Reunião de 10/10/2002
Pauta
- Reclamações da professora de MAT0121 (Cálculo II)
sobre o mau desempenho da turma do 1-o ano do BCC
(ingressantes em 2002).
Aparentemente as reclamações também valem para MAT0139 (Álgebra).
Eis algumas das reclamações:
- Não há espírito de turma.
- Os alunos são apáticos: não fazem perguntas na aula nem fora dela.
- Alunos não estudam, nem fora da aula, nem durante.
- Alunos não fazem exercícios
a menos que lhes seja fornecida a resposta.
- A turma foi muito mal nas provas.
- Alunos não têm intuição geométrica alguma.
Não conhecem o sistema de coordenadas.
Não têm noção de geometria analítica
(a disciplina não mais existe no currículo do BCC).
- Esclarecimento da professora: a disciplina Cálculo II
está sendo
ensinada com ênfase nos aspectos geométricos, intuitivos e
operacionais. Nada de muito abstrato.
- Os alunos alegam que não têm tempo para Cálculo II porque o projeto
de programação de MAC0122 é muito pesado.
- As semanas de break afetam as disciplinas que não aderiram ao
sistema. Os breaks reduzem o número de aulas, que já é pequeno.
- Podemos publicar os resultados do questionário no sítio WWW do BCC?
Convém publicar também uma seleção dos comentários dos alunos?
- Sugestões à comissão de horários sobre os
horários do primeiro semestre de 2003.
- Outros assuntos:
- Divulgação, no sítio do BCC, das regras de matrícula Júpiter.
- Pedido ao prof. Gubitoso para que separe os resultados do
questionário por ano de ingresso do aluno.
Ata
Presentes:
Carlos Eduardo Ferreira,
Paulo Feofiloff (presidente) e
Thiago Faria Marzano.
Participaram da reunião como convidados:
Marco Dimas Gubitoso
e Cristina Gomes Fernandes.
- Reclamações da professora de MAT0121 (Cálculo II)
a respeito do mau desempenho da turma do 1-o ano do BCC
(ingressantes em 2002).
Aparentemente as reclamações também valem para MAT0139 (Álgebra).
Eis as reclamações específicas:
- "Não há espírito de turma."
De acordo com o representante discente,
a reclamação não tem fundamento.
- "Os alunos são apáticos: não fazem perguntas na aula nem fora dela."
Este é uma antiga dificuldade de todos os alunos do IME.
- "Alunos não estudam, nem fora da aula, nem durante."
O representante discente diz que não é bem assim,
especialmente depois do mau resultado da primeira prova.
- "Alunos não fazem exercícios
a menos que lhes seja fornecida a resposta."
A reclamação parece procedente.
- "A turma foi muito mal nas provas."
O representante discente sugere que a prova esteve
num nível muito acima das aulas e dos exercícios.
- "Alunos não têm intuição geométrica alguma.
Não conhecem o sistema de coordenadas.
Não têm noção de geometria analítica."
Isso parece ser verdade.
(Convém lembrar que a disciplina geometria analítica
foi retirada do currículo do BCC na última reforma.)
Talvez seja necessário repensar o programa de MAT0139
ou até re-introduzir a discplina de Geometria Analítica
no currículo.
- "Esclarecimento da professora: a disciplina Cálculo II
está sendo ensinada com ênfase nos aspectos geométricos, intuitivos e
operacionais. Nada de muito abstrato."
O representante discente discorda:
Cálculo II tem dado ênfase aos aspectos algébricos.
Os alunos têm dificuldade com a notação e com a manipulação de
símbolos.
- "Os alunos dizem que não têm tempo porque o projeto
de programação de MAC0122 é muito pesado."
O professor de MAC0122 (Paulo Feofiloff) esclarece que
somente dois projetos foram propostos até agora,
e o primeiro era muito simples.
- "As semanas de break afetam as disciplinas que não aderiram ao
sistema. Os breaks reduzem o número de aulas, que já é pequeno."
O presidente comunica que já marcou reunião com os alunos do 1-o ano
para a próxima terça-feira, 15/10/2002, às 11:45, na sala B-4.
Todos os membros da CCoC estão convidados a participar.
- Os resultados do questionário devem ser publicados,
o mais rapidamente possível,
no sítio WWW do BCC.
Os comentários dos alunos também devem ser publicados,
na íntegra.
Deve ser publicada também uma pequena análise crítica
dos resultados, manisfestando a preocupação da CCoC
com o número excessivo de horas dedicadas a atividades
remuneradas estranhas ao BCC e ao reduzido número de horas de
estudo.
- A comissão sugere que a profa. Cristina
proponha um tema e prepare as perguntas do próximo questionário a ser
respondido pelos alunos.
- Possíveis sugestões à comissão de horários sobre
os horários das diversas disciplinas do BCC em 2003.
- Para o 3-o ano do cucrrículo,
alocar mais disciplinas obrigatórias à tarde e mais
optativas de manhã.
- De um modo geral, alocar mais optativas populares
no período da tarde.
- No 1-o e 2-o ano do currículo,
alocar mais disciplinas (todas são obrigatórias)
à tarde, para que os alunos se habituem com aulas nesse
período.
Convém, entretanto,
não introduzir mudanças mais sérias antes de uma
discussão mais profunda.
Talvez seja melhor introduzir quaisquer mudanças mais sérias
somente para os ingressantes de 2003 e anos subseqüentes.
- Divulgação, no sítio do BCC, das regras do processo de matrícula
Júpiter. O presidente comunica que o documento
já está pronto e acessível
em www.ime.usp.br/dcc/grad/matriculas.html.
Todos concordam com a publicação.