MAT2127 Cálculo II (Química)

 

Descrição: Neste curso estenderemos os resultados de Cálculo I para o contexto de funções de duas e três variáveis reais. Introduziremos o conceito de derivada de uma função de várias variáveis f, permitindo aproximar f (num pequeno intervalo ao redor de qualquer ponto) por uma função linear, a sua derivada.  Com isto, desenvolveremos ferramentas que permitem entender o comportamento de uma função de várias variáveis através do estudo da sua aproximação linear. Por exemplo, podemos classificar pontos críticos e entender pontos de máximos ou mínimos locais. Ao longo do curso faremos várias interpretações geométricas dos resultados obtidos, permitindo assim aplicar a teoria a diversos problemas concretos.


Aulas: Terça das 21:00 às 22:40 e Sexta das 19:00 às 20:40


Monitoria: A monitoria será realizada 1 vez por semana com o aluno Camilo Angulo. A sala da monitoria será informada em breve.


Avaliação: 2 provas escritas + Prova Recuperativa.


Prova 1: Sexta-feira dia 29 de abril 

Prova 2: Sexta-feira 24 de junho

Prova recuperativa: Sexta-feira 15 de julho. A prova será realizada na sala 241 do bloco A do IME, das 19:00 às 21:00.


Sobre a nota final: A nota será calculada da seguinte forma. A primeira nota será N=(P1+P2)/2. Se N for maior ou igual a 5, o estudante está aprovado. Se N for menor que 3, o estudante está reprovado. Em outro caso (i.e. N maior ou igual a 3 e menor ou igual a 4,9) o estudante poderá fazer a prova recuperativa. A nota final será NF= (N+Rec)/2. Para ser aprovado, NF deve ser no mínimo 5.


NOTAS DAS PROVAS: As notas das provas encontram-se aqui





Ementa: O programa do curso encontra-se no Sistema Júpiter da USP.


Referências: Algumas referências são:


- Guidorizzi, H.L, “Curso de cálculo - Vol2”

- Stewart, J., “Cálculo - Vol2”



Listas: As listas não tem nota, mas são muito importantes para complementar as aulas. Na monitoria podem tirar dúvidas sobre as listas, exercícios que vocês estão fazendo por conta própria, mas também podem tirar dúvidas sobre as aulas.