O Processo de Matrícula

No fim cada semestre letivo, os alunos de graduação solicitam matrícula em disciplinas para o semestre seguinte. O processo de matrícula é administrado pelo sistema Júpiter. O roteiro abaixo procura explicar o processo. Trata-se de uma explicação não-oficial, redigida por alguns professores do IME com base em informações verbais dos operadores do Júpiter. Não podemos garantir que essa explicação esteja absolutamente correta.


  1. Cada turma de cada disciplina tem um certo número de vagas em cada uma de 4 categorias: obrigatória, optativa eletiva, optativa livre, extracurricular. (Há também as vagas especiais, mas essas não são afetadas pela presente discussão.)

  2. Quando um aluno pede matrícula em uma turma de disciplina (via JúpiterWeb, por exemplo), ele adquire status inscrito na turma. Durante a matrícula, o aluno também fornece uma lista de y disciplinas optativas, em ordem de preferência, e diz que gostaria de cursar x < y delas. (A propósito, um aluno só consegue se inscrever em uma disciplina se tiver os requisitos necessários ou se estiver adquirindo os requisitos no semestre que está se encerrando.)

  3. Uma vez encerrado o Período de Matrícula (veja "data máxima para cadastramento das matrículas no Sistema Júpiter" no Calendário Escolar USP), o Júpiter executa (veja "seleção de alunos inscritos em disciplinas optativas" no Calendário) uma operação de seleção dos alunos de toda a universidade inscritos em vagas optativas e extracurriculares. A seleção é necessária porque o número de vagas em cada categoria é usualmente inferior ao número de inscritos. A seleção é feita da seguinte maneira:
    Em cada turma de disciplina e para cada uma das três categorias de vagas (optativas eletivas, optativas livres e extracurriculares), os inscritos são classificados da seguinte maneira:
    1. Primeiro, os prováveis formandos são colocados na frente dos demais. (Um aluno é provável formando se C > M–10, onde C é o número de créditos obrigatórios que o aluno já obteve ou obterá se for aprovado em todas as disciplinas do semestre anterior e M é o número mínimo de créditos obrigatórios que o currículo do curso exige.)
    2. Em seguida, dentro de cada uma das três categorias, os alunos são classificados de acordo com a média "limpa" (ou seja, média nas disciplinas em que o aluno obteve aprovação, ponderada pelo número de créditos das disciplinas).
    Em cada turma, as vagas de cada categoria são preenchidas de acordo com a classificação do aluno e de acordo com as preferências que ele registrou ao se inscrever. Os alunos que obtiverem uma vaga passam de inscritos a pendentes; os demais tornam-se excluídos.

    A propósito, os requerimentos de inscrição em turma de disciplina são tratados à parte. Enquanto um requerimento não é julgado, o aluno permanece inscrito; se o requerimento for deferido, o aluno torna-se matriculado; caso contrário, sua inscrição desaparece do sistema.  (É claro que qualquer aluno pode recorrer do indeferimento de um requerimento.)

  4. Passado o processo de seleção em disciplinas optativas e extracurriculares, o Júpiter fornece (tela "Consolidar Matrículas") uma relação das turmas em que o número de vagas obrigatórias é insuficiente. Cada departamento (ou SAG) deve consolidar essas turmas, ou seja, deve aumentar o número de vagas obrigatórias (possivelmente com a criação de nova turma) e/ou cancelar algumas das inscrições.  (A propósito, para aceitar a consolidação, o Júpiter exige, por algum motivo, que o número de vagas obrigatórias seja exatamente igual ao número de inscritos nessas vagas.)  No fim desse processo, o status dos alunos aceitos passa de inscrito a pendente; a inscrição dos demais alunos desaparece do sistema.

  5. Nessa altura do processo, cada aluno deve, idealmente, ter status pendente em cada turma em que tenha se inscrito. Somente os alunos que dependem de algum requerimento terão status inscrito; quando um desses requerimentos for aprovado, o departamento responsável deverá aumentar o número de vagas (a menos que esse número já seja suficentemente grande) do tipo apropriado para que o aluno possa se tornar matriculado.

  6. Passado o prazo de cadastramento das notas da recuperação no Sistema Júpiter (veja Calendário Escolar USP), o SAG dispara o processo de "efetivação do curso", que afeta todos os alunos de um dado curso. Durante esse processo, o Júpiter verifica, para cada aluno do curso, se
    1. o aluno tem os requisitos necessários em cada disciplina que pretende cursar,
    2. há conflitos de horário entre as turmas em que o aluno está pendente,
    3. o número de créditos em que o aluno está inscrito está entre 12 e 40.
    Se essas condições estiverem satisfeitas, o aluno passa ao status de matriculado em cada turma em que estava pendente. Se houver algum conflito de horário, o aluno permanece pendente em todas as turmas de disciplinas. Se o aluno tiver falta de requisito em determinada disciplina, permanece pendente na turma correspondente (mas poderá estar matriculado nas demais turmas).

    (A propósito, as pendências por falta de requisitos são resolvidos automaticamente quando a nota de recuperação favorável é validada.)

  7. Durante o Período de Retificação de Matrículas (veja Calendário Escolar USP), cada aluno deve ir ao SAG para resolver suas pendências (como conflitos de horário), cancelar inscrição em disciplinas ou solicitar inscrição em turmas de disciplinas (que tenham vagas do tipo apropriado).

    Durante o período de retificação de matrículas, os alunos são atendidos individualmente pelo SAG. À medida que são resolvidos os problemas de conflito de horário, os cancelamentos de inscrição e os pedidos de novas inscrições, o SAG efetiva a matrícula do aluno no Júpiter. Se estiver tudo em ordem, o status do aluno passa de pendente a matriculado nas turmas apropriadas; caso contrário, o aluno desaparece da turma em que houver problema.

    Alunos que se inscreverem em menos que 12 créditos porque já estão próximos do fim do curso, são manualmente dispensados da exigência do número mínimo de créditos por semestre.

  8. Os alunos que solicitam matrícula em turma por meio de requerimento passam de inscritos a matriculados se e quando o requerimento é deferido. Quando um requerimento de matrícula em turma de disciplina é deferido, o Júpiter avisa o operador sobre os conflitos de horário que esse deferimento porventura esteja criando. O operador (funcionário do SAG) deve consultar a CG antes de prosseguir.

  9. Passado o período de retificação de matrículas, o SAG cadastra todos os pedidos de retificação no Júpiter. Depois disso, em cada turma, todos os alunos deveriam estar matriculados. Somente os alunos que dependem de algum requerimento podem, ainda, ter o status inscrito. Essa é a situação ideal; na prática, os alunos que deixaram de comparecer ao SAG para resolver situações excepcionais continuam pendentes (o que cria desagradáveis complicações no fim do semestre).

 

Legenda:


http://www.ime.usp.br/dcc/grad/matriculas.html
Last modified: Thu Jul 17 14:54:49 EST 2003