Instituto de Matemática e Estatística
MAT412 - Análise de Textos Didáticos
2º Semestre de 2017 –
Curso de
Licenciatura em Matemática – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi
brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A,
3091-6267
Turma: 2017242 Período: 01/08/2017 - 15/12/2017 Horário: ter 10h00 11h40 sex 08h00 09h40
Monitora: Janaina janaina.baldan.santos@gmail.com.
Horário de
monitoria: quintas-feiras,
das 13 horas às 14 horas
Local da monitoria:
Objetivos
Discutir o papel e o valor de
um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina.
Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise
crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos
nacionais, podendo incluir textos paradidáticos. Comparar livros didáticos de
matemática elementar de diferentes épocas
Programa
1. Histórico dos currículos
de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus
reflexos nos livros didáticos.
2. As avaliações
institucionais do livro didático no Brasil.
3. Critérios de análise de
textos didáticos para o ensino básico.
4. Análise crítica de textos
didáticos.
5. O papel da mediação do
professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis:
palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise
de textos paradidáticos; o uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de
aula
Organização
das atividades avaliativas
Cronograma
Mês |
Terça 10h00 |
Assunto |
Sexta 08h00 |
Assunto |
AGO |
01 |
Apresentação do curso Organização dos grupos e trabalhos |
04 |
1.
Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil:
concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos. História do livro didático de matemática no Brasil- Páginas 38 a 48 |
|
08 |
Análise de livros até meados da década de 1960 |
11 |
Página 96 a 112 Análise dos livros do Movimento da Matemática Moderna |
|
15 |
2. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil. HOFLING,
Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de
governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educ. Soc.,
Campinas , v. 21, n. 70, p. 159-170, Apr. 2000. |
18 |
|
|
22 |
3. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino
básico. Páginas 61-69, 77-111 |
25 |
Conversa com autor Antonio José
Lopes Bigode |
29 |
01 |
MACHADO,
Nilson José. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em aberto, v.
16, n. 69, 2008. |
||
SET |
05 |
Não há aula |
08 |
Não há aula |
|
12 |
Não há aula |
15 |
Não há aula |
19 |
4. Análise crítica de textos didáticos. Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Iniciais |
22 |
Conversa com editor Roberto
Henrique Lopes da Silva Produção de conteúdos digitais (adiada) |
|
26 |
Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Iniciais |
29 |
Conversa com a youtuber Julia Jaccoud Ensino de matemática no youtube |
|
OUT |
03 |
Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais |
06 |
Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais |
|
10 |
5. O papel da mediação do
professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem. Conversa com autor Nílson José Machado Nove quilos de reflexões sobre o livro didático |
13 |
Não há aula |
|
17 |
Análise de livros do Ensino Médio |
20 |
Mostra do CAEM – sem aula |
24 |
Conversa sobre as atividades |
27 |
Conversa com o editor Igor Marinho
Guimarães da Nóbrega Edição de livros didáticos: um “compartilhar” da matemática |
|
31 |
Análise de livros do Ensino Médio |
03 |
Não há aula |
|
NOV |
07 |
Conversa com a professora Iole de Freitas Druck A BNCC |
10 |
Análise de livros do EJA |
|
14 |
Análise de livros
do EJA
http://agencia.fapesp.br/a_representacao_do_negro_no_livro_didatico/26602/ |
17 |
Análise de livros paradidáticos |
21 |
Análise de livros paradidáticos |
24 |
O uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula |
|
28 |
O uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula |
01 |
Apresentação dos textos
didáticos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 |
|
DEZ |
05 |
Apresentação dos textos
didáticos Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6 |
08 |
|
|
12 |
|
15 |
|
Atividades avaliativas: N1=Participação nas leituras, N2=Avaliação de textos, N3=Produção de texto didático. M=( N1+ N2+ N3)/3