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MAC-IME-USP CARLOS EDUARDO FERREIRA
SALA 297A TEL.: 3091 6140
E-MAIL cef@ime.usp.br
MAC 330 - Programação Inteira - MAC 5780
Segundo semestre de 2002
Lista de Exercício 2
- Considere o problema de encontrar um emparelhamento de custo máximo
em um grafo bipartido.
- Escreva um problema de programação inteira que modela o problema (como feito
em sala de aula).
- Mostre que a matriz de incidência de um grafo bipartido é totalmente
unimodular.
- Use a relaxação linear para encontrar um emparelhamento de custo máximo
no grafo abaixo
- Uma matriz apenas com e tem a propriedade dos 1s
consecutivos se para cada coluna ,
com
implica que para todo .
Uma condição suficiente mais geral para que uma matriz seja totalmente
unimodular é: a matriz é TU se
Use a condição acima para mostrar que uma matriz com a propriedade dos 1s
consecutivos é TU.
- Considere um grafo com custos nas arestas e um
subconjunto de vértices terminais.
- Formule como um problema de programação inteira o problema de encontrar
uma árvore de que conecta todos os terminais (os não-terminais não
precisam ser necessariamente conectados) e tenha custo mínimo.
- Formule o algoritmo guloso para resolver o problema. Mostre através de
um contra-exemplo que este algoritmo não encontra sempre a solução ótima.
- Sabemos que para multiplicar uma matriz por uma matriz
o algoritmo mais simples calcula multiplicações. Considere
agora que desejamos
calcular várias multiplicações de matrizes:
Como o produto de matrizes é associativo, podemos fazer este cálculo de várias
formas, resultando em um número diferente de multiplicações necessárias para
calcular a matriz produto.
Exemplo: Suponha que queremos calcular o produto das matrizes
Se fizermos,
teremos multiplicações. Se fizermos
, teremos multiplicações.
Faça um programa baseado em programação dinâmica que recebe o número de
matrizes a serem multiplicadas, as dimensões destas matrizes ( valores
inteiros) e devolve o número mínimo de multiplicações que devem ser feitas
para calcular o produto.
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Carlos Eduardo Ferreira
2002-09-16