http://www.ime.usp.br/~brolezzi , brolezzi@ime.usp.br , sala 137-A, 3091-6267
Programa
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Numerais falados. Egípcios, maias, babilônios. |
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Teoria dos números na escola pitagórica. Números figurados |
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Debate: Ensino de Números |
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Debate: Formação de Fibonacci |
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Inscrição de temas de trabalhos. |
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Debate: A Matemática nasceu na Grécia? |
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Definição dos temas de trabalhos finais |
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Debate: Arquimedes criou o Cálculo? |
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Debate: Legados da Antiguidade |
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Seminário 6 Matemática na Europa Medieval Debate: Criação científica e liberdade de pensamento |
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Debate: Etnomatemática e Eurocentrismo |
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Debate: Sociedade e desenvolvimento matemático |
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Palestra e debate com prof. Peter Wong (Bates College) |
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Debate: Conhecer a história das notações ajuda a ensinar matemática? |
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Crise dos incomensuráveis. Horror ao infinito. Refúgio na Álgebra Geométrica. Seminário 10 Os paradoxos de Zeno Debate: A idéia de limite |
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Debate: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história? |
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Definições e caminhos da formalização do Cálculo |
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Debate: O problema das atribuições de autoria na História da matemática. |
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Debate: Criação e formalização do Cálculo |
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Debate: É útil para o professor conhecer a História da Matemática? |
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Bibliografia básica G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F. Swetz et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.
Avaliação
participação na nota final
Seminários 20%
Trabalho 20%
Prova I 30%
Prova II 30%
Prova SUB Aberta, mas substitui apenas provas, mantendo seu peso.
Seminários
Temas sorteados no inicio do curso, com apresentação em dupla
ou trios com 30-40 minutos de exposição mais 30-40 minutos
para debate (o conteúdo do seminário deve ser suficiente
para inspirar
o debate).
A nota do seminário
será atribuída pela avaliação do desempenho
dos alunos na apresentação e no debate não precisa
entregar nada.
Trabalhos Textos ou hipertextos
sobre temas escolhidos pelos alunos e aprovados pelo professor. Realização
em grupo de até cinco alunos. Há possibilidade de publicação
na página http://www.matematica.br/.
Temas para os seminários:
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Notas |
AGO | 19 | Seminário 1
Discreto e contínuo no surgimento da idéia de número
Debate: Ensino de Números |
Fernando, Pedro, José Luis | 8,5 |
23 | Seminário 2
Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.
Debate: Formação de Fibonacci |
Érika, Luciana, Thais | 9,5 | |
SET | 9 | Seminário 3
Os sofistas e Sócrates.
Debate: A Matemática nasceu na Grécia? |
Tiago, Camila, Sherly | 8,0 |
16 | Seminário 4
Alexandria e Arquimedes
Debate: Arquimedes criou o Cálculo? |
Estela, Gisele, Inaí | 8,5 | |
23 | Seminário 5
Roma e o fim da Idade Antiga: Boécio
Debate: Legados da Antiguidade |
Rodrigo, Su, Marco Aurélio, Edson Silva | 9,0 | |
OUT | 4 | Seminário 6
Matemática na Europa Medieval
Debate: Criação científica e liberdade de pensamento |
Carolina, Anna, Élio | 8,5 |
7 | Seminário 7
Culturas e civilizações da Idade Média
Debate: Etnomatemática e Eurocentrismo |
Lucia, Maira, Sonia | 8,0 | |
14 | Seminário 8
Logaritmos e as grandes navegações
Debate: Sociedade e desenvolvimento matemático |
Carolina, Michele, Isabela | 9,5 | |
18 | Seminário 9
Notações algébricas.
Debate: Conhecer a história das notações ajuda a ensinar matemática? |
Margareth, Danilo, Arnaldo, Alexandre E. | 7,5 | |
28 | Seminário 10
Os paradoxos de Zeno
Debate: A idéia de limite |
Thaís Michelli, Linamar, Douglas, Huang | 9,0 | |
NOV | 4 | Seminário 11
Os problemas geradores do Cálculo (áreas, tangentes ...)
Debate: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história? |
Vânia, Mariana | 9,5 |
11 | Seminário 12
Diferenças entre o Cálculo de Newton e Leibniz
Debate: O problema das atribuições de autoria na História da matemática |
Janaina, Lisandra, Alexandre | 8,5 | |
18 | Seminário 13
Etapas da criação matemática
Debate: Criação e formalização do Cálculo |
Alice, Luis, Rubens | 8,0 | |
25 | Seminário 14
História da Matemática e Ensino de Matemática
Debate: É útil para o professor conhecer a História da Matemática? |
Joseli, Rosiani | 8,0 |
Temas para os trabalhos:
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História do Ensino de Geometria no Brasil | Joseli, Rosiane, Claudio, Eusébio |
Cônicas | Érika, Luciana, Thais, Maira, Élio |
Benjamin Constant e o Ensino de Matemática | Sonia, Gisele, Inay, Leonor |
Matemática na Época das Grandes Navegações | Douglas, Thais Michelli, Linamar, Lucia |
Arquimedes | Isabela, Michele, Carolina |
Hindus | Edson, Rodrigo, Marco |
Geometrias Não-Euclideanas | Anna, Carolina |
Platão | Tiago, Camila, Sherly, Estela |
Trigonometria | Fernando, Pedro, José Luiz |
Cálculo | Margareth, Alexandre, Arnaldo, Danilo |
Teoria dos Números | Luiz, Alice, Rubens |
Mosaico | Alexandre L, Janaina, Lisandra, Mariana, Vania |
Cálculo Mental: uma análise sob a luz da Álgebra | Su |
Grupo de discussão Os alunos são convidados a inscrever-se no grupo de discussão da disciplina, enviando uma mensagem para mat341-subscribe@yahoogrupos.com.br ou acessando a página http://br.groups.yahoo.com/group/mat341/ .