Inscrição
A inscrição no Programa de Verão será exclusivamente via Internet, por meio deste sítio,
em 3 passos:
Passo 1:
Se você já tem conta no sistema do Verão do IME-USP siga para o passo 2.
É necessário criar uma conta,
a partir dessa URL.
ATENÇÃO ao preencher seus dados, eles são necessários para a emissão do
certificado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
É necessário habilitar o
JavaScript em seu navegador
(recomendado o uso do navegador
Firefox)
O CPF é obrigatório para o processamento de boletos pelo sistema bancário brasileiro.
Para registrar o seu como estrangeiro
acesse este serviço da Receita.
O sistemas são sensíveis à discrepância de dados, portanto:
- Não abrevie seu nome nem de sua mãe;
- Preencha seu nome
completo (como os nomes intermediários) para evitar colisão com homônimos;
- Informe datas e demais informações de modo preciso.
Passo 2:
Use o seu email e senha de cadastro (do passo 1) para "entrar" (logar) no sistema do Verão-IME-USP,
após isso seu primeiro nome deverá aparecer no topo da página.
Na página de cursos,
selecione os cursos que deseja, "clicando" na seta verde (indicada na figura abaixo).
Importante: "clique" sobre a "lupa" (no centro da imagem acima), a partir dali você terá vários
detalhes sobre o curso, como descrição e pré-requisitos necessários para quem deseja fazê-lo.
Havendo interesse em mais cursos, selecione-os, mas atenção
- aos pré-requisitos recomendados e ao público-alvo;
- se o curso for presencial as aulas serão em um dos prédios do IME-USP;
- aos horários de aula (mesmo os cursos à distâcia terão aulas síncronas - no horário indicado);
Antes de completar sua inscrição, examine as instruções do passo 3.
Passo 3:
Atenção, se tiver interesse em mais de um curso, gere uma única inscrição (e um único boleto quando houver),
pois o sistema não permite que o mesmo interessado realize mais uma inscrição por dia.
Caso solicite inscrição em curso com desconto especial, em geral, será necessário encaminhar um arquivo
comprovando o atendimento às regras do desconto.
Neste caso anexe um arquivo (usualmente formato PDF) para cada curso que solicitou desconto.
Após selecionar o primeiro curso, no canto direito da barra superior (em cinza), deverá aparecer a mensagem
Solicitações (1). Ao selecionar mais cursos, o total de cursos selecionados será ali indicado.
Após selecionar todos os cursos de interesse "clique" na citada mensagem (no canto superior direito da página),
e.g. Solicitações (3) se tiver 3 cursos selecionados.
Você receberá uma página com os detalhes dos cursos selecionados, especial atenção aos horários
(para evitra colisões).
Se estiver tudo correto, marque que a opção Li e estou ciente dos requisitos do(s) curso(s)
e "clique" no botão Concluir Inscrição.
Após o passo 3, se tiver inscrito em algum curso com taxa, você recerá nova página, Inscrição realizada,
com um resumo dos cursos em que solicitou inscrição.
Se você tiver solicitado inscrição em algum curso com taxa, na tabela aparecerá a mensagem
Aguardando Confirmação de Pagamento do Boleto,
assim, para gerar o boleto "clique" sobre o botão Exibir boleto.
Se aparecer a mensagem Possível isento, sem a opção para gerar o boleto é porque você foi um dos
primeiro a solicitar inscrição nos cursos, e possivelmente receberá isenção.
Veja informações sobre o processo de isenção abaixo.
Ao clicar no botão Exibir boleto será gerado um arquivo em formato PDF com o boleto para pagamento,
com prazo de 2 dias.
Também lhe será enviado um email para o acesso à segunda via do boleto, desde que o prazo deste não esteja expirado.
Atenção, antes de fechar a janela com o boleto, é conveniente que grave essa página em seu computador!
Este procedimento é importante caso ocorra problema com a impressão ou tenha que, futuramente, utilizar alguma das informações.
Boleto O prazo para pagar um boleto e confirmar inscrição em cursos é limitado a 2 dias (descontando-se sábado e domingo) para que não ocorra o comprometimento de vagas. Ao vencer o prazo, a(s) vaga(s) alocada(s) àquela inscrição será(ão) cancelada(s).
Remanejamento de verba entre Unidades USP Dotação 57466 Unidades da USP podem utilizar o sistema de transferência de valores entre Unidades para efetuar o pagamento de inscrição de funcionários, através de remanejamento para a dotação 57466, recursos da Receita Própria.
Auxílio (até 14/12/2022)
Os auxílios são concedidos prioritariamente a alunos interessados em ingressar
na pós-graduação do IME-USP
Serão concedidos alguns auxílios a alunos que não se candidataram ao programa
de mestrado, que estejam em fase final de graduação e que morem fora da Grande
São Paulo. Para isso o candidato deve:
Passo 1: Inscrever-se em 2 dos cursos de 1 a 7, ou inscrever-se em
uma disciplina de pós-graduação ou estar concorrendo ao mestrado em estatística
e inscrever-se no curso "Introdução ao Cálculo de Probabilidades";
Passo 2:
Após finalizar o processo de inscrição (gerar o boleto e pagá-lo),
encaminhe um email à Secretaria do Programa informando sua candidatura ao auxílio,
anexando seu histórico escolar e comprovante de endereço em formato PDF (verao@ime.usp.br).
Favor utilizar como título do email: Verão
2023 : solicitação de auxílio: aqui_vai_seu_nome.
O auxílio integral será de R$ 1000,00,
pelo período do Verão (aproximadamente 6 semanas), pago em 2 parcelas
(mediante confirmação da participação efetiva nos cursos). A primeira parcela será paga no final de janeiro e a segunda no final do curso.
A verba utilizada para o pagamento dos auxílios são oriundas da arrecadação das taxas de inscrições no Verão-IME-USP.
Para solicitação de auxílios o interessado não poderá possuir restrições no CADIN.
Cancelamento (até 04/01/2023) É possível realizar o cancelamento de uma inscrição, devolvendo-se integralmente o valor pago pelo candidato, desde que a solicitação chegue à secretaria do programa de Verão até o dia 04/01/2023. Para isso será necessário comprovar o pagamento da taxa, enviando algumas informações que comprovem a identidade do solicitante (como o email de registro no sistema, o RG e CPF), além de seu código de inscrição e a cópia do boleto pago. Por razões financeiras de autarquias públicas, a devolução será feita em março de 2023. Para solicitação de cancelamento o interessado não poderá possuir restrições no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais - CADIN Estadual. Para devolução da taxa de inscrição o interessado deve ser titular de conta corrente em qualquer instituição bancária.
Isenções para as primeiras inscrições Para cada 10 inscritos, haverá a concessão de uma isenção, respeitando a ordem de inscrição. Assim, o total de isentos dependerá do total de inscritos, por essa razão o sistema de inscrição considerará o total de vagas em cada curso para alocar para os 10% primeiros a inscreverem-se a possível isenção. A possível isenção poderá ser confirmada na semana que o curso começa, quando teremos efetivamente o total de inscritos. Caso os últimos que receberem a possível isenção não possa ser confirmado como isento, receberão um informativo via email (de seu cadastro) indicando isso e, se desejarem fazer o curso, receberão um novo boleto para pagamento.
Alimentação na USP () Os alunos inscritos no Programa de Verão do IME-USP poderão, em caráter excepcional, utilizar o restaurante universitário central, mantido pela COSEAS - Coordenadoria de Assistência Social.
Alojamento na USP ()
Serão disponibilizadas algumas vagas para alunos do Programa de Verão no Centro de
Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CEPEUSP, localizado no campus
central da USP. Dele é possível ir à pé ao IME.
O Programa de Verão não poderá efetuar as reservas, estas devem
ser feitas pelos próprios alunos que participarão do Programa de Verão.
Para se utilizar o alojamento, deve-se pagar uma taxa de R$ 52,00 por pernoite. O alojamento conta com:
Quartos coletivos com beliches, simples e rústicos
Vestiários com duchas com sistema de aquecimento elétrico
Passos para solicitação de alojamento:
O aluno deve encaminhar um email solicitando a reserva, forncecendo os dados
descritos no próximo item, para alojacepe@.usp.br
Após verificação de vagas, o CEPEUSP confirmará a reserva de vaga, para que o
candidato faça um depósito na conta do CEPEUSP
Em janeiro, ao chegar ao CEPEUSP o candidato deve trazer o comprovante de
depósito para confirmar a reserva
No email de solicitação de vaga no CEPEUSP, o candidado deve informar os seguintes dados:
Nome Completo
Evento/Curso/Unidade USP: Programa de Verão 2023 / IME-USP
Código de inscrição: [o número que aparece no boleto de inscrição no campo "Nosso Número"]
Endereço
- Rua:
- Bairro:
- CEP:
- Cidade:
- Estado:
- Telefone:
Data e Horário de Entrada:
Data e Horário de Saída:
Depósito bancário ou DOC em nome do
CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CNPJ 63025530/0084-31
Banco Nº 001 - Banco do Brasil - Ag. 7009-2 - c/c 29 532 - 9.
Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo
Secretaria dos Cursos de Verão
Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo - SP
E-mail: verao@ime.usp.br