Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Seminários

Orientador: Antonio Carlos Brolezzi

Sala A267

 

Seminários 2021 1

Seminários 2021 2

Seminários 2022 1

Seminários 2022 1

 

Projeto PUB Cultura e extensão 182 Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas 2022-2023

 

Allan Gabriel Malaquias Orso (bolsa PUB)

Diego Fernando da Silva (bolsa PUB)

Eduarda Tunes Afonso (bolsa PUB)

Jailson Santos Silva (bolsa PUB)

Lorena Angelica Torres (bolsa PUB)

Mariane de Souza Castro (bolsa PUB)

Enzo Stefanelli Negrini (voluntário)

Lais Alves da Costa (voluntária)

 

Projeto Iniciação Científica CNPq Silenciamento feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais

 

Livia Maria Araujo Chaves (bolsa CNPq)

 

Projeto PUB Cultura e extensão 223 Mulheres na Matemática 2022-2023

 

Ananda Monichelly Oliveira da Silva (bolsa PUB)

Nicolly Pereira Carvalho (bolsa PUB)

Julia Teixeira de Araujo Silva (bolsa PUB)

 

 

Programação 2023:

 

 

Data

Tema

Quinta -feira

23/03/23

15h

DOS SANTOS RODRIGUES, Valtemir; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. Eduarda

Quinta -feira

30/03

15h

 

FRANCESCHINI, G. et al. Implicit gendermath stereotype and women's susceptibility to stereotype threat and stereotype liftLearning and Individual Differences, v. 32, p. 273-277, 2014. Lívia

Quinta -feira

27/04

15h

 

FLORE, P.C.; WICHERTS, J.M. Does stereotype threat influence performance of girls in stereotyped domains? A meta-analysisJournal of school psychology, v. 53, n. 1, p. 25-44, 2015. Nicolly

CARVALHO, Mary; GONZAGA, Amarildo; NORONHA, Evelyn. Divulgação científica: dimensões e tendências, tendências no ensino de ciências e matemática. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 7, p. 99-114, 2017. Mariane

Quinta -feira

18/05

15h

 

SILVEIRA, M. A (In)visibilidade da produção científica feminina nos livros didáticos de biologia, física, química e matemática do ensino médio aprovados no pnld para o período de 2009 a 2020 na cidade de Caçu-GO. 2019. Dissertação de mestrado em Educação para Ciências e para Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí. JATAÍ, 2019. Ananda

GODOY, E. e col. Gênero na matemática escolar: um ato de resistência política . Ensino em Revista, Uberlândia-MG, v.27, n.3, p.979-1004, set./dez./2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-9 Julia

Quinta-feira

25/05

15h

GERSTENBERG, F. X.R.; IMHOFF, R.; SCHMITT, M. ‘Women are Bad at Math, but I'm Not, am I?’Fragile Mathematical Selfconcept Predicts Vulnerability to a Stereotype Threat Effect on Mathematical PerformanceEuropean journal of personality, v. 26, n. 6, p. 588-599, 2012. Lívia

Quinta-feira

01/06

15h

XAVIER, V. “O menino, com o mínimo de interesse, consegue; a menina tem muito mais afazeres”: percepção docente sobre o hiato de gênero no desempenho em matemática, 2018.  Mestre em Educação, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. BELO HORIZONTE, 2018. Nicolly

Quinta-feira

22/06

15h

Atividade na Escola – EMEF Desembargador Amorim Lima

Sexta-feira

__/06

10h

Atividade na Escola – Escola de Aplicação da FEUSP

Quinta-feira

13/07

15h

Avaliação - confraternização