MAC 5747 - Geometria Computacional
Docente Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira
José Augusto Ramos Soares
Objetivos:
O objetivo desse curso é apresentar técnicas, algoritmos e estruturas de
dados usados para a resolução de problemas geométricos por
computador. Pretendemos mostrar estratégias clássicas de solução de problemas
geométricos, assim como apresentar possivelmente temas de pesquisa.
Justificativa:
Geometria Computacional é uma área de pesquisa de grande interesse em
Ciência da Computação, encontrando aplicações em
diversas outras áreas como, por exemplo, computação gráfica e
processamento de imagens.
Conteúdo:
- Estruturas básicas para representação de entidades geométricas: pontos,
retas, segmentos, polígonos e planos. Manipulação de estruturas geométricas:
fórmulas geométricas, transformações projetivas.
- Apresentação de problemas geométricos clássicos: busca, problemas de
proximidade, localização de pontos, intersecção, determinação de fecho convexo.
- Estruturas geométricas e suas aplicações: diagrama de Voronoi,
triangulação de Delaunay, grafo de Gabriel.
- Implementação de algoritmos geométricos.
- 1.
- H. Edelsbrunner, Algorithms in Combinatorial Geometry, Springer, Berlin,
1987.
- 2.
- L.H. de Figueiredo and P.C.P. Carvalho, Introdução à Geometria
Computacional, XVIII Coloq. Bras. de Matem., IMPA, Rio de Janeiro, 1991.
- 3.
- F.P. Preparata and M.I. Shamos, Computational Geometry: an Introduction,
Springer, New York, 1985.
- 4.
- P.J. de Rezende and J. Stolfi, Fundamentos de Geometria Computacional, IX
Escola de Computação, Recife, 1994.
Last modified: Mon Jul 19 18:54:59 EST 1999