Informações Relacionadas ao Processo de Inscrição

Inscrição A inscrição no Programa de Verão será exclusivamente via Internet, por meio deste site. Para se inscrever em um ou mais cursos são 3 passos: Passo 1: Se você já tem conta no sistema do Verão do IME-USP, siga para o passo 2.
Se não, é necessário criar uma conta. Clique aqui para saber mais.
Passo 2: Use o seu e-mail e senha de cadastro (do passo 1) para "entrar" (logar) no sistema do Verão IME-USP, após isso o seu primeiro nome deve aparecer no topo da página.
Na página de cursos, selecione os cursos que deseja, "clicando" na seta verde (indicada na figura abaixo).
    
Importante: Clique sobre a "lupa" (no centro da imagem acima), a partir dali você terá vários detalhes sobre o curso, como descrição e pré-requisitos necessários para quem deseja fazê-lo.
Havendo interesse em mais cursos, selecione-os na inscrição. Mas atenção:
- Aos pré-requisitos recomendados e ao público-alvo;
- Se o curso for presencial, as aulas serão em um dos prédios do IME-USP;
- Aos horários de aula (mesmo os cursos à distância terão aulas síncronas - no horário indicado).
Antes de completar sua inscrição, confira as instruções do passo 3.
Passo 3: Atenção, se tiver interesse em mais de um curso, gere uma única inscrição (e um único boleto quando houver), pois o sistema não permite mais de uma inscrição por dia.
Caso solicite inscrição oem curso com desconto especial, em geral, será necessário encaminhar um arquivo comprovando o atendimento às regras do desconto. Neste caso, anexe um arquivo (usualmente formato PDF) para cada curso que solicitou desconto.
Após selecionar o primeiro curso, no canto direito da barra superior (em cinza), deverá aparecer a mensagem Solicitações (1). Ao selecionar mais cursos, o total de cursos selecionados será ali indicado.
Após selecionar todos os cursos de interesse "clique" na citada mensagem (no canto superior direito da página). Você será direcionado para uma página com os detalhes dos cursos selecionados.
Nesta página também é possível solicitar isenção nos cursos pagos. Para mais informações, clique aqui.
Se estiver tudo correto, marque a opção Li e estou ciente dos requisitos do(s) curso(s) e clique no botão Concluir Inscrição.
Após o passo 3, se tiver inscrito em algum curso com taxa, você receberá uma nova página Inscrição realizada, com um resumo dos cursos em que solicitou inscrição.
Se você tiver solicitado inscrição em algum curso com taxa e não tiver solicitado isenção, na tabela aparecerá a mensagem Aguardando confirmação de pagamento do boleto, assim, para gerar o boleto clique sobre o botão Exibir boleto.
Ao clicar no botão Exibir boleto será gerado um arquivo em formato PDF com o boleto para pagamento, com prazo de 2 dias. Também será enviado um e-mail para acesso à segunda via do boleto, desde que o prazo deste não esteja expirado.
Atenção, antes de fechar a janela com o boleto, é conveniente que grave essa página em seu computador! Este procedimento é importante caso ocorra algum problema com a impressão ou tenha que, futuramente, utilizar algumas das informações.

Criando uma conta Para criar um cadastro, clique aqui.
ATENÇÃO ao preencher seus dados, eles são necessários para a emissão do certificado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É necessário habilitar o JavaScript em seu navegador (recomendado o uso do navegador Firefox).
O CPF é obrigatório para o processamento de boletos pelo sistema bancário brasileiro. Para registrar o seu como estrangeiro acesse este serviço da Receita.
O sistemas são sensíveis à discrepância de dados, portanto:
- Não abrevie seu nome nem de sua mãe;
- Preencha seu nome completo (como os nomes intermediários) para evitar colisão com homônimos;
- Informe datas e demais informações de modo preciso.

Isenções Será feita a concessão de isenção para 10% das vagas de cada curso pago. Para concorrer a uma isenção, basta seguir o procedimento abaixo. Até o dia 01/12 será possível solicitar isenção nos cursos. Para isso, adicione o(s) curso(s) desejado(s) à sua lista de solicitações, e na página de confirmação de inscrição selecione-o(s) na caixa de seleção na seção "Solicitar isenção", como abaixo:
Imagem exemplificando uma solicitação de isenção.
Fazendo isso, sua inscrição no(s) curso(s) marcado(s) constará como "Possível isento". Esse status será mantido até 01/12, quando será encerrado o período de solicitações de isenção e será feita a distribuição das vagas isentas. Se a sua solicitação for deferida, sua inscrição será imediatamente confirmada e não será necessário fazer mais nada. Caso contrário, será gerado um boleto para o curso automaticamente. No caso de não pagamento do boleto, sua inscrição será cancelada. Atenção: Nos cursos em que não forem solicitadas isenções o suficiente para atingir 10%, as primeiras inscrições após o fim do período de solicitações receberão isenção automaticamente. Da mesma forma, se restarem vagas de isenção em um curso antes do fim do prazo de solicitações e as vagas do curso estiverem acabando, as últimas inscrições gerarão uma solicitação de isenção automaticamente.

Boleto O prazo para pagar um boleto e confirmar inscrição em cursos é limitado a 2 dias (descontando-se sábado e domingo) para que não ocorra o comprometimento de vagas. Ao vencer o prazo, a(s) vaga(s) alocada(s) àquela inscrição será(ão) cancelada(s).

Remanejamento de verba entre Unidades USP Dotação 57466 Unidades da USP podem utilizar o sistema de transferência de valores entre Unidades para efetuar o pagamento de inscrição de funcionários, através de remanejamento para a dotação 57466, recursos da Receita Própria.

Auxílio (até 12/12/2023) Os auxílios são concedidos prioritariamente a alunos interessados em ingressar na pós-graduação do IME-USP Serão concedidos alguns auxílios a alunos que não se candidataram ao programa de mestrado, que estejam em fase final de graduação e que morem fora da Grande São Paulo. Para isso o candidato deve: Passo 1: Inscrever-se em 2 dos cursos de 1 a 7, ou inscrever-se em uma disciplina de pós-graduação ou estar concorrendo ao mestrado em estatística e inscrever-se no curso "Introdução ao Cálculo de Probabilidades"; Passo 2: Após finalizar o processo de inscrição (gerar o boleto e pagá-lo), encaminhe um email à Secretaria do Programa informando sua candidatura ao auxílio, anexando seu histórico escolar e comprovante de endereço em formato PDF (verao@ime.usp.br).
Favor utilizar como título do email: Verão 2024 : solicitação de auxílio: aqui_vai_seu_nome.
O auxílio integral será de R$ 1000,00, pelo período do Verão (aproximadamente 6 semanas), pago em 2 parcelas (mediante confirmação da participação efetiva nos cursos). A primeira parcela será paga no final de janeiro e a segunda no final do curso. A verba utilizada para o pagamento dos auxílios são oriundas da arrecadação das taxas de inscrições no Verão-IME-USP. Para solicitação de auxílios o interessado não poderá possuir restrições no CADIN.

Cancelamento (até 15/12/2023) É possível realizar o cancelamento de uma inscrição, devolvendo-se integralmente o valor pago pelo candidato, desde que a solicitação chegue à secretaria do programa de Verão até o dia 15/12/2023. Para isso será necessário comprovar o pagamento da taxa, enviando algumas informações que comprovem a identidade do solicitante (como o email de registro no sistema, o RG e CPF), além de seu código de inscrição e a cópia do boleto pago. Por razões financeiras de autarquias públicas, a devolução será feita em março de 2024. Para solicitação de cancelamento o interessado não poderá possuir restrições no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais - CADIN Estadual. Para devolução da taxa de inscrição o interessado deve ser titular de conta corrente em qualquer instituição bancária.

Alimentação na USP (08/01/2024) Os alunos inscritos no Programa de Verão do IME-USP poderão, em caráter excepcional, utilizar o restaurante universitário central, mantido pela COSEAS - Coordenadoria de Assistência Social.

Alojamento na USP (08/01/2024) Serão disponibilizadas algumas vagas para alunos do Programa de Verão no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CEPEUSP, localizado no campus central da USP. Dele é possível ir à pé ao IME. O Programa de Verão não poderá efetuar as reservas, estas devem ser feitas pelos próprios alunos que participarão do Programa de Verão. Para se utilizar o alojamento, deve-se pagar uma taxa de R$ 56,00 por pernoite. O alojamento conta com: Quartos coletivos com beliches, simples e rústicos Vestiários com duchas com sistema de aquecimento elétrico Passos para solicitação de alojamento: O aluno deve encaminhar um email solicitando a reserva, forncecendo os dados descritos no próximo item, para alojacepe@.usp.br Após verificação de vagas, o CEPEUSP confirmará a reserva de vaga, para que o candidato faça um depósito na conta do CEPEUSP Em janeiro, ao chegar ao CEPEUSP o candidato deve trazer o comprovante de depósito para confirmar a reserva No email de solicitação de vaga no CEPEUSP, o candidado deve informar os seguintes dados: Nome Completo Evento/Curso/Unidade USP: Programa de Verão 2024 / IME-USP Código de inscrição: [o número que aparece no boleto de inscrição no campo "Nosso Número"] Endereço
- Rua:
- Bairro:
- CEP:
- Cidade:
- Estado:
- Telefone:
Data e Horário de Entrada:
Data e Horário de Saída:
Depósito bancário ou DOC em nome do
CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CNPJ 63025530/0084-31
Banco Nº 001 - Banco do Brasil - Ag. 7009-2 - c/c 29 532 - 9.

Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo
Secretaria dos Cursos de Verão
Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo - SP
E-mail: verao@ime.usp.br