou seja, esperamos que você participe ativamente se preparando antecipadamente antes de cada reunião.
Em particular, as reuniões presenciais em laboratório serão realizadas nos laboratórios do CEC. É no laboratório que você treinará suas habilidades para resolver os problemas computacionais aplicando os conceitos estudados antes da reunião.
Para estimular o seu aprendizado, boa parte dessas atividades será realizada em grupo. Esperamos com isso, que além de tornar as atividades em laboratório mais agradáveis, elas ajudem você a treinar algumas habilidades sociais como tolerância, paciência, compreensão, colaboração, cooperação etc., criando um ambiente mais produtivo e acolhedor.
Para tonar sua participação em grupo mais efetiva, aqui vão algumas sugestões.
Consulte a página de MAC0122 no e-Disciplinas para saber os tópicos a serem estudados para a reunião. Estude esses tópicos seguindo as instruções na página. Procure adiantar as atividades resolvendo os exercícios propostos. Alguns desses exercícios poderão compor parte da nota da atividade em laboratório.
Consulte o e-Disciplinas para saber em qual grupo
você está inscrita. Para isso clique no ícone de Participantes
no canto superior esquerdo da sua área no e-Disciplinas. Caso não veja
esse ícone, clique no ícone de menu, o “hambúrguer” com várias linhas
horizontais no canto superior esquerdo. Você pode identificar o seu
grupo através do sufixo do código da atividade do dia
que está junto ao seu nome. Por exemplo, se o código da atividade junto
ao seu nome for LABZ 27, então você faz parte do grupo
27.
Nos laboratórios há bancadas que comportam até três estudantes. Cada bancada está marcada com o nome de um grupo. Dirija-se à bancada reservada ao seu grupo que estará na sala 02 ou 06.
Assim, se você está no grupo LABZ 45 você deve se
dirigir a sala 06 no computador com o número 45.
Para que você conheça e tenha a oportunidade de trabalhar com outros e outras colegas, os grupos serão remanejados de tempos em tempos. Quando os grupos forem formados, não deixe de se apresentar para cada participante e conhecer melhor seus colegas.
Para cada atividade, siga as instruções para que seu trabalho seja bem avaliado.
Antes do seu time iniciar a escrever seu código procurem:
ler com atenção todo o enunciado, até o fim. Todos os membros do time devem ler todo o enunciado, até o fim.
discutam o enunciado para ver se todos entenderam todo o enunciado, até o fim.
procurem rabiscar soluções no papel, blocos em alto nível, antes de codar.
discutam soluções alternativas, antes de codar. Escolham uma das soluções, a que o time considerar mais apropriada.
comecem a codar e por favor, permitam-se que todos digitem um pouco.
Cada time deve ser mantido durante algumas atividades, para que todas e todos possam desenvolver esses papéis durante alguma aula.
Boas reuniões a todas e todos!