Critério de avaliação

Observação: Independentemente dos critérios descritos abaixo, há requisitos regulamentares adicionais relacionados com a presença em sala de aula.

A média final (MF) é baseada na nota da conduta ética (α), na média de exercícios-programa (MEP) e na média de provas (MP), como descrito a seguir.

A conduta ética é medida em termos de uma nota extra que denotamos por α. A nota α é um número entre 0 e 1. No início do semestre a sua nota α é 1. Em cada ocorrência de plágio que você se envolver, haverá uma redução de pelo menos 0,3 na sua nota α. No entanto, dependendo da gravidade do caso de falta de conduta ética em que você se envolver, a sua nota α poderá ser 0.

Realizaremos durante o semestre três exercícios-programas: EP1, EP2 e EP3. A média ponderada dos exercícios-programas, denotada por MEP, será calculada da seguinte forma:

MEP = α ( EP1 + 2 EP2 + 3 EP3 ) / 6.

Além disso, serão realizadas três provas: P1, P2 e P3. A média ponderada das provas, denotada por MP, será calculada da seguinte forma:

MP = α ( P1 + 2 P2 + 2 P3 ) / 5.

Está prevista uma prova substitutiva PSUB que poderá ser feita apenas por quem tiver faltado a alguma das provas. Caso a P1 seja substituida pela PSUB, a media das provas será calculada como MP = α ( PSUB + P2 + P3) / 3. Caso a P2 seja substituida pela PSUB, a media das provas será calculada como MP = α ( P1 + 2 PSUB + 2 P3 ) / 5. Caso a P3 seja substituida pela PSUB, a media das provas será calculada como MP = α ( P1 + 2 P2 + 2 PSUB ) / 5. Caso o aluno tenha deixado de fazer a P1 e mais uma outra, será substituída a outra.

A média final, denotada por MF, será dada por:

Se ( MP >= 5.0 e MEP >= 5.0 ) então MF = ( 2 MP + MEP ) / 3
senão MF = min{MP, MEP}.

As normas de aprovação são:

Se ( MF >= 5.0 ) então ''aprovado''
senão se ( MF >= 3.0 ) então ''recuperação''
senão ''reprovado''.

A recuperação será feita na forma de uma prova. Seja R a nota da recuperação. A média final recuperada MFR será dada por:

MFR = max{MF, ( 2 R + MF ) / 3}.

As normas de aprovação após a recuperação são:

Se ( MFR >= 5.0 ) então ''aprovado''
senão ''reprovado''.