Departamento de Ciência da Computação - IME - USP

MAC110 Introdução à Computação

BMAC - Primeiro Semestre de 2008

INFORMAÇÕES SOBRE ENTREGA DE EPs

 

  A entrega de cada exercício-programa deve respeitar as seguintes instruções.

  1. (Cabeçalho) Cada exercício-programa deve ter um cabeçalho com o seguinte formato:
    /***************************************************************/
    /**                                                           **/
    /**   Fulano de Tal (é o nome do aluno)          Número USP   **/
    /**   Exercício-Programa xx                                   **/
    /**   Professor: Ciclano de Tal                               **/
    /**                                                           **/
    /***************************************************************/
    #include <stdio.h>
    
    int main()
    {
      [Seu programa]
    }    
     

     

  2. (Plágio) Cada exercício-programa é estritamente individual. Alunos envolvidos em plágio (cola, cópia) de EPs, com ou sem eventuais disfarces, serão sumariamente reprovados na disciplina (inclusive o aluno que fez o EP original, se existir um). Além disso, alunos envolvidos em plágio de EPs terão seus nomes encaminhados para a Comissão de Graduação, para outras providências.

      Plágio é um comportamento que contraria as regras da nossa disciplina e o Código de Ética da USP. Destacamos o seguinte artigo:

    Artigo 23 - É vedado aos membros do corpo discente e demais alunos da Universidade:
    [...]
    II. lançar mão de meios e artifícios que possam fraudar a avaliação do desempenho, seu ou de outrem, em atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e sociais, no âmbito da Universidade, e acobertar a eventual utilização desses meios.

     

  3. (Compilador) O compilador que adotaremos é o DevC++. Você pode obtê-lo aqui, e deve seguir a risca as instruções dadas neste site para a sua instalação.

    Em particular, você deve instalá-lo com as mesmas opções de compilação lá descritas. O monitor utilizará o DevC++ com estas opções para corrigir os programas. Se você utilizar algum outro compilador para desenvolver seus programas ou não colocar as opções como explicado no site acima, para não ter problemas com a sua nota e/ou correção dos EPs, antes de entregar os seus programas, você precisará verificar se o arquivo dos seus programas têm extensão .c, se seus programas compilam SEM WARNINGS no DevC++ e se executam corretamente nele.

    Se você quiser utilizar o compilador gcc (que é o que está embutido no DevC++) diretamente, utilize as opções -Wall -ansi -pedantic -O2 ao compilar seus programas.

     

  4. (Entregas dos EPs) Para a entrega dos EPs, você precisa estar cadastrado na página http://paca.ime.usp.br/. Neste site, após inscrever-se e entrar na página da disciplina MAC110 (BMAC), clique no EP correspondente.
    Você pode entregar o EP quantas vezes quiser até a meia noite do último dia do prazo de entrega.
    A última versão entregue é aquela que será corrigida. Encerrado o prazo, não serão mais aceitos EPs.

     

  5. (EP atrasado) Não são aceitos exercícios atrasados. Não deixe para entregar o seu EP na última hora. Para prevenir imprevistos como queda de energia, problemas com o sistema, problemas com a sua conexão com a internet, sugerimos que a entrega dos exercícios seja feita pelo menos um dia antes do prazo determinado.

     

  6. (Erros de sintaxe) Exercícios com erros de sintaxe (ou seja, erros de compilação) receberão nota ZERO. Não esqueça de verificar se o seu programa está compilando depois da inclusão do cabeçalho.

     

  7. (Arquivo fonte) O arquivo a ser entregue é somente aquele contendo o chamado programa fonte, ou seja, o arquivo com extensão .c (por exemplo, MeuEP.c). Não entregue o programa executável, ou seja, o que tem extensão * (meuep*). Programas executáveis entregues receberão nota ZERO.

     

  8. (WARNINGS) Os exercícios que forem compilados e tiverem WARNINGS (avisos) serão corrigidos normalmente. Entretanto, avisos durante a compilação podem ser uma boa indicação de erros de lógica em seu programa. Por exemplo,
         if (a=b)
           {
             [. . .]
           }
    
    resulta em um WARNING, e provavelmente é um erro em seu programa (atribuição em vez de comparação). Procure portanto eliminar todas as fontes de WARNINGs.

     

  9. (Consistência dos dados) O seu programa não precisa fazer consistência dos dados de entrada. Isto significa que se, por exemplo, o seu programa pede um número entre 0 e 5 e o usuário digita um número negativo, uma letra, um cifrão, uma arroba, . . . , o seu programa pode travar o computador ou explodir sem ficar envergonhado.

     

  10. (Dúvidas) Embora a única fonte segura de informações sobre dúvidas do enunciado do EP e comandos a serem usados em seu programa seja o seu professor, você pode tirar outro tipo de dúvidas com o monitor e colegas. Apenas não copiem soluções.

     

  11. (Leiaute e documentação) Programas devem ser entendidos não só por computadores mas também, e principalmente, por seres humanos. Se você está à procura de sugestões sobre como endentar e documentar o seu programa, elas podem ser encontradas nas páginas Leiaute (= layout)  e  Documentação escritas pelo Professor Paulo Feofiloff.