[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Assembleia Geral das Nações Unidas aprova os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais



Denise,

Que bela notícia!
E vamos nós cada vez mais procurando abastecer a sociedade com informações que ele precisa.



Em 3 de fevereiro de 2014 09:32, Denise Britz do Nascimento Silva <denisebritz@gmail.com> escreveu:
Caros
 
Para conhecer.
Abraços
Denise
=======================================

Assembleia Geral das Nações Unidas aprova os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais

No último dia 29/01/2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais, que orientam a produção e disseminação das estatísticas oficiais em todo o mundo.

A aprovação foi considerada um “momento histórico” para o sistema estatístico global, pelo diretor da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD), Stefan Schweinfest. Em carta enviada aos institutos oficiais de estatística internacionais, entre eles o IBGE, Schweinfest diz que a aprovação dos Princípios pela ONU mostrou o quanto a comunidade estatística internacional consegue alcançar quando trabalha em conjunto e ressaltou que o trabalho está apenas começando, pois agora é o momento de reforçar o foco na implementação dos Princípios, especialmente levando em consideração o contexto global, no qual os estatísticos devem continuamente dar respostas a novos desafios em termos de políticas econômicas, sociais e ambientais.

Os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais foram desenvolvidos e adotados pela Conferência dos Estatísticos Europeus em 1992. Estatísticos em outras partes do mundo logo perceberam que os Princípios tinham importância global muito mais ampla, e, após um processo de consulta internacional, a Comissão de Estatística das Nações Unidas adotou, em 1994, o mesmo conjunto de Princípios. Eles podem ser conhecidos no site do IBGE, pelo link abaixo.
 
Adicionalmente, o IBGE publicou recentemente o Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE no qual apresenta o conjunto de diretrizes, princípios e indicadores de boas práticas adotados pelo Instituto na produção das estatísticas oficiais, tendo como referência o Código Regional de Boas Práticas das Estatísticas para a América Latina e o Caribe.
http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/codigo_boas_praticas.shtm
 
 



--
Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
           2142 0473 - IBGE