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Comissão Coordenadora de Curso do BCC
Reunião de 29 de agosto de 1996
Resumo
Presentes: Carlinhos, Alan, Markus, Marcelo, Routo, Dilma, Aritanan e Clesio
(representantes dos alunos). A reunião iniciou às 12:00 e terminou por volta das
13:30 horas.
- Pré-requisitos: Após muita discussão sobre o tema a comissão
considerou que não houve uma avaliação bem feita a respeito da experiência de
se eliminar a necessidade dos alunos do BCC apresentarem pré-requisitos para
as disciplinas do MAC. Em vista de recente decisão do Conselho do Departamento
a respeito (que ainda não foi colocada em prática) a comissão encaminhou as
seguintes decisões
antes de voltar a discutir o tema novamente:
- encaminhar à seção de alunos a nova sistemática dos pré-requisitos,
aprovada na 101. reunião do Conselho (18 de maio de 1995):
``Os alunos do BCC que tenham sido aprovados em MAC 110 e MAC 122 estão
dispensados de outros pré-requisitos para as disciplinas do MAC''.
- solicitar à Pró-reitoria de Graduação análise estatística a respeito do
impacto da política atual de pré-requisitos. Solicitaremos gráficos sobre a
distribuição das notas dos alunos com e sem pré-requisitos nas disciplinas
de sigla
MAC.
- Horários: Também essa discussão foi adiada em virtude de depender
da reformulação do currículo como um todo. Algumas idéias surgiram na
discussão, tais como:
- espalhar as disciplinas do BCC durante todo o período a fim de
dificultar aos alunos fazer estágio (no início do curso);
- intercalar anos pares e ímpares em períodos complementares (anos ímpares
de manhã, anos pares à tarde).
- Semana de provas: Discutiram-se as vantagens e desvantagens da
semana de provas e a comissão considera que valeria a pena implantá-la, já em
1997 e de forma experimental no BCC.
- Reformulação do currículo: O Markus apresentou uma proposta baseada
no currículo de referência da SBC. Após alguma discussão a proposta tinha o
seguinte formato. A Comissão tomará a discussão do currículo a partir desta
proposta:
- Obrigatórias
- Fundamentos Matemáticos
- M1: Álgebra
- M3: Análise Combinatória
- M7: Cálculo diferencial e integral
- M8: Álgebra Linear e M10: Geometria Analítica
- M6: Probabilidade e estatística
- Técnicas básicas
- B3: Introdução à programação
- BX: Laboratório de programação
- B1: estruturas de dados
- B4: projeto e análise de algoritmos
- B5: programação concorrente
- Física
- N1: Mecânica
- L3: laboratório de mecânica
- N2: Eletrônica
- N4: laboratório de eletrônica
- Fundamentos teóricos
- F2: Teoria de autômatos
- M4: teoria dos grafos
- F3: teoria das linguagens formais
- Análise numérica
- M2: Lógica matemática
- Tecnologia de computação
- T1: sistemas operacionais
- T3: bancos de dados
- T7: compiladores
- T9: arquitetura de computadores
- T6: Linguagens de programação
- T11: Engenharia de software
- Formação geral
- Gramática e Redação
- Inglês técnico
- Ética e impacto dos computadores
- Optativas
- Fundamentos teóricos
- F1: Teoria de Complexidade
- M5: teoria das filas
- T8: semântica formal
- F9: teoria de paralelismo
- F5: teoria de computabilidade
- T6: teoria do chaveamento
- Programação linear
- Otimização
- Tecnologia de computação
- T10: Inteligência artificial
- T2: sistemas distribuídos e redes
- T4: computação gráfica
- TY: computação paralela / análise de desempenho
- T5: interface homem-máquina
- A3: sistemas de informação
- Projeto de Multimídia e realidade virtual
- A10: aprendizado computacional
- A1: processamento de imagens
- Linhas optativas (minor)
- Biomedicina
- Intr. à Bioquímica
- Intr. à Fisiologia
- Intr. à Anatomia
- Artes
- Poli-Elétrica
- T14: Projeto de Circuitos Integrados
- T13: Projeto de VLSI
- FEA
- C2: Administração de empresas
- C4: contabilidade
- CG: Técnicas de Gerência
- A6: sistemas cooperativos
- Pedagogia
- Princípios pedagógicos
- Informática na educação
- Poli-Produção
- A8: Controle de processos
- A7: automação industrial
- Próxima reunião: Na próxima reunião será retomada a discussão
sobre o currículo. A reunião ocorrerá no dia
12 de setembro, quinta feira, às 12 horas. Entre os pontos de pauta se
encontram:
- aprofundamento da discussão sobre a proposta do Markus;
- análise do currículo proposto em 1991;
- tentativas de concretizar a nova proposta;
- inclusão de seminários, iniciação científica, estágios e projeto de
formatura na proposta;
- detalhamento das matérias na nova proposta.
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Carlos Eduardo Ferreira
Mon Oct 21 18:18:44 EDT 1996