The Geometry Research Group at IME USP

Home Faculty & Research Interests Students Visitors and Postdocs

Links Graduate Courses Events Geometry Seminar

Mini-curso: Pós Graduação do Programa do Mat-IME-USP.

Curso:

Subvariedades e ações isométricas em espaços simétricos de tipo não compacto

Professor:

Prof. Miguel Domínguez Vázquez (Madrid Espanha)

Organizado por:

Prof. Marcos Alexandrino, CPG e Temático-Fapesp ( Prof. Paolo Piccione)

Data e local:

•  27/03/17 – segunda-feira - 14h00 às 16h00–sala 243
  • 29/03/17 – quarta-feira - 16h00 às 18h00 – sala 243 A
  • 31/03/17 – sexta-feira - 14h00 às 16h00 – sala 266 A
Descrição:Introduzir ao público à teoria de espaços simétricos, com ênfase nos de tipo não compacto. Descrever algumas ferramentas algébricas e geométricas relevantes para o estudo de ações isométricas e subvariedades nos espaços simétricos de tipo não compacto.

Ementa:
1) Espaços simétricos: definição e propriedades básicas.
2) Dualidade entre espaços simétricos de tipo compacto e de tipo não compacto.
3) Espaços simétricos de tipo não compacto: decomposição em espaços de raízes da álgebra de Lie do grupo de isometrias, decomposição de Iwasawa, modelo resolúvel.
4) Exemplos de ações isométricas, subvariedades homogêneas e hipersuperfícies isoparamétricas nos espaços de posto um.
5) Decomposição horosférica. Extensão canónica de subvariedades e ações a espaços simétricos de posto superior.