Est Projetos de GeoComp Preferivelmente deve ser usada a plataforma do projeto do Alexis.

Possibilidades de Projetos de GeoComp

  1. Par de pontos mais próximos
    Implementar o algoritmo força-bruta, um algoritmo aleatorizado descrito na Sec 13.7 do livro de Kleinberg e Tardos (Algorithm Design), o de divisão e conquista, versão bonita que vimos na aula, e um de linha de varredura, com ABBB, que por exemplo aparece brevemente descrito aqui.

  2. Todas as interseções de segmentos [Bárbara]
    Implementar o algoritmo de força-bruta e o de linha de varredura, com ABBB.

  3. Área coberta por círculos
    O problema V-circles, resolvido com linha de varredura, com ABBB. Acho que é possível implementar esse algoritmo de forma que o resultado seja um algoritmo que consome O(n^2 log n). Podemos conversar para esclarecer como obter este consumo de tempo. Uma outra possibilidade é implementar o algoritmo de Imai, Iri e Murota, que usa diagrama de Laguerre (uma variação do diagrama de Voronoi) e está descrito aqui.

  4. Triangulação de polígonos [Caio]
    Implementar o algoritmo de triangulação por remoção de orelhas e o algoritmo de linha de varredura, com ABBB.

  5. Partição convexa de polígonos [Mateus]
    Implementar o algoritmo de Hertel e Mehlhorn, usando o algoritmo de triangulação com linha de varredura, implementado com ABBB.

  6. Partição convexa de polígonos por diagonais
    Implementar o algoritmo de Keil e Snoeyink, descrito em detalhes aqui. Há uma animação de uma versão anterior do algoritmo aqui e uma do algoritmo aqui.

  7. Busca de pontos em janelas ortogonais [Renzo] [Rafael e Stefano]
    Este tópico é abordado no capítulo 5 do livro de de Berg, van Kreveld, Overmans, Schwarzkopf (dBvKOS). Resolver o caso bidimensional do problema usando a ED lá descrita.

  8. Busca de segmentos em janelas ortogonais
    Este tópico é abordado no capítulo 10 do livro de de Berg, van Kreveld, Overmans, Schwarzkopf (dBvKOS). Resolver o caso bidimensional onde os intervalos são paralelos aos eixos, usando as EDs lá descritas.

  9. Par de pontos mais próximos online [Edênis]
    Trata-se do seguinte problema: dada uma coleção inicial de pontos, onde são feitas inserções de pontos, manter o tempo todo um par de pontos mais próximos da coleção corrente. Implementar o algoritmo de Schwarz, Smid e Snoeyink [pdf].

  10. Par de pontos mais próximos dinâmico [José Rodrigues]
    Trata-se do seguinte problema: dada uma coleção inicial de pontos, onde são feitas inserções e remoções de pontos, manter o tempo todo um par de pontos mais próximos da coleção corrente. Implementar o algoritmo de Bespamyatnikh que resolve este problema [pdf]. Este algoritmo utiliza uma ED de Bent, Sleator e Tarjan [pdf].

  11. Plano de locomoção de robôs [Karina]
    O capítulo 13 de dBvKOS descreve problemas desta classe e alguns algoritmos para resolvê-los. Um dos algoritmos lá descrito, usa uma partição em trapézios, semelhante à usada no algoritmo de Lee e Preparata visto em aula. Implementar um destes algoritmos.

  12. Grafos de visibilidade [Victor]
    O capítulo 15 de dBvKOS discute outros algoritmos para plano de locomoção de robôs, que buscam por rotas mais curtas. Implementar o algoritmo lá descrito.

  13. Triangulação de polígonos [Henrique Stagni]
    Implementar o algoritmo de divisão e conquista de Chazelle, para este problema. Ele aparece descrito aqui.

  14. Localização de ponto: [Henrique Coelho]
    O site Point Location da Wiki fala de vários algoritmos de point location. A implementação de qualquer um deles vale como projeto.

  15. Visibilidade a partir de um ponto [Daniel Paulino e Felipe Yamaguti]
    Implementar um algoritmo de linha de varredura estilo radar, para o exercício 7 da lista 3, usando uma ABBB.

  16. Visibilidade do infinito [Antonio]
    Implementar um algoritmo de linha de varredura estilo radar, para o exercício 7 da lista 3, usando uma ABBB.

  17. Diagrama de Voronoi [Felipe Blassioli]
    Implementar o algoritmo de Fortune, que veremos em aula, para construir o diagrama de Voronoi. Trata-se de um algoritmo de linha de varredura. Use uma ABBB para implementar a linha de varredura.

Regras

O que você deve entregar


Last modified: Fri Sep 26 09:29:29 BRT 2014