A matemática das colmeias. Será que as abelhas conhecem geometria?
Deborah Raphael Objetivo Mostrar a evolução da compreensão humana acerca da construção das colmeias e sua intrigante geometria perfeita. A partir desse exemplo familiar, ilustrar como se consolida o conhecimento científico, como novas dúvidas são geradas a cada nova descoberta. Evidenciar o caráter interdisciplinar do tema e como diferentes saberes e maneiras de pensar contribuem na solução de problemas. Apresentar, em especial, o papel da matemática, sua força e sua limitação. Convidar o estudante a tirar suas próprias conclusões e ter uma postura crítica. Resumo
Desde a antiguidade grega, registra-se um certo deslumbramento do homem em relação à geometria perfeita das colmeias. Por que as abelhas "escolhem" hexágonos? Pré-requisitos Fundamental II completo. Material necessário
Cola, fita adesiva e tesoura sem ponta para cada aluno. Duração Uma hora, aproximadamente. Avaliação No fim da aula, os participantes fazem uma breve avaliação respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendeu? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários. Aulas dadas
Esta aula faz parte do projeto Embaixadores da Matemática, do Instituto de Matemática e Estatística da USP |