Programação das aulas
Março
- 4 de março (aula 1):
- Informações sobre a disciplina.
- Modelo simplificado de um computador.
- Computador a papel.
- Compilador, linguagem de máquina e linguagem de alto nível.
- Problema 1.1: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir a sua soma.
[uma solução em C]
- 7 de março (aula 2):
- O comando enquanto.
- Problema 2.1: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o quadrado de cada um dos números da
seqüência.
[uma solução em C]
- Problema 2.2: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o seu comprimento (quantos números têm na seqüência).
[uma solução em C]
- Problema 2.3: Dado um número não-negativo n e uma
seqüência de n número, imprimir a soma dos números da
seqüência.
- Problema 2.4: exercício 3 da seção de inteiros do Caderno de Exercícios.
- Exercício: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir o produto dos números da seqüência.
- Exercício: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir a soma dos quadrados dos números da seqüência.
- Exercício: Dado um inteiro positivo n, imprimir n!.
- Exercício: Dados números inteiros positivos n e x, imprimir xn.
- 11 de março (aula 3):
- O comando se.
- Problema 3.1: Dado um inteiro positivo n e uma
seqüência de n números inteiros, imprimir o maior número
da seqüência.
- Problema 3.2: Dados dois inteiros x e y, imprimir o
valor de x elevado ao valor absoluto de y.
- O comando se-senão.
- Problema 3.3: Dada uma seqüência de números positivos,
seguida por um zero, imprimir quantos números da
seqüência são pares e quantos são ímpares.
- Introduzir C.
- Tabela
de precedência de todos os operadores.
- Exercício: Dada uma seqüência de números não-nulos,
seguida por zero, imprimir quantos a soma dos positivos e
a soma dos negativos.
- Exercício: Dado um número positivo n e uma sequencia de
n números representando as notas (entre 0 e 100) de uma
turma de alunos, imprimir a média da turma e o número de
alunos aprovados (com média pelo menos 50).
- Exercícios 1 a 7 da seção de exercícios com inteiros do
Caderno
de Exercícios.
(No exercício 2, não use a fórmula de PA; calcule
iterativamente a soma.)
- 14 de março (aula 4):
- Problema 4.1: Dada uma seqüência de números diferentes
de zero, seguida por zero, imprimir a soma dos números
da seqüência em valor absoluto.
- Problema 4.2: Dado um número natural n, imprimir o n-ésimo
número de Fibonacci.
(exercício 14 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- Exercício: Transcreva para C o algoritmo do Problema 4.2 visto
em aula. Aliás... traduza para C cada um dos algoritmos
que fizemos em aula, para treinar.
- Exercício: Dado n e as notas de n alunos (inteiros entre 0
e 100), imprimir quantos alunos foram aprovados (têm nota
pelo menos 50), quantos ficaram de rec (nota entre 30 e 49)
e quantos foram reprovados direto (nota menor que
30). Imprimir também a média da turma.
- Exercício: Dado um inteiro positivo n e uma seqüência
com n números, imprimir quantos números da seqüência são
positivos e quantos são negativos.
- Exercício: Dado um inteiro positivo n e uma seqüência
de n números inteiros, imprimir a soma dos números pares
e dos números ímpares da seqüência.
- Exercícios 19, 9 e 10 da seção de exercícios com inteiros do
Caderno
de Exercícios.
Aviso: haverá uma aula
introdutória do uso de um compilador C na quinta, dia 27
de março, no CEC, das 7:30 às 8:30.
- 25 de março (aula 5):
- Problema 5.1: Dados três números n, i e j, imprimir os n
primeiros naturais que são múltiplos de i ou de j.
(exercício 9 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- Operadores relacionais: e (&&) e ou (||).
- Comparação entre duas soluções diferentes do problema
acima.
- O comando for.
- EP1 - O Caixa Eletrônico
- Exercícios: reescreva os algoritmos dos Problemas 2.3,
3.1 e 4.2 usando o comando for.
- Exercício (para fazer com o for): Dado um número
natural n e um número inteiro a, imprimir a^n.
(exercício 4 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- 28 de março (aula 6):
- Problema 6.1: Dado um inteiro positivo n, imprimir a soma dos
seus dígitos.
Exemplo: Para n=1952, seu programa deve imprimir 17.
[uma solução em C]
[outra solução, com for] -->
- Repetições encaixadas.
- Problema 6.2: Vamos estabelecer que o dígito de
controle de um número é obtido somando-se os dígitos
dele, de novo e de novo, até obtermos um número com
um único dígito. Dado um número positivo n, escreva o
seu dígito de controle calculado desta maneira.
Exemplos:
1234; dígito de controle = 1
3091; dígito de controle = 4
- Problema 6.3: Dado um número inteiro positivo n, determinar
se n é primo.
(exercício 11 da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios)
- Exercício: Dado um número natural n, imprimir
quantos dígitos tem o número n.
- Exercício: Dado um número natural n, imprimir a soma
dos dígitos pares de n.
- Exercício: Dado n, calcular a soma dos n primeiros
números primos.
- Exercícios: todos da
seção de
exercícios com inteiros do Caderno de Exercícios,
exceto o 21 e o 22.
Abril
Maio
Junho
Last modified: Mon Jun 9 15:44:05 BRT 2008