Otimização é a área de estudo que lida com o problema de encontrar valores para variáveis ou incógnitas que, dentre todos aqueles valores que satisfazem um conjunto dado de restrições, minimizam (ou maximizam) uma função objetivo predefinida. Praticamente toda e qualquer atividade humana pode ser enxergada (modelada) como um problema de otimização ou programação matemática. Dependendo das características das funções empregadas para descrever a função objetivo e as restrições, o problema pode ser fácil ou difícil e existe uma variedade enorme de técnicas que podem ser utilizadas para resolvê-lo.

O grupo de Otimização Contínua do IME-USP dedica-se ao estudo téorico-prático, à implementação computacional e à aplicação em problemas reais de técnicas de otimização relacionadas a problemas contínuos, ou seja, a problemas modelados usando números reais, que surgem em áreas tais como Física, Química, Engenharia, Estatística e Economia. O grupo é interdepartamental e é formado pelos professores Ernesto G. Birgin e Walter F. Mascarenhas (do Departamento de Computação) e pelos professores Gabriel Haeser, Antoine Laurain e Julio M. Stern (do Departamento de Matemática Aplicada). Os professores Paulo Feofiloff, Cristina G. Fernandes, Carlos E. Ferreira, José Coelho de Pina, Marcel K. da Silva e Yoshiko Wakabayashi (do Departamento de Computação), que integram o Grupo de Teoria da Computação e Otimização, também dedicam-se à otimização. Esses professores encaram a otimização segundo um enfoque complementar, mais combinatório, baseado em matemática discreta, e a interação harmônica entre os grupos de otimização contínua e combinatória é um aspecto positivo do nosso Instituto.

Os alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que integram o nosso grupo costumam cursar disciplinas tais como: Análise Real Clássica (MAP5902), Introdução à Análise Funcional (MAT5721), Introdução à Análise Numérica (MAP5729), Métodos Numéricos de Álgebra Linear (MAP5904/MAC6920), Métodos Diretos para Sistemas Lineares Esparsos (MAC5795), Métodos de Otimização em Finanças (MAC5796), Otimização de Forma (MAP5907), Otimização Linear (MAP5915/MAC5790), Otimização não Linear (MAP5747/MAC5797), Programação Semidefinida e Aplicações (MAC6908) e Tópicos em Diferenciação Automática (MAC5799). Disciplinas relacionadas com Otimização Inteira, Otimização Combinatória, Combinatória Poliédrica, Algoritmos de Aproximação, Heurísticas e Meta-heurísticas, Aprendizagem Computacional, Máquinas de Suporte Vetorial, Análise de Algoritmos e Complexidade Computacional, dentre muitas outras, também servem como complemento para a formação dos nossos alunos.

O grupo conta com um laboratório bem equipado com computadores e mesas de trabalho para alunos. Há ainda um seminário semanal no qual alunos, professores e pesquisadores convidados discutem temas atuais sobre otimização.

Mais informações sobre projetos de pesquisa e publicações podem ser encontradas nas páginas pessoais dos integrantes do grupo. Informações sobre pós-graduação (ementas das disciplinas, processo seletivo e normas) podem ser encontradas nas páginas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada.