Cronograma
Fevereiro e março
- 18 e 21 de fevereiro: não há aula - semana de recepção aos calouros.
- 25 de fevereiro:
- Informações sobre a disciplina.
- Um breve histórico
- Um jogo: como ordenar números?
- 28 de fevereiro:
- Questionário [respostas tabuladas].
- Modelo simplificado de um computador.
- Computador a papel.
- Compilador, linguagem de máquina e linguagem de alto nível.
- Problema 2.1: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir a sua soma.
[uma solução em C]
- 7 de março:
- A solução do problema 2.1 em português.
- O comando enquanto.
- Problema 3.1: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o quadrado de cada um dos números da
seqüência.
[uma solução em C]
- Problema 3.2: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir a soma dos quadrados dos números da seqüência.
[uma solução em C]
- Exercício: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o produto dos números da seqüência.
- Exercício: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o seu comprimento (quantos números têm na seqüência).
- 11 de março:
- Problema 4.1: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir a média dos números da seqüência.
- Problema 4.2: Dado um inteiro positivo n e uma seqüência
com n números, imprimir a sua soma.
[uma solução em C]
- Exercício: Dado um inteiro positivo n, imprimir n!.
- Exercício: Dados números inteiros positivos n e x, imprimir
xn.
- Exercícios 2 e 3 da seção de exercícios com inteiros do
Caderno
de Exercícios.
(No exercício 2, não use a fórmula de PA; calcule iterativamente a soma.)
- 14 de março:
- O comando se-então.
- Problema 5.1: Dado um número, imprimir o seu valor
absoluto.
[uma solução em C]
- Problema 5.2: Dada uma seqüência de números diferentes de
zero, seguida por zero, imprimir a soma dos números da
seqüência em valor absoluto.
- Problema 5.3: Dado um número inteiro positivo n e uma
seqüência de n números inteiros, imprimir a soma dos
números pares da seqüência.
- Exercício: Dado um número inteiro positivo n e uma
seqüência de n números inteiros, imprimir a soma dos
números pares e a soma dos números ímpares da seqüência.
- Exercício: Dado um número inteiro positivo n e uma
seqüência de n números inteiros, imprimir a soma dos
números negativos da seqüência.
[uma solução em C]
- Exercício: Dado um número inteiro positivo n e uma
seqüência de n números inteiros, imprimir o menor número
da seqüência.
- 18 de março:
- Introduzir C.
- Escrever a solução do problema 5.3 em C.
- Exercício: Dada uma seqüência de inteiros positivos,
seguida por zero, imprimir quantos são pares e quantos são
ímpares.
- Exercício: Dado n e as notas de n alunos (inteiros entre 0
e 100), imprimir quantos alunos foram aprovados (têm nota
pelo menos 50), quantos ficaram de rec (nota entre 30 e 49)
e quantos foram reprovados direto (nota menor que
30). Imprimir também a média da turma.
- 21 de março:
- Problema 6.1: Dado um número natural n, imprimir quantos
dígitos tem o número n.
[uma solução em C]
- Problema 6.2: Dado um número natural n, imprimir a soma dos
dígitos pares de n.
[uma solução em C]
- Problema 6.3: Dado um número natural n, imprimir o n-ésimo número de
Fibonacci.
(exercício 14 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- Exercício: Dado um número natural n, imprimir a soma dos
seus dígitos. (Exemplo: Para n=1952, seu programa deve
imprimir 17.)
[uma solução em C]
[outra solução, com for]
- 25 de março:
- Problema 7.1: Dados o número n de alunos de uma turma de
Introdução aos Autômatos a Pilha (MAC 414) e suas notas da
primeira prova, determinar a maior e a menor nota obtidas
por essa turma (Nota máxima = 100 e nota mínima = 0).
(exercício 6 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- Problema 7.2: Dado um número natural n e as n notas finais dos
alunos de uma turma, imprimir o número de alunos aprovados,
o número de alunos em recuperação, o número de alunos
reprovados e a média da turma.
[uma solução em C]
- Exercício: 5 da seção de exercícios com inteiros do
Caderno
de Exercícios.
- Exercício: Dado um número natural n, determinar se n é
palíndrome ou não. Um número é palíndrome se é igual a ele
de trás para frente. Exemplos: 17671, 2002, 11, 9, 121 são
palíndromes. Já o número 123123 não é palíndrome.
(exercício 23 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- 28 de março:
Abril
Maio e junho
Last modified: Wed May 21 14:07:33 EST 2003