Entrevistas no Boletim

Caros Redistas,

Eu realmente não sabia se a idéia dos estatísticos ilustres
tinha sido do Basílio ou minha, então passei a paternidade
para ele para não ser inconsequente. Lembro apenas que nós
conversamos em Salvador sobre esse assunto em 2001 se não
me engano.

Agora eu dei uma idéia a Profa. Elisete que ainda não foi
implementada. Não estou cobrando aqui não, mas acho
interessante. Em cada número do Boletim da ABE haveria
uma entrevista com algum estatístico muito experiente,
com perguntas feitas sobre sua vida, como se interessou pela
estatística ou probabilidade, nos moldes das entrevistas do
Statistical Science. Em 20 anos cobririam-se 60 entrevitados,
pois são três números por ano. Acho que tem gente muito boa
para 20 anos, começando pelos mais velhos. No futuro, essas
entrevistas poderiam ser editadas num booklet pela ABE.

Fico muito contente em saber que as correspondências entre
os professores Caio e Ruy Gomes - documentos históricos
importantes no início da probabilidade do Brasil-, poderão
parar no Museu Ruy Luis Gomes do Departamento de Matemática da
Universidade do Porto (Portugal). O Dachs dizia que "toda
a probabilidade no País no início dos anos 70 cabia numa
mesa de bar".

Finalmente, lembro de ter cruzado algumas vezes com o
Prof. Ruy Gomes no 13o andar do antigo local do Depto
de Matemática da UFPE. O prédio hoje é voltado às ciências
sociais. Ele era o ícone dos matemáticos de Recife, numa
época que transitavam com frequência por aqui inúmeros matemáticos
ilustres. Lembro bem do Manfredo e do Élon, ambos do IMPA,
e Leopoldo Nachbin, o último garimpando jovens talentosos na
engenharia para levar para Rochester. Quase que eu ia para lá!

Cordiais Saudações,

Gauss