Seminários A5

IME - USP

American/British flag English

Bem-vinde à página do seminário organizado pelo Grupo A5. Nosso objetivo é organizar seminários introdutórios sobre áreas atuais de pesquisa, com os professores do Instituto e de fora.

Os seminários neste semestre ocorrem de quinta-feira às 16h. Ocasionalmente teremos seminários dados por alunos e convidados de terça-feira pela tarde.

Para ver a última palestra clique aqui.

Palestras em 2021/1

17 de Junho
Palestrante
André Salles de Carvalho (IME)
Título
A forma do Universo e a Matemática
Resumo
Vamos discutir superfícies e 3-variedades e vamos fazê-lo de maneira lúdica, com muitas imagens e usando um programa que nos permite passear dentro de espaços tridimensionais.
Horário
16h
Gravação
YouTube
22 de Junho
Palestrante
Thiago Landim (Sorbonne)
Título
Categorias para o não-categórico
Resumo
A análise em grupos topológicos tem como sua base a dualidade de Pontrjagin. Após passearmos por algumas ideias de categorificação, veremos definições básicas, que serão usadas para generalizar a dualidade de Pontrjagin para o reino não-comutativo. Veremos também alguns resultados relacionados.
Horário
18h
Gravação
YouTube / Slides
24 de Junho
Palestrante
João Nuno Mestre (CMUC)
Título
Algumas abordagens à geometria diferencial de espaços singulares
Resumo
Vamos falar de algumas formas de fazer geometria diferencial com espaços que não são tradicionalmente suaves, ou seja que têm singularidades, por exemplo zeros de funções suaves ou quocientes por ações de grupos. Algumas das ferramentas que são utilizadas são álgebras de funções suaves, grupóides de Lie, e estratificações, das quais vamos ver definições e exemplos.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides
1 de Julho
Palestrante
Nataliia Goloshchapova (IME)
Título
Introdução aos grafos quânticos
Resumo
Um grafo quântico é uma rede composta de arestas e vértices, nos quais as funções são definidas e um operador diferencial linear atua. Os grafos fornecem modelos simplificados em matemática, física, química e engenharia, quando se considera a propagação de ondas de vários tipos através de um sistema quasi-dimensional que se parece com uma vizinhança fina de um grafo.
Primeiramente, apresentaremos uma breve descrição dos objetos e dos conceitos básicos da Teoria dos Grafos. Em seguida, discutiremos o problema de Cauchy, estabilidade das ondas solitárias das equações não lineares de Schrodinger, Klein-Gordon, e Korteweg-de Vries na reta e no grafo métrico.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides / Referências
8 de Julho
Palestrante
Guilherme Mota (IME)
Título
Teoria de Ramsey: uma introdução e avanços recentes.
Resumo
Na primeira parte do seminário faremos uma (muito breve) introdução à Teoria de Ramsey, onde serão apresentados alguns resultados clássicos. Na segunda parte, discutiremos resultados recentes envolvendo o número tamanho Ramsey de um grafo H, que é definido como a menor quantidade de arestas sr_r(H) tal que existe um grafo G com sr_r(H) arestas e a seguinte propriedade: toda coloração das arestas de G com r cores contém uma cópia monocromática de H.
Horário
16h
Gravação
Youtube
13 de Julho
Palestrante
Cynthia Bortolotto (ETH Zurich)
Título
O problema do empacotamento de esferas
Resumo
Definiremos o problema de empacotamento de esferas e discutiremos algumas de suas noções básicas e aplicações. Veremos como o problema se relaciona com análise de Fourier e discutiremos brevemente o breakthrough de Maryna Viazovska, que resolve o problema em dimensão 8 e 24.
Horário
15:30h
Gravação
Youtube
15 de Julho
Palestrante
Kostiantyn Iusenko (IME)
Título
Homologia em álgebras de dimensão finita
Resumo
Na primeira parte dessa palestra brevemente revisarei as noções básicas sobre as álgebras de dimensão finita e seus módulos. Na segunda parte veremos certos invariantes homológicos das álgebras (tais como dimensão global e homologia de Hochschild), conjeturas abertas sobre eles e os resultados recentes.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides
20 de Julho
Palestrante
Thiago Landim (Sorbonne)
Título
Uma introdução à Matemática Sólida
Resumo
Nos anos de 2018 e 2019, Dustin Clausen e Peter Scholze desenvolveram uma nova teoria que pretende mudar a maneira como são estudadas estruturas algébricas dotadas de topologias, a matemática condensada. Neste seminário, introduziremos alguns conceitos básicos que enveredam no que eles chamaram de matemática sólida.
Horário
16h
Gravação
Youtube
22 de Julho
Palestrante
Mikhailo Dokuchaev (IME)
Título
Ações parciais
Resumo
Ações parciais formam uma ferramenta eficiente no estudo de C*-álgebras geradas por isometrias parciais e são úteis também em álgebra, em particular, no estudo de álgebras graduadas e certas classes de semigrupos. Faremos uma breve introdução às ações parciais e descrevemos algumas linhas de pesquisa.
Horário
16h
Gravação
Youtube
ADIADO
Palestrante
Patrícia Ewald (IME)
Título
Por que estudar teoria de gauge?
Resumo
Teoria de gauge (ou teoria de calibre) é o nome que se dá ao estudo de conexões em fibrados na matemática, ou a certas teorias de campos muito importantes na física. Ela pode ser abordada de vários pontos de vista, e frequentemente funciona como ponte entre áreas. O objetivo desta palestra é introduzir o estudo de fibrados, conexões e a equação de Yang-Mills, comentando sobre a relação com a física, e apontando alguns exemplos de aplicações passadas e pesquisa atual em áreas diferentes da matemática.
Horário
16h
Link
Meet
Contato
acinco [at] ime.usp.br
Organizadores
Pietro Mesquita Piccione, Henrique de Oliveira Rocha, Adriana Mayumi Shiguihara, Thiago Guelfi, Victor Pirozelli e Thiago Brevidelli Garcia