Aplicação de Métodos de Usabilidade Ágeis em Software Livre

Este projeto realiza a exploração dos principais métodos para desenvolvimento de sistemas com boa usabilidade, definidos tanto no âmbito de desenvolvimento tradicional da engenharia de software, quanto no âmbito de métodos ágeis, com o objetivo de entender quais os métodos que melhor se encaixam no contexto de ambientes de desenvolvimento de sistemas de software livre.

Nesse tipo de sistema não se pode garantir a existência de especialistas na área de usabilidade, já que a maior parte dos contribuidores são desenvolvedores voluntários, preocupados em resolver problemas de implementação específicos do sistema. As práticas de usabilidade com métodos ágeis melhor se aplicam a este contexto, pois diminuem a distância entre descobertas de usabilidade e aplicação destas no sistema. Porém, ainda não resolvem o fato desse tipo de sistema possuir carácter distribuído, aberto e colaborativo, o que impede ou diminui a possibilidade de aplicação de práticas face a face, tão valorizadas por práticas de usabilidade e métodos ágeis. Contudo, colocar a preocupação em atender às reais necessidades do usuário durante o desenvolvimento de um sistema, é fundamental, seja qual for o contexto que este seja produzido.

Por esse motivo, o objetivo principal deste projeto é fornecer adaptações aos métodos de usabilidade que possibilitem que os contribuidores de sistemas de software livre, os apliquem facilmente durante o desenvolvimento, de forma a produzir sistemas com boa usabilidade, apoiando-se em práticas ágeis e automatização.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.