Salve,
Na página do esqueleto do EP1 foi colocado um diretório OpenGL que
que contém um esqueleto que pode ser usado para voces produzirem uma
versao gráfica do EP1.
Essa versão é para vocês se divertirem e
no processo aprenderem umas coisas e não deve ser entregue.
A seguir estão esta uma tentaiva de descrição do que você devem fazer
para ter um "light out" gráfico.
Para usar o esqueleto é necessário ter instalado em seu computador o OpenGl. Encontrei a seguinte página sobre instalação
http://web.eecs.umich.edu/~sugih/courses/eecs487/glut-howto/Os usuários de da distribuição Debian ou Ubuntu podem seguir as instruções em
http://www.kiwwito.com/article/installing-opengl-glut-libraries-in-ubuntuSe alguém achar descrições melhores, por favor, coloque aqui no fórum.
O prof Carlos Hitoshi leciona com frequencia MAC0420 Introdução à Computação Gráfica.
Para os mais interessados sobre o OpenGL, aqui estão alguns dos links que ele sugere:
O diretório OpenGl contém 5 arquivos:
esqueleto/OpenGL> ls -la total 36 drwxr-xr-x 1 427 1100 4096 Aug 14 09:39 ./ drwxrwxr-x 1 427 1100 4096 Aug 14 09:24 ../ -rw-r--r-- 1 427 1100 10443 Aug 14 09:00 animacao.c -rw-r--r-- 1 427 1100 204 Aug 14 08:45 animacao.h -rw-r--r-- 1 427 1100 3619 Aug 14 09:27 ep1-gl.c -rw-r--r-- 1 427 1100 959 Aug 14 08:48 ep1-gl.h -rwxr--r-- 1 427 1100 435 Aug 12 11:18 Makefile*que devem ser copiados para o mesmo diretório.
Vocês devem apenas mexer no arquivo ep1-gl.c.
Nos outros arquivos, nem relem :-)
Ok... Pode relar mais tarde para brincar um pouco.
Vocês deverão copiar para o arquivo ep1-gl.c todas as funções que fizeram.
As únicas funções que vocês deverão alterar um pouco são a main
e mostreTurtledorm
.
O que deve ser feito está descrito no arquivo ep1-gl.c.
meu_prompt>make gcc -Wall -O2 -pedantic -ansi -Wno-unused-result -c animacao.c gcc -Wall -O2 -pedantic -ansi -Wno-unused-result -c ep1-gl.c gcc animacao.o ep1-gl.o -o light-out -lGL -lGLU -lglutO nome do executável criado sera light-out.