[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Instruções de como PREVENIR-SE e ELIMINAR o vírus NIMDA e outros (21/09/2001)



Caso não deseje mais receber informações CRÍTICAS SOBRE VÍRUS, envie mensagem para: NaoEnviarInformativo@mpsoft.com.br

Prezados Usuários,
 
O recebimento de diversas mensagens contaminadas pelo vírus w32.Nimda.a@mm (denominação dada pela Symantec/Norton), ou simples NIMDA, como está sendo chamado pela mídia em geral, e a constante onda de propagação do vírus w32.magistr.39921@mm (denominação dada pela Symantec/Norton) ou Magistr.b, o qual tem agora uma nova versão, ocasionou que diversos de nossos clientes solicitassem-nos
para elaborarmos breves considerações sobre como prevenir-se do ataque destes vírus, visto ser importante tentar diminuir esta contaminação virtual em seus clientes e fornecedores.
 
Esta é portanto a razão pela qual você está recebendo esta mensagem. Caso não deseje receber mais nossas orientações, as quais não são constante, mas sempre enviadas quando existe uma situação importante, por gentileza, envie simplesmente uma mensagem para: NaoEnviarInformativo@mpsoft.com.br, que seu email será permanentemente bloqueado para envio de mensagens através de nossos servidores de correio-eletrônico. Não comercializa ou distribui os emails constantes de sua base de dados a terceiros.
 
Quaisquer outras dúvidas que não possam ser esclarecidas através desta mensagem ou em nosso site www.mpsoft.com.br/removervirus.htm, por gentileza, nos contate.
 
Cordialmente,
 
Eng. Marcelo Neubauer da Costa
Consultoria em Informática para Advocacia
Perícia e Autoria em Sistemas Informatizados
Administração de Websites

Imprima estas instruções antes de começar a remoção do vírus.
 
COMO ELIMINAR ESTES VÍRUS
 
Links de "vacinas" para eliminação dos seguintes vírus:

Faça as atualizações recomendadas pela MICROSOFT: www.microsoft.com/technet/security/topics/Nimda.asp, relativamente ao MS-Explorer 5.5 Service Pack 2.

Informamos ainda, que em razão da capacidade de mutação dos vírus atuais, os fabricantes de "vacinas" não se responsabilizam pela total eliminação dos vírus, entretanto a possibilidade de sucesso é grande informam eles.

Caso tenha alguma dificuldade ou algum dos links acima esteja indisponível no momento, ou ainda necessite informações sobre outros vírus, por gentileza, mantenha contato: eng.marcelo@mpsoft.com.br.

 

COMO PREVENIR-SE DE VÍRUS

Existem regras básicas que você deve seguir:
  1. Tenha um antivírus instalado em seu equipamento, e principalmente, mantenha-o atualizado. Sugerimos que as atualizações sejam semanais pelo menos.
  2. Orientamos para que não abra jamais mensagem que contenha arquivo anexado.
  3. Caso seja necessário, certifique-se com o remetente se realmente ele enviou alguma mensagem para você com arquivo anexado.
  4. Desconfie de anexos .COM, .EXE, .DAT, .PIF, .LNK e .BAT, normalmente são vírus. Arquivos .DOC, .XLS ou .RTF podem conter vírus de macro. Além é claro de arquivos compactados tipo .ZIP ou .ARJ.
  5. Em geral, estes vírus colocam no corpo da mensagem trechos de textos ou planilhas tentando confundir o destinatário, porém não são completos.
  6. Trabalhando em ambiente de rede, onde haja compartilhamento de disco, tenha o cuidado de limpar máquina a máquina, com todas as outras desligadas, ou desative o compartilhamento, senão, enquanto você "limpa" um micro, o vírus está contaminando outro, visto que as últimas gerações de vírus possuem motores de envio de mensagens (SMTP) próprios.

Atenção: normalmente o arquivo anexado no vírus NIMDA é README.EXE, não abra-o !!!

Para maiores detalhes e informações sobre o NIMDA e outros vírus, clique em: www.mpsoft.com.br/noticiasvirus.htm


CASO QUEIRA INDICAR ALGUÉM PARA RECEBER ESTE BOLETIM, POR GENTILEZA, ENVIE-NOS UM EMAIL:
 
Esta mensagem está sendo enviada, porque você encontra-se em nossa base como profissional que se utilizada da Internet. Seu nome foi incluído por indicação de amigos, clientes nossos ou associação da qual é filiado, além de prospecção mercadológica em saites da Internet  relacionados com ATIVIDADES PROFISSIONAIS LIGADAS À INTERNET.
 
Não há, na legislação brasileira, texto legal que proíba,  o envio de mensagens eletrônicas, nem que o regulamente. Um referencial que adotamos são as normas sobre  correio eletrônico aceitas nos Estados Unidos, Seção 301, § (a) (2) (c) do Decreto S.1618, título terceiro, aprovadas durante a "105a. Legislatura do Senado Americano, em 1999, sobre Bases Normativas do SPAM" , definindo que um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma de ser removido.

Caso não deseje mais receber informações críticas sobre vírus, envie mensagem para: NaoEnviarInformativo@mpsoft.com.br