Ritmoprática - MOVIMENTAÇÃO TRANSFORMADORA DO DESTINO HUMANO

Tomio Kikuchi

Musso Publicações, São Paulo, 4a.  edição, 1998, 42 páginas

O senso comum tende a associar ritmo com cadência musical. Uma compreensão mais abrangente da manifestação universal, no entanto, conduz a um conceito fundamental para a correta compreensão da vida, em sua expressão global.
Ritmo é o desequilíbrio harmonioso, no espaço e no tempo, de elementos expressivos, com alternância de valores de diferente intensidade, de forma regular e periódica. Não se pode, assim, conceber vida sem ritmo. Ritmo, por assim dizer, é uma das propriedades estruturais da vida; sem exceção.
Existe ritmo no desenvolvimento do embrião, na evolução do universo, no processo histórico, no comportamento econômico, na percepção estética, na aterrissagem do avião, no vôo da borboleta, no crescimento espiritual, na precipitação pluvial, na semeadura e colheita da lavoura. A expressão rítmica do corpo humano, como se sabe, não se restringe ao batimento cardíaco ou à respiração. 0 homem trabalha e repousa; anda; se expressa por palavras e gestos; renova quase que completamente a totalidade de sua substância orgânica num período de aproximadamente 7 anos.
O presente volume, Ritmoprática, mais que uma técnica de ginástica, introduz o CONCEITO DE APROVEITAMENTO PRÁTICO DO RITMO, NO EXERCÍCIO, podendo ser, portanto, aproveitado em inúmeras técnicas de ginástica e trabalho corporal. Apresenta, não obstante, um reduzido grupo de exercícios, simples e eficientes, buscando reintegrar o ser humano ao fluxo universal, onde a saúde é uma conseqüência natural da vida maior.

VOLTAR À LISTA DE LIVROS

setstats 1