Index of /~alair/FilomenaAndTheKing/VacinasContaminadas

[ICO]NameLast modifiedSizeDescription

[PARENTDIR]Parent Directory  -  
[   ]BastaDeFinalFeliz.pdf2009-12-18 15:38 168K 
[   ]PeritosSobPericia.pdf2010-01-20 14:47 109K 
[TXT]README.html2010-06-25 16:52 4.0K 

Vacinas Contaminadas

Vacinas Contaminadas: arquivos disponíveis

BastaDeFinalFeliz.pdf: Correspondência enviada a amigos católicos apresentando questões científicas, filosóficas e políticas envolvendo o atual estado de pandemia mundial decretado por causa da gripe suína (gripe A H1N1). Peça importante nesta correspondência é uma entrevista dada por Teresa Forcades i Vila em Sentembro de 2009. De forma muito responsável e bem fundada, a especialista apresenta diversas irregularidades graves questionando as campanhas de vacinação decorrentes. Dentre os tantos episódios anômalos que foram abordados e documentados na entrevista, episódios não esclarecidos, está o fato de que uma das três fornecedoras da vacina usada na vacinação brasileira, a farmacêutica Baxter, havia em janeiro de 2009 despachado 72 Kgs de princípio ativo para vacinação contra gripe aviária no leste europeu e que eram de fato contaminadas com virus letais. Por muito pouco não provocaram uma real estado de pandemia, muito mais grave do que esta doença que justifica o estado de pandemia atual, mas que mata menos que a gripe sazonal de cada ano. Se por um lado muitas vezes é difícil encarar as circunstâncias todas da realidade com coragem e confiança, não existe outro caminho que nos dê mais satisfação.
Não menos importante que as denúncias acima são os comentários que esta correspondência faz à entrevista dada por Emmanuel Exitu, premiado diretor do documentário Greater defeating AIDS. O filme aborda a experiência de Vicky Aryenyone, doente de AIDS abandonada pelo marido que a contaminou. O breve documentário do diretor italiano Emmanuel Exitu trata da experiência de vida em torno da ONG Meeting Point na Uganda, que devolveu a vida e a esperança a Vicky. Mais interessante ainda é a postura com que o diretor valoriza e se deixa guiar pela realidade, sem censurar nada dela. Se por um lado isto requer uma esperança e uma confiança muito grandes, por outro lado é muito mais correspondente e nos ensina muito mais. "Tenho extrema confiança de que a realidade fala". Exitu não cala a realidade, nem tampouco se satisfaz com um filme onde o final feliz forjado pela medida de sua própria criatividade: "Eu busco a esperança, não o final feliz. [...] Esse é o meu motor e a força de Greater. Porque o final feliz torna mudo e surdo o mal que se viveu. A esperança, ao contrário, não precisa esquecer nada, arde sempre." (TeresaForcades.avi: cópia local de vídeo-entrevista que sustenta as denúncias mencionadas.)

PeritosSobPericia.pdf: Comentários a um artigo publicado em 19/01/2010 no jornal O Estado de São Paulo acrescentando às denúncias acima mencionadas a revelação a cerca de que os cientistas que assinaram parecer justificando a decretação do estado de pandemia pela ONU também recebiam verbas das companhias farmacêuticas. Muitos cientistas se manifestaram afirmando que estas circunstâncias caracterizariam conflito de interesse (o que põe em dúvida tais pareceres) face ao fato de que as companhias farmacêuticas envolvidas seriam elas mesmas interessadas no decreto devido às previsíveis vendas massivas de vacinas. (É muito frequente o relato de que pesquisadores independentes e pesquisadores patrocinados pela indústria farmancêutica assumam posições muito diversas em comissões de Pesquisa na área de Saúde, inclusive comissões de ética.) Por conta deste artigo e destes comentários, divulgamos publicamente a colegas do meio acadêmico a correspondência acima descrita e a entrevista de Teresa Forcades.

README.html: estes comentários aos arquivos.


Alair