Geometria Computacional


Introdução:

A Geometria Computacional emergiu da área de desenvolvimento e análise de algoritmos em meados dos anos 70. Ela tem crescido e se desenvolvido como uma área importante dentro da Ciência da Computação, contando com cada vez mais jornais, conferências e uma grande comunidade de pesquisadores. O sucesso como área de pesquisa pode ser parcialmente explicado pelo atrativo dos problemas propostos e soluções obtidas. Por outro lado, a Geometria Computacional constitui ferramenta fundamental em diversas áreas da Computação que necessitam de uma abordagem geométrica, tais como Computação Gráfica, Robótica, Sistemas de Informações Geográficas, Visão Computacional, Otimização Combinatória, Processamento de Imagens, entre outras.

O objetivo da Geometria Computacional é estudar problemas geométricos sob o ponto de vista algorítmico. Há uma grande semelhança Geometria Computacional e Desenho Geométrico se levarmos em conta que ambos pretendem obter novos elementos geométricos a partir de construções elementares. A diferença está no fato de que, na Geometria Computacional, as figuras geométricas e construções correspondem a estruturas de dados e algoritmos. Em geral, o interesse é solucionar um problema utilizando o menor numero possivel de operacoes elementares de modo a trazer eficiência no cálculo da solução.

Esta página nasceu das atividades de Iniciação Científica dos alunos Cassio Polpo de Campos e Eduardo Garcia de Freitas que estudaram vários tópicos sobre Geometria Computacional sob orientação dos professores Carlos Eduardo Ferreira e José Coelho de Pina Júnior. O projeto de Iniciação Científica iniciou-se em fevereiro de 1998 estendendo-se até dezembro de 1998 sob financiamento da FAPESP. Durante o projeto os alunos implementaram alguns algoritmos para os problemas estudados e criaram esta página, disponibilizando material sobre Geometria Computacional em português. Os dois alunos seguiram no plano de mestrado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística estudando outros assuntos específicos da área até o final de 2000.


Tópicos Abordados:

Temos informação disponível sobre alguns tópicos como você pode ver abaixo. Fique atento pois a lista de tópicos deve crescer com o tempo!!


Veja as implementações:

Rode alguns applets Java contendo implementações de alguns dos algoritmos e visualize o funcionamento de alguns algoritmos:

Se quiser, pode fazer o download das implementações em Java ou em C que estão disponíveis. Ambas são compatíveis com plataformas Windows e Unix.


Links:

Visite outras páginas sobre Geometria Computacional na Internet. Não se esqueça que esta lista de links estará sendo atualizada sempre que possível. Vale dizer que todos os links abaixo contêm informações em inglês.


Busca por referências:

Você pode localizar diversas referências a textos sobre Geometria Computacional na Internet através de algum dos seguintes links de busca especializados em livros, papers, relatórios técnicos e artigos sobre Geometria Computacional:


Ajude-nos a incrementar nossa página sobre Geometria Computacional. Entre em contato conosco enviando um e-mail.



Last modified: Thu Jan 20 11:02:56 BRST 2005