[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Carta Aberta da Associação Brasileira de Estatística refere aos últimos acontecimentos reportados na imprensa sobre o IBGE




Prezados Redistas,

Em nome a Diretoria e CD da ABE agradeço as manifestações dos vários colegas relativas à "Carta Aberta da Associação Brasileira de Estatística refere aos últimos acontecimentos reportados na imprensa sobre o IBGE".

Abaixo apresento a resposta da Presidenta do IBGE, Dra. Wasmália Bivar, à nossa carta:

Início da mensagem encaminhada:

Assunto: Re: Carta Aberta da Associação Brasileira de Estatística refere aos últimos acontecimentos reportados na imprensa sobre o IBGE
Data: 29 de abril de 2014 16:09:29 BRT
Para: Francisco Louzada <louzada@icmc.usp.br>

Prezados Professor, 
Ao agradecer a reprovação dessa Associação a qualquer ingerência externa no IBGE, reafirmo que a decisão de interromper as divulgações trimestrais da PNAD Contínua foi de natureza institucional, uma vez que, com os atuais recursos humanos disponíveis no IBGE, poderia ser arriscado mantê-los mobilizados em todas as atividades envolvidas na divulgação e não concentrar esforços na produção do indicador de renda domiciliar per capita dentro do prazo legal exigido pela Lei Complementar 143. 
Como certamente é do conhecimento da ABE, o IBGE tinha se programado para fornecer as estimativas requeridas em janeiro de 2016, para serem aplicadas na distribuição dos recursos no exercício de 2017. Ocorre, porém, que a Lei Complementar 143 requer divulgação dos dados até janeiro de 2015, ou seja, um ano antes. 
Saliento que foi criada força tarefa que elaborará proposta de trabalho que permita manter o calendário de divulgação dos resultados da PNAD Contínua ao longo de 2014 e, concomitantemente, contemple cronograma de produção do indicador de renda domiciliar per capita até janeiro de 2015. Com base nessa proposta, a Direção se comprometeu a analisá-la e reavaliar as decisões envolvendo a Pnad Contínua e suas divulgações. Com estas providências, o IBGE assegura que a questão estará sendo tratada com o máximo empenho institucional, que adotará os métodos mais adequados para obtenção das estimativas requeridas pela Lei 143/2013 e retomará a regularidade da divulgação das informações da PNAD Contínua, pesquisa que reafirma ser de suma importância para o país. 
Atenciosamente, 

Wasmália Bivar
Presidenta do IBGE


Att

Prof. Francisco Louzada
Pela Diretoria e Conselho Diretor da ABE





Em 17/04/2014, às 11:12, Francisco Louzada escreveu:


Carta Aberta da Associação Brasileira de Estatística refere aos últimos acontecimentos reportados na imprensa sobre o IBGE

17 de abril de 2015.

A Associação Brasileira de Estatística (ABE) vem a público manifestar sua reprovação a qualquer ingerência externa em questões eminentemente técnicas e de metodologias desenvolvidas por instituição renomada e que vem demonstrando, ao longo dos anos, sua lisura e competência técnica. A autonomia e independência de institutos de estatística como o IBGE são condições essenciais para sua credibilidade, e esta por sua vez, é essencial para que cumpram plenamente sua função de retratar com fidelidade a realidade do país.

Acreditamos que o IBGE vem cumprindo a sua missão institucional de forma excepcional, e externamos nossa confiança no trabalho deste importante órgão do Estado brasileiro. Destacamos também seu permanente compromisso com o melhoramento da qualidade de suas pesquisas, além da divulgação transparente e pontual dos resultados
nelas obtidos para todos os setores da sociedade brasileira.

Seu quadro técnico é formado por profissionais altamente qualificados, titulados em instituições nacionais e internacionais de renome, e alguns reconhecidos internacionalmente por suas contribuições metodológicas. Assim sendo, estão totalmente capacitados a tomar decisões relativas às pesquisas desenvolvidas, as quais fornecem subsídios essenciais para diversas ações governamentais e para a informação da sociedade.

Att

Prof. Francisco Louzada
Presidente da ABE
Pela Diretoria e Conselho Diretor da ABE
 





--
Prof. Francisco Louzada
USP  São Carlos   Brazil                             


Prof. Francisco Louzada
USP  São Carlos   Brazil