MAT0341 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I
Segundo semestre de 2002
Prof. Antonio Carlos Brolezzi

NOTAS

http://www.ime.usp.br/~brolezzibrolezzi@ime.usp.br , sala 137-A, 3091-6267

Objetivo

Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução dos conceitos da Matemática Elementar na História da Humanidade, estudando a História por assunto até o surgimento do Cálculo.


Programa
 

 
Segunda 
Assunto
Sexta 
Assunto
OUT
     5 
Introdução
    9
Introdução
 
12
1.Números: Primeiros sistemas de numeração. 
Numerais falados. 
 Egípcios, maias, babilônios.
16
Notação Greco-romana
Teoria dos números na escola pitagórica. 
Números figurados 
 
19
Seminário 1 – Discreto e contínuo no surgimento da idéia de número 
Debate: Ensino de Números
23
Seminário 2 – Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa. 
Debate: Formação de Fibonacci
 
26
 2. Geometria: Gênese. Tales e Pitágoras: Babilônia, Egito, China. O espírito grego
30
Os problemas clássicos gregos
Inscrição de temas de trabalhos.
SET
2
 
6
 
 
9
Seminário 3 – Os sofistas e Sócrates. 
Debate: A Matemática nasceu na Grécia?
13
A construção de “Os Elementos” de Euclides 
Definição dos temas de trabalhos finais 
 
      16
Seminário 4 – Alexandria e Arquimedes 
Debate: Arquimedes criou o Cálculo?
20
 Astronomia e Trigonometria
 
23
Seminário 5 – Roma e o fim da Idade Antiga: Boécio
Debate: Legados da Antiguidade
27
 Prova I
 
30
Comentários sobre as Provas
4
3. Álgebra
Seminário 6 – Matemática na Europa Medieval
Debate: Criação científica e liberdade de pensamento
OUT
7
Seminário 7 – Culturas e civilizações da Idade Média
Debate: Etnomatemática e Eurocentrismo 
11
 Os árabes e as traduções
 
    14
Seminário 8 – Logaritmos e as grandes navegações
Debate: Sociedade e desenvolvimento matemático
  18
The Geometry of the Sangaku
Palestra e debate com prof. Peter Wong (Bates College)
 
21
Seminário 9 – Notações algébricas. 
Debate: Conhecer a história das notações ajuda a ensinar matemática?
25
Abel, Galois e o inicio da Álgebra Abstrata.
 
28
4. Cálculo: Raízes gregas
Crise dos incomensuráveis. Horror ao infinito. Refúgio na Álgebra Geométrica.
Seminário 10 – Os paradoxos de Zeno 
Debate: A idéia de limite
1
 
NOV
4
Seminário 11 – Os problemas geradores do Cálculo (áreas, tangentes ...) 
Debate: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história?
8
Antecipações do Cálculo. Contexto da criação do Cálculo.
Definições e caminhos da formalização do Cálculo
 
11
 
15
 
 
18
Seminário 12 – Diferenças entre o Cálculo de Newton e Leibniz 
Debate: O problema das atribuições de autoria na História da matemática.
22
Seminário 13 – Etapas da criação matemática 
Debate: Criação e formalização do Cálculo
 
25
 Seminário 14 – História da Matemática e Ensino de Matemática 
Debate: É útil para o professor conhecer a História da Matemática?
29
Prova II
DEZ
2
Comentários sobre as provas
6
 Entrega dos trabalhos
 
9
Comentários sobre os trabalhos
13
 Prova Sub

Bibliografia básica G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F. Swetz et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.

Avaliação – participação na nota final
Seminários – 20%
Trabalho – 20%
Prova I – 30%
Prova II – 30%

Prova SUB Aberta, mas substitui apenas provas, mantendo seu peso.

Seminários Temas sorteados no inicio do curso, com apresentação em dupla ou trios com 30-40 minutos de exposição mais 30-40 minutos para debate (o conteúdo do seminário deve ser suficiente para inspirar
o debate).
A nota do seminário será atribuída pela avaliação do desempenho dos alunos na apresentação e no debate – não precisa entregar nada.
Trabalhos Textos ou hipertextos sobre temas escolhidos pelos alunos e aprovados pelo professor. Realização em grupo de até cinco alunos. Há possibilidade de publicação na página http://www.matematica.br/.

Temas para os seminários:
 

Mês
Dia
Assunto
Alunos inscritos
Notas
 AGO 19 Seminário 1 – Discreto e contínuo no surgimento da idéia de número
                               Debate: Ensino de Números
Fernando, Pedro, José Luis 8,5
23 Seminário 2 – Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.
                               Debate: Formação de Fibonacci
Érika, Luciana, Thais 9,5
SET 9 Seminário 3 – Os sofistas e Sócrates.
                               Debate: A Matemática nasceu na Grécia?
Tiago, Camila, Sherly 8,0
16 Seminário 4 – Alexandria e Arquimedes
                               Debate: Arquimedes criou o Cálculo?
Estela, Gisele, Inaí 8,5
23 Seminário 5 – Roma e o fim da Idade Antiga: Boécio
                               Debate: Legados da Antiguidade
Rodrigo, Su, Marco Aurélio, Edson Silva 9,0
OUT 4 Seminário 6 – Matemática na Europa Medieval
                               Debate: Criação científica e liberdade de pensamento
Carolina, Anna, Élio 8,5
 7 Seminário 7 – Culturas e civilizações da Idade Média
                               Debate: Etnomatemática e Eurocentrismo
 Lucia, Maira, Sonia 8,0
 14 Seminário 8 – Logaritmos e as grandes navegações
                               Debate: Sociedade e desenvolvimento matemático
 Carolina, Michele, Isabela 9,5
18 Seminário 9 –Notações algébricas.
                               Debate: Conhecer a história das notações ajuda a ensinar matemática?
Margareth, Danilo, Arnaldo, Alexandre E. 7,5
28 Seminário 10 – Os paradoxos de Zeno
                               Debate: A idéia de limite
 Thaís Michelli, Linamar, Douglas, Huang 9,0
NOV 4 Seminário 11 – Os problemas geradores do Cálculo (áreas, tangentes ...)
                               Debate: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história?
Vânia, Mariana 9,5
 11 Seminário 12 – Diferenças entre o Cálculo de Newton e Leibniz
                               Debate: O problema das atribuições de autoria na História da matemática
 Janaina, Lisandra, Alexandre 8,5
18 Seminário 13 – Etapas da criação matemática
                               Debate: Criação e formalização do Cálculo
Alice, Luis, Rubens 8,0
25 Seminário 14 – História da Matemática e Ensino de Matemática
                               Debate: É útil para o professor conhecer a História da Matemática?
Joseli, Rosiani 8,0

Temas para os trabalhos:
 

Assunto (os temas e títulos são provisórios)
Alunos inscritos
História do Ensino de Geometria no Brasil Joseli, Rosiane, Claudio, Eusébio
Cônicas Érika, Luciana, Thais, Maira, Élio
Benjamin Constant e o Ensino de Matemática Sonia, Gisele, Inay, Leonor
Matemática na Época das Grandes Navegações Douglas, Thais Michelli, Linamar, Lucia
Arquimedes Isabela, Michele, Carolina
Hindus Edson, Rodrigo, Marco
Geometrias Não-Euclideanas  Anna, Carolina
Platão  Tiago, Camila, Sherly, Estela
Trigonometria Fernando, Pedro, José Luiz
Cálculo Margareth, Alexandre, Arnaldo, Danilo
Teoria dos Números Luiz, Alice, Rubens
Mosaico Alexandre L, Janaina, Lisandra, Mariana, Vania
Cálculo Mental: uma análise sob a luz da Álgebra Su

Grupo de discussão Os alunos são convidados a inscrever-se no grupo de discussão da disciplina, enviando uma mensagem para mat341-subscribe@yahoogrupos.com.br ou acessando a página http://br.groups.yahoo.com/group/mat341/ .

 
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