Programação das aulas
Março
Abril
Maio
- 6 de maio (aula 13):
- Caracteres
- Problema 13.1: Dada uma frase terminada por ponto,
determinar quantas vogais ela tem.
(Solução simples, e solução com funções.)
[uma solução em C]
[uma outra solução em C]
- Problema 13.2: Dada uma frase terminada por ponto,
determinar o comprimento da palavra mais longa da frase.
[uma solução em C]
- Exercícios: 1, 4 e 5 da seção de funções 1 do Caderno de
Exercícios
- 9 de maio (aula 14):
- Problema 14.1:
- Escreva uma função que recebe como parâmetros dois
números a e b e devolve o mdc (máximo divisor comum)
de a e b, calculado por meio do algoritmo de Euclides.
- Escreva um programa que leia um inteiro positivo n
e uma seqüência de n inteiros não-negativos e
imprime o mdc de todos os números da seqüência.
- Problema 14.2:
- Faça uma função real que recebe um real x e devolve \sqrt{x}.
- Faça uma função real que recebe dois pontos no plano
através de suas coordenadas cartesianas e devolve a distância
entre os pontos.
- Faça um programa que leia um ponto origem (x0,
y0) e uma seqüência de n pontos e determina o ponto
mais próximo da origem.
- Exercício:
- Faça uma função booleana que recebe um inteiro n e
verifica de n é primo.
- Faça um programa que recebe um inteiro m e verifica se
m pode ser escrito como p+q, onde p e q são primos.
- Exercícios: Todos da seção de funções 1 do Caderno de
Exercícios
- 13 de maio (aula 15):
- Introduzir o conceito de vetores.
- Problema 15.1: Dado um inteiro não-negativo n e uma
seqüência de n inteiros, imprimi-la na ordem inversa.
(Exercício 1 da seção 6 do Caderno de
Exercícios.)
[uma solução em C]
- Problema 15.2: Dado um inteiro positivo n e dois vetores
do Rn (ou seja, duas seqüências de n números
reais), imprimir o produto escalar dos dois.
(Exercício 4 da seção 6 do Caderno de
Exercícios.)
- Problema 15.3: Dado um inteiro positivo n e n
lançamentos de uma roleta (números de 0 a 36), calcular a
freqüência de cada número.
- Exercício: resolva o exercício 2 da seção 6 do Caderno de
Exercícios.
- 16 de maio (aula 16):
- Problema 16.1: Dado n e uma seqüência de n números
reais, determinar os números que compõem a seqüência e o
número de vezes que cada um deles ocorre na mesma.
(Exercício 7 da seção 6 do Caderno
de Exercícios.
- Problema 16.2: Dado n e uma seqüência de n números
inteiros, imprimi-la em ordem não-decrescente.
- Seleção direta.
- 20 de maio (aula 17):
- Inserção direta.
- Bubblesort.
Junho
Last modified: Mon Jun 9 15:43:09 BRT 2008