MAC 115 - Introdução à Computação
Escola Politécnica - Primeiro semestre de 1998
Cronograma - primeira parte
- Aula 1 (17 de fevereiro):
- Aula 2 (19 de fevereiro):
- Aviso sobre a aula de uso dos micros.
- Comando faça-enquanto (antigo "repita") ou enquanto-faça.
Problema 2.1: Dada uma seqüência de números diferentes
de zero, seguida por zero, imprimir a sua soma.
Problema 2.2: Dado um inteiro x, e um natural n > 0,
calcular xn (exercício 1.5 do Caderno
de Exercícios).
Problema extra: Dada uma seqüência de números diferentes
de zero, seguida por um zero, imprimir seu produto.
Exercícios recomendados: 1.1, 1.2, 1.3 e 1.9 do
Caderno de Exercícios.
- Carnaval (de 23 a 25 de fevereiro).
- Aula 3 (26 de fevereiro):
- Comando se-então.
Problema 3.1: Dada uma seqüência de números inteiros
diferentes de zero, seguida por um zero, calcular a soma dos
elementos da seqüência e contar quantos são negativos.
Problema 3.2: Dados n >= 1 e uma seqüência de n
inteiros, determinar o menor número da seqüência.
Problema 3.3: Dados n inteiros, determinar quantos são
pares.
Problema extra: Dados dois números inteiros positivos a e
b, b != 0, determinar a parte inteira da divisão de a por b (usar
subtrações sucessivas).
Exercícios recomendados: 1.4, 1.6, 1.7 e 1.19 do Caderno
de Exercícios.
- Aula 4 (3 de março):
- Entregar EP1.
- Introduzir C (apenas os comandos vistos até aqui).
Problema 4.1: Dada uma seqüência de números inteiros
diferentes de zero, seguida por um zero, calcular a soma dos
elementos negativos da seqüência.
Problema 4.2: Dados os inteiros x e y, calcule
x|y|.
Problema extra: Dados n inteiros, determinar o maior.
Problema extra: Dado n, calcular o n-ésimo número de
Fibonacci (exercício 1.15 do Caderno de Exercícios).
Exercícios recomendados: 1.8, 1.14, 1.16, 1.19 e 1.20 do
Caderno de Exercícios.
- Sugestão: Nas próximas uma ou duas aulas pelo menos ainda
escreva o algoritmo em leal (português) e depois traduza para C.
- Aula 5 (5 de março):
- Comando se-então-senão.
Problema 5.1: Dados n inteiros, contar quantos são pares
e quantos são ímpares.
Problema 5.2: Dado um número inteiro positivo n, calcular
a soma dos dígitos pares de n e a soma dos dígitos ímpares de
n. (Implementação de uma variante.)
Problema 5.3: Dadas as notas de n alunos, calcular
quantos foram aprovados, quantos ficaram de recuperação e quantos
foram reprovados.
Problema extra: Dizemos que um número é triangular se
ele é produto de três números naturais consecutivos (e.g.: 120 é
triangular pois 120 = 4.5.6). Dado um natural n, determinar se n é
triangular (exercício 1.11 do Caderno de Exercícios).
Exercícios recomendados: 1.17, 1.18, 1.21 e 1.24 do
Caderno de Exercícios.
- Aula 6 (10 de março):
- Operadores lógicos (tabela de precedência, idéia de variáveis
booleanas, etc).
Problema 6.1: Dadas as notas de n alunos, calcular
quantos ficaram de recuperação (nota < 5 e nota >= 3).
Problema 6.2: Dado um número inteiro x, verificar se x é
primo (exercício 1.12 do Caderno de Exercícios).
Problema 6.3: Dada uma seqüência com
n datas, determinar para cada uma delas a data do dia seguinte. As
datas consistem de 3 números inteiros: o primeiro representa o dia,
o segundo o mês e o terceiro o ano. (Obs.: um ano A é bissexto se (A
% 4 == 0) && (A % 100 != 0) || (A % 400 == 0)).
Problema extra: Dados dois números inteiros positivos,
determinar o mdc desses números (exercício 1.13 do Caderno de
Exercícios).
Exercícios recomendados: 1.10 do Caderno de
Exercícios.
- Aula 7 (12 de março):
- Indicador de passagem (#define FALSE e TRUE).
- Comando for.
Problema 7.1: Dada uma seqüência com n números
inteiros, verificar se a seqüência está em ordem crescente.
Problema 7.2: Dado um inteiro n >= 10, verificar se este
número contém dois dígitos adjacentes iguais.
Problema 7.3: Dada uma seqüência com n >= 2 números
inteiros, verificar se a seqüência é uma progressão aritmética.
Exercícios recomendados: 1.22, 1.23 e 1.25 do Caderno de
Exercícios.
- Aula 8 (17 de março):
- Ajuste de cronograma / aula de exercícios.
Sugestões: fazer alguns dos problemas extras ou exercícios
recomendados nas aulas anteriores. Por exemplo, 1.13, 1.22 e
1.23.
Last modified: Thu Mar 26 17:30:28 EST 1998