[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: USP perde o posto de melhor universidade da AmÃrica Latina



Uma coisa à certa: uma universidade nÃo pode aumentar o nÃmero de
alunos, por motivos polÃticos(criaÃÃo da EACH-USP Leste, por exemplo)
ou mà gestÃo(criaÃÃo de novos cursos), comprometendo suas finanÃas. A
USP tem atualmente quase 90.000 alunos!

Outra coisa à certa: com raras exceÃÃes, professores sÃo pÃssimos
gestores, de modo que as universidades pÃblicas brasileiras deveriam
mudar seus sistemas de gestÃo, acabando com a escolha de reitores
professores incompetentes dentro de seus prÃprios quadros.

Pedro
Citando Pedro Luis do Nascimento Silva <pedronsilva@gmail.com>:

Gustavo,

seria muito bom publicar anÃlises como a que vocà descreve, para benefÃcio
da discussÃo e de outros cursos. Serà que nÃo caberia um artigo curto com
estes resultados no Boletim da ABE? Fica a sugestÃo.

Abs, Pedro.




Em 28 de maio de 2014 09:33, Gustavo Ferreira <gustavof22@gmail.com>escreveu:

Elias, Pedro e demais colegas

Contribuindo um pouco na discussÃo sobre a reduÃÃo de vagas, devemos
observar que nem sempre os alunos evadidos sÃo aqueles que ingressam nas
Ãltimas vagas do curso. Em uma anÃlise preliminar realizada aqui na ENCE
(apenas com alunos que ingressaram a partir de 2010) nÃo encontramos
evidÃncias de que o desempenho dos alunos no curso (mensurado via CR e grau
de adiantamento) esteja correlacionado com a nota de entrada.

Em outras palavras, diminuir o nÃmero de vagas pode implicar em reduÃÃo
proporcional no nÃmero de formados...

sds
Gustavo Ferreira
ENCE



Em 28 de maio de 2014 07:51, Elias T. Krainski <eliaskrainski@yahoo.com.br
> escreveu:

 Caro Pedro,

Concordo com todos os pontos que voce levantou, infelizmente... A ideia
geral da proposta esta baseada em menos horas em sala de aula. Isso implica
mais horas fora da sala de aula. Sei que a principal barreira sao as 3000
horas aula, exigidas por lei, pois tambem ja participei de reforma
curricular.

E' realmente dificil a questao das disciplinas... Minha opiniao nisso
baseia-se no fato de que em vez de eu ter feito quatro disciplinas de
regressao na graduacao poderia ter feito uma ou duas mais gerais que
englobassem o assunto das quatro. Ou seja, poderia ter reduzido 'a metade o
numero de horas em sala de aula.

Abs,
Elias.


On 28/05/14 10:56, Pedro Luis do Nascimento Silva wrote:

 Elias,

 HÃ algumas questÃes que no momento dificultariam adotar ideias como as
que vocà propos.

 1. Os alunos que chegam ao bacharelado aqui talvez nÃo tenham o mesmo
preparo em matemÃtica que os noruegueses (paÃs cuja universidade e curso
vocà usou como exemplo).

 2. LÃ na universidade norueguesa os cursos tomados durante o
bacharelado podem contar como crÃditos para o curso de mestrado. Creio que
isto nÃo à viÃvel aqui no Brasil, por enquanto, por restriÃÃes legais.

 3. HÃ uma legislaÃÃo federal definindo carga horÃria e currÃculo mÃnimo
para os cursos de bacharelado em estatÃstica. Esta exige carga e conteÃdo
muito maiores que as 1440 horas da sua sugestÃo.

 4. Outra forma de reduzir a relaÃÃo aluno / professor à reduzir a
oferta de vagas. Nos cursos de estatÃstica, a evasÃo à imensa. Cerca de 2/3
dos que entram nÃo terminam. Menor oferta de vagas implicaria seletividade
mais intensa. EntÃo à possÃvel argumentar que reduzir as vagas talvez
pudesse ser feito sem dano ao nÃmero de concluintes.  Infelizmente, medidas
como essa vÃo contra as orientaÃÃes polÃticas vigentes, que vÃo no sentido
da ampliaÃÃo do nÃmero de vagas, e poderiam ser vistas como indicativo de
problemas nos cursos (Ã uma das penalidades impostas pelo MEC a cursos que
sÃo mal avaliados).

 5. Finalmente, tambÃm se pode reduzir a relaÃÃo aluno / professor Ã
aumentando os quadros docentes, permitindo que estes tenham menor carga
didÃtica de aulas e mais tempo para dedicaÃÃo Ãs atividades de pesquisa e
extensÃo, e mesmo ao preparo de cursos mais atraentes e motivadores. Mas
esta à talvez a variÃvel de menor elasticidade dentre as que se pode
manejar numa universidade (seja pÃblica ou privada).

 Vale comentar que vÃrios cursos de bacharelado tÃm enfrentado
discussÃes e implementado reformulaÃÃes curriculares recentes. Na ENCE
estamos quase ao final de um ciclo de debates que vai levar a uma
reformulaÃÃo do curso a partir de 2015. Infelizmente, parte da dura
discussÃo com os docentes à decidir o que pode ser retirado da carga de
cursos obrigatÃrios, e hà muita pressÃo para manter grande nÃmero de
disciplinas como obrigatÃrias.

 Note que acho fundamental que discussÃes como a que vocà propÃs sejam
travadas na comunidade. Mais um SINAPE vem aÃ, e tenho certeza de que
conversas como essa vÃo fazer parte dos papos entre coordenadores e
docentes dos vÃrios cursos de graduaÃÃo quando se encontrarem por lÃ.

 SaudaÃÃes, Pedro.


 Em 28 de maio de 2014 04:46, Elias T. Krainski <
eliaskrainski@yahoo.com.br> escreveu:

 Caros,

Notei na noticia a alusao a reducao do numero de alunos por professor.
E' possivel implementar uma politica simples e reduzir numero de
alunos por
professores sem aumentar custos, alias, reduzindo custos.

Tomo como exemplo o curso de bacharelado em estatistica. Atualmente sao
necessarias 3000 (3 mil) horas pelas para um aluno se formar bacharel em
estatistica. Observacao a parte: Em universidades com curso noturto tem
sido bem dificil colocar todas essas horas em menos de 5 anos, dado a
restricao de 20 horas semanais em sala de aula... Para ter em 4,5 anos e'
necessario atribuir 300 horas em outras atividades que nao em
sala de aula.
Em cursos diurnos e' possivel fazer em 4 anos tendo 6 disciplinas de 4
horas por semestre complementando 120 horas com outras atividades.

Se fossem reduzidas essas 3000 horas para 1440 horas poderiamos reduzir
para a metade o indice numero de alunos por professores sem
reduzir custos.
Mas so' 1440 horas????? Explico: Se em vez de 20 horas semanais em sala de
aula com 5 disciplinas de 4hs (ou 24 horas semanais para cursos em 4 anos)
tivessemos 15 horas semanais (4 disciplinas de 4hs) em apenas 6 semestres
(3 anos).

Isso nao e' loucura uma vez que e' usado na NTNU (
http://www.ntnu.no/studier/bmat/oppbygging/st . O bacharelado em
matematica com especializacao em estatistica e' completado em 6 semestres.
Geralmente os alunos fazem mais dois anos e saem com o grau de mestre (
http://www.ntnu.edu/studies/msmnfma/components)

[]
Elias

On 27/05/14 21:05, Artur Lemonte wrote:

 Veja


http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/05/1460627-usp-perde-posto-de-melhor-da-america-latina-para-universidade-chilena.shtml

 [ ]'s, AL





 --
Pedro Luis do Nascimento Silva
*ISI President-Elect 2013-2015*
IBGE - Escola Nacional de CiÃncias EstatÃsticas
Phone: +55 21 21424957






--
Pedro Luis do Nascimento Silva
*ISI President-Elect 2013-2015*
IBGE - Escola Nacional de CiÃncias EstatÃsticas
Phone: +55 21 21424957