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Re: Volta Jogada
- Subject: Re: Volta Jogada
- From: Alfredo Goldman <gold@ime.usp.br>
- Date: Fri, 22 Jun 2001 10:12:16 -0300
Hi a mensagem ta ficando grande..
Cesar writes:
> > > - minha pergunta �: eu tenho q contar quantas jogadas o computador
> simulou e
> > > voltar o mesmo
> > > numero de jogadas? Ou pelo fato de meu m�todo de avalia��o das jogadas
> > > (EVAL) ser recursivo, eu posso faze-lo voltar uma s� vez (em cada
> chamada do
> > > metodo)?
> >
> > A id�ia � mesmo esta, a cada chamada no n�vel de recurs�o, voc� deve
> voltar
> > uma jogada. Assim o controle de quantas jogadas voltar fica autom�tico.
>
> R�plica: entao eu tenho que guardar todas as jogadas desde o primeir nivel
> de recursoa
> e todos os estados do tabuleiro n� (trabalhoso) ?
Errado, quando se faz a recurs�o, as jogadas s�o guardadas automaticamente,
a cada chamada, isto � o seu programa poderia ser como:
para cada joga valida i
faz jogada i
chama a recurs�o
faz os calculos para ver se � a melhor/pior
volta a jogada i
> > > - Nao seria mas f�cil construir e copiar outro tabuleiro e simular as
> > > jogadas nele, nao tendo
> > >que me preocupar com quantas jogadas o computador esta a frente no
> tabuleiro
> > >'oficial' ?
> >
> > Talvez um pouco mais f�cil, mas vamos ver por outro lado, a cada n�vel de
> > recurs�o existem da ordem de 20 jogadas. Caso sejam feitos quatro n�veis
> > teremos 160mil c�pias do tabuleiro..., se cada uma ocupa m�seros 1kb....
>
> R�plica: Mas, se eu fizer uma copia de cada tabuleiro e destrui-lo no final
> de cada avaliacao, terei, no maximo o numero de recursoes que estarei
> fazendo certo
> (ou nao)?
Ok, voc� est� certo, mas de qualquer forma voc� imagina o custo de criar
e destruir 160mil c�pias do tabuleiro ?
Alfredo