Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT412 - Análise de Textos Didáticos

 

2º Semestre de 2017 Curso de Licenciatura em Matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi

 

www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

 

Turma:            2017242 Período:        01/08/2017 - 15/12/2017 Horário: ter           10h00  11h40  sex      08h00  09h40

 

 

Monitora: Janaina janaina.baldan.santos@gmail.com.

Horário de monitoria: quintas-feiras, das 13 horas às 14 horas

Local da monitoria:

 

Objetivos

Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos paradidáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas

 

Programa

 

1. Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos.

2. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil.

3. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico.

4. Análise crítica de textos didáticos.

5. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.

 

Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise de textos paradidáticos; o uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula

 

Calendário USP Graduação

 

Organização das atividades avaliativas

 

Notas

 

Cronograma

 

Mês

Terça

10h00

Assunto

Sexta

08h00

Assunto

AGO

01

Apresentação do curso

Organização dos grupos e trabalhos

04

1. Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos.

SILVA, Daniel Romao da. Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010

 

História do livro didático de matemática no Brasil- Páginas 38 a 48

 

08

Análise de livros até meados da década de 1960

11

SILVA, Daniel Romao da. Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010

 

Página 96 a 112

 

Análise dos livros do Movimento da Matemática Moderna

 

15

2. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil.

HOFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 21, n. 70, p. 159-170,  Apr.  2000.

18

DE BRITTO, Tatiana Feitosa. O Livro Didático, o Mercado Editorial e os Sistemas de Ensino Apostilados. 2011.

 

22

3. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico.

LOPES, Jairo de Araújo et al. Livro Didático de Matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em Educação Matemática. 2000

Páginas 61-69, 77-111

25

Conversa com autor Antonio José Lopes Bigode

29

BOCCHINI, Maria Otilia. Legibilidade visual e projeto gráfico na avaliação de livros didáticos pelo PNLD. Anais do Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007.

01

MACHADO, Nilson José. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em aberto, v. 16, n. 69, 2008.

 

SET

05

Não há aula

08

Não há aula

 

12

Não há aula

15

Não há aula

19

4. Análise crítica de textos didáticos.

Análise de livros do Ensino Fundamental Anos Iniciais

22

Conversa com editor Roberto Henrique Lopes da Silva

Produção de conteúdos digitais

(adiada)

26

Análise de livros do Ensino Fundamental Anos Iniciais

29

Conversa com a youtuber Julia Jaccoud

Ensino de matemática no youtube

OUT

03

Análise de livros do Ensino Fundamental Anos Finais

06

Análise de livros do Ensino Fundamental Anos Finais

 

10

5. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.

Conversa com autor Nílson José Machado

Nove quilos de reflexões sobre o livro didático

 

13

Não há aula

 

17

Análise de livros do Ensino Médio

20

Mostra do CAEM sem aula

24

Conversa sobre as atividades

27

Conversa com o editor

Igor Marinho Guimarães da Nóbrega

Edição de livros didáticos: um compartilhar da matemática

31

Análise de livros do Ensino Médio

03

Não há aula

NOV

07

Conversa com a professora Iole de Freitas Druck

A BNCC

10

Análise de livros do EJA

 

14

Análise de livros do EJA


A representação do negro no livro didático

Pesquisa investiga como a atuação dos ex-escravos no contexto pós-abolição é apresentada nas obras destinadas ao ensino fundamental e médio

http://agencia.fapesp.br/a_representacao_do_negro_no_livro_didatico/26602/

17

Análise de livros paradidáticos

21

Análise de livros paradidáticos

24

O uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula

28

O uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula

01

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

DEZ

05

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

08

 

 

 

12

 

15

 

 

 

Atividades avaliativas: N1=Participação nas leituras, N2=Avaliação de textos, N3=Produção de texto didático. M=( N1+ N2+ N3)/3