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MAC 115 - Introdu��o � Computa��o
INSTITUTO DE QU�MICA - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2000
Primeira Prova - 10 de abril de 2000


Nome do aluno:


Assinatura:




Instru��es:
1.
N�o destaque as folhas deste caderno.
2.
Preencha o cabe�alho acima.
3.
A prova pode ser feita a l�pis. Cuidado com a legibilidade.
4.
A prova consta de 4 quest�es. Verifique antes de come�ar a prova se o seu caderno de quest�es est� completo.
5.
N�o � permitido o uso de folhas avulsas para rascunho.
6.
N�o � permitido a consulta a livros, apontamentos ou colegas.
7.
N�o � necess�rio apagar rascunhos no caderno de quest�es.

DURA��O DA PROVA: 1 hora e 20 minutos

Questão Nota
1  
2  
3  
4  
Total  
1.
(Valor 3.0 pontos)
Simule a execu��o do programa abaixo, considerando que o dado de entrada � n = 9.

#include <stdio.h>

int main()
{
   int cont, n, div;
   cont = 1;
   div = 2;
   scanf("%d", &n);
while (div <= n){
     if (n % div == 0)
cont = cont + 1;
     div = div + 1;
   }
   printf("cont = %d\n", cont); 
}




Simula��o

cont n div Sa�da do programa
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

2.
(valor 3.0 pontos)
Dado um inteiro $n \ge 2$ e uma seq��ncia com n n�meros, verificar se a seq��ncia � alternante.

Dizemos que uma seq��ncia � alternante se � formada por n�meros positivos e negativos alternadamente.

Exemplo: Para n=7, a seq��ncia

\begin{displaymath}10 \ \ \ \ -4 \ \ \ \ 3 \ \ \ \ -2 \ \ \ \ 8 \ \ \ \ -1 \ \ \ \ 10 \end{displaymath}

� alternante.

Para n=5, a seq��ncia

\begin{displaymath}5 \ \ \ \ 3 \ \ \ \ -3 \ \ \ \ -2 \ \ \ \ 8 \end{displaymath}

n�o � alternante.

Para n=2, a seq��ncia

\begin{displaymath}-15 \ \ \ \ 3 \end{displaymath}

� alternante.

3.
(Valor 3.0 pontos)
Em um pa�s da Europa oriental a empresa de correios resolveu imprimir apenas selos de 3 e de 5 quocks (quocks � a moeda deste pa�s), sabendo que qualquer valor inteiro maior ou igual a 8 pode ser obtido como uma soma de 3 e 5.

Exemplo:

37 = 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 3 + 3 + 3 + 3
13 = 5 + 5 + 3

Fa�a um programa que l� um inteiro $n \ge 8$ e imprime uma forma de obter este n�mero atrav�s de somas de 3 e 5.

4.
(Valor 1.0 ponto)




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Carlos Eduardo Ferreira
2000-04-25