Diário da Coordenação de MAC115:
- 25/11/97: Preparar o caderno de exercicios.
- 9/12/97: Reunião no Biênio para escolha dos dias de prova.
- 9/12/97: Pedido de monitores para as 13 turmas.
- 9/12/97: Construção da página para MAC115.
- 11/12/97: Decididos os dias das provas (atrasado...)
- 17/12/97: Tentando fazer a distribuição de trabalho...
- 7/1/98: Informações Gerais e InfoEPs para a gráfica (900 cópias).
- 26/1/98: Mail para Heloísa (proaluno@usp.br) para marcar reunião sobre
o CCE (datas de EP's, reservar sala para aulinhas, etc). Lá
trabalham a Heloísa (ramal 6499), a Francine (ramal 6399), a
Carla.
- 27/1/98: Cronograma até a primeira prova feito.
- 28/1/98: Reunião com a Heloísa no CCE. Passei o horário e distribuição
de turmas das aulinhas de uso dos micros, fazendo a reserva da
sala do CCE. Passei também o e-mail e ramal de todos os
professores da equipe e a previsão das datas de entrega de
EPs. Estaremos usando o Quick C (uma versão antiga, não sei
qual...). Ela me mostrou a sala que os alunos usarão. O CCE
atualmente tem 56 micros, dos quais 47 estão reservados para
as demais unidades da USP (e nem tem Quick C
instalado). Ela falou um pouco sobre a sala pro-aluno da
POLI. A tal sala fica no prêdio do Biênio, perto da
biblioteca. A previsão de abertura da sala é fim de
fevereiro. Na sala, haverão 26 micros, mas há espaço para uns
80. O Prof. Massola espera conseguir mais micros. Desses 26
micros da POLI, 16 foram provisoriamente instalados no CCE e,
junto com mais 8 micros do CCE, são os micros que nossos
alunos de MAC115 terão acesso (total de 24 micros). Para a
aulinha, o CCE disponibilizará mais uns 20 micros, num total
de 44. A Heloísa fez várias recomendações a respeito de
entregas de EPs (colocar o nome dos professores e das turmas
nas urnas de entrega de EP, explicar direito onde ficam as
urnas para os alunos. Ter um crachá para os monitores e
explicar a diferença entre monitores do CCE e os nossos
monitores, controle de presença dos monitores---eles mantem
uma pasta la' no CCE onde podemos deixar o papel de controle
de frequência dos monitores, mas nos é que devemos checar
periódicamente os tais papeis)
- 29/1/98: Distribuição de trabalho; InfoGera e InfoEP prontos e
distribuidos para a equipe.
- 4/2/98: Dilema faça-enquanto x enquanto-faça. O computador a papel do
jeito que está assume que começaremos ensinando o faça-enquanto
(repita). No entanto as pessoas em geral só usam o
while-do do C. Deixei por conta de cada um decidir se introduz
os dois comandos ou apenas o enquanto-faça. Para a primeira
prova assumiremos que todos sabem o enquanto-faça.
- 5/2/98: Contactei o Grêmio Politécnico (ramal 5467) perguntando se
eles estariam interessados em vender o Caderno de Exercícios
(R$2,00), a Aula de Introdução ao Uso dos Micros (R$1,00) e
a apostila de C (R$5,00) lá. Dariamos 10% do arrecadado para
eles. Falei com a Leia, que ia consultar o presidente do
Grêmio e me ligar de volta para responder.
- 11/2/98: Liguei para a Leia novamente para perguntar sobre o interesse
do Grêmio em vender as apostilas e ela disse que o presidente
do Grêmio aceitou. Pedi para eles virem buscar 500 cópias do
caderno de exercícios, da aula de introdu ao uso dos micros e
do guia para programação em C.
- 11/2/98: Cópias do material para a primeira aula (histórico, etc) e
e-mail dizendo que temos várias cópias do computador a papel
na secretaria do MAC
- 13/2/98: Aula inaugural... No anfiteatro da USP. Durou 1:30.
- 13/2/98: Distribuição de cópia do material sobre a história do
computador para a primeira aula. Existem umas cópias do
computador a papel na secretaria também que podem ser usadas
pelos membros da equipe na primeira aula.
- 18/2/98: O Grêmio finalmente veio buscar as apostilas para serem
vendidas no Biênio. Ao levar as apostilas, eles assinaram uma
declaração contendo a descrição do que eles levaram, os preços
e a comissão. As apostilas estarão sendo vendidas na sala de
vivência - sala 16 do Biênio (e não na lojinha do Grêmio, como
está escrito na folha de informações...).
- 16/2/98: O nome dos monitores saiu. Pedimos para a secretária dos
monitores (na CPG), Sueli, ramal 6122, ao avisa os monitores
que eles foram selecionados, avisar também da reunião do dia
3/3, para marcar horário dos plantões.
- 20/2/98: Entregamos na secretaria duas versões do EP1 para fazer
cópias (260+260).
- 24/2/98: Entregamos na secretaria a última versão do EP1 para fazer
cópias (350).
- 2/3/98: As cópias do EP1 ficaram prontas, e foram distribuídas aos
alunos no dia 3/3.
- 27/2/98: Recebemos mensagem do CCE (pro-aluno) dizendo as senhas
avulsas a serem usadas nas aulinhas. Não se esquecer de pedir
senha para os alunos de MAC165 também...
- 3/3/98: Reunião com os monitores. Marcamos horário de plantão para as
aulinhas de uso dos micros e plantão do semestre.
Preferencialmente, os plantões devem ser de tarde, já que os
alunos do primeiro ano tem aula todas as manhãs. Distribuimos
os EP1 e a apostila da aulinha para os monitores.
- 5/3/98: Fui até o CCE as 2 horas ver como estavam as aulinhas. Estava
LOTADO!!! Haviam por volta de 130 alunos... Deixamos os alunos
fazerem a aulinha em dupla e assim mesmo tivemos que mandar
uns 20 voltarem mais tarde... Fora isso, a aulinha parece ter
transcorrido bem em geral. Os quatro monitores compareceram.
Eu havia escalado dois das 2-4 e outros dois das 4-6. Devia
ter escalado mais monitores para o intervalo das 2-4...
- 9/3/98: Preparando controle de freqüência dos monitores: uma folha com
nome do monitor, por dia de plantão, para que eles assinem na
entrada, saida e ponham o horário de entrada e de saída.
- 20/3/98: Segundo EP foi para a gráfica. Ficou pronto o folheto de
informação sobre impressão em arquivo, etc, preparado pelo
Coelho.
- 24/3/98: EP2 pronto e distribuido essa semana.
- 26/3/98: Novas folhas de controle de freqüência. Tem um monitor
que não está aparecendo.
- 27/3/98: Uma parte da equipe vai recolher EPs das urnas, para que estas
não fiquem muito cheias, ajudando a evitar um pouco a
pescaria...
- 30/3/98: Inauguração da sala pro-aluno da Poli.
- 31/3/98: Data de entrega da primeira leva do EP1.
- 2/4/98: Data de entrega da segunda leva do EP1.
- 18/4/98: P1: faltou prova numa das turmas (Elétrica D), graças as
listas malucas do Jupiter.
- 22/4/98: Devolução do EP2.
- 11/5/98: Uf.... Depois de algum tempo, aqui estou de volta para relatar
um pouco da maratona dos últimos dias. Estamos tentando terminar a correção
de prova, depois de mais de 3 semanas... Acho que terminaremos esta semana.
A sala pro-aluno ficou pronta. Temos que decidir se os monitores devem agora
fazer o plantão lá, ao invés de no CCE.
- 11/5/98: Recolhemos o EP2 complementar e já está a disposição dos
monitores na secretaria.
- 11/5/98: A sala pro-aluno tem 60 micros! Vamos mudar os monitores para
lá. Assim como a urna. Tem naaaaada... Recebi essa informação da
Prof. Idalina (idavaoki@usp.br - ramal 5374, 5380 depto), nova responsável
(no lugar do Prof. Hitaro (?)) pela sala. São, por enquanto, apenas 26
micros. O horário da sala é das 8 às 5 horas. Não mudei nada por
enquanto. Requisitei a ela que a sala fique aberta por mais tempo, e que
precisamos de mais micros!
- 1/6/98: Recolhemos uma das versões do EP3. Peguei o cheque das
apostilas do Grêmio ($1.500).
- 2/6/98: Fizemos os pacotes do EP3 da versão recolhida para os
monitores.
Cristina Gomes Fernandes
Last modified: Wed Feb 24 14:32:43 EST 1999