MAC 5747 - Geometria Computacional
Docente Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira 
José Augusto Ramos Soares
Objetivos: 
O objetivo desse curso é apresentar técnicas, algoritmos e estruturas de 
dados usados para a resolução de problemas geométricos por
computador. Pretendemos mostrar estratégias clássicas de solução de problemas
geométricos, assim como apresentar possivelmente temas de pesquisa.
Justificativa: 
Geometria Computacional é uma área de pesquisa de grande interesse em
Ciência da Computação, encontrando aplicações em 
diversas outras áreas como, por exemplo, computação gráfica e 
processamento de imagens. 
Conteúdo: 
- Estruturas básicas para representação de entidades geométricas: pontos,
retas, segmentos, polígonos  e planos. Manipulação de estruturas geométricas: 
fórmulas geométricas, transformações projetivas. 
 - Apresentação de problemas geométricos clássicos: busca, problemas de
proximidade, localização de pontos, intersecção, determinação de fecho convexo.
 - Estruturas geométricas e suas aplicações: diagrama de Voronoi,
triangulação de Delaunay, grafo de Gabriel. 
 - Implementação de algoritmos geométricos.  
 
- 1.
 - H. Edelsbrunner, Algorithms in Combinatorial Geometry, Springer, Berlin,
  1987.
 - 2.
 - L.H. de Figueiredo and P.C.P. Carvalho, Introdução à Geometria
  Computacional, XVIII Coloq. Bras. de Matem., IMPA, Rio de Janeiro, 1991.
 - 3.
 - F.P. Preparata and M.I. Shamos, Computational Geometry: an Introduction,
  Springer, New York, 1985.
 - 4.
 - P.J. de Rezende and J. Stolfi, Fundamentos de Geometria Computacional, IX
  Escola de Computação, Recife, 1994.
 
Last modified: Mon Jul 19 18:54:59 EST 1999