Informações Relacionadas ao Processo de Inscrição

Inscrição A inscrição no Programa de Verão será exclusivamente via Web, por meio deste sítio, constando de 3 etapas: Passo 1: Criar uma conta no sistema Web do Verão-IME-USP, preenchendo os dados obrigatórios do formulário.
Por favor, ao preencher seus dados, não abrevie seu nome ou de sua mãe e procure insirir corretamente as datas e demais informações obrigatórias. Estes dados são necessários para a emissão do certificado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Vale destacar que o CPF é obrigatório para o processamento de boletos pelo sistema bancário brasileiro.
Atenção, será necessário habilitar o JavaScript em seu navegador (recomendado o uso do Firefox), pois o sistema utiliza funções JavaScript para verificar se alguns dados foram preenchidos corretamente.
Passo 2: Para os interessados que já tenham criado usuário no sistema do Verão-IME-USP, usar seu email e senha de cadastro para "entrar" (logar) no sistema. Estando logado, selecionar o(s) curso(s) no(s) qual(is) deseja inscrever-se (dentre aqueles que ainda dispõem de vagas). Sempre que uma inscrição for solicitada, será reduzido o número de vagas disponíveis em cada um dos curso solicitados. Entretanto, se o boleto correspondente não for pago até o prazo de expiração, as vagas alocadas para o referido boleto voltarão a ser disponibilizadas aos demais interessados.
Atenção: procure gerar um único boleto com todos os cursos que deseja, pois para evitar que enganos comprometam as vagas, cada interessado poderá gerar apenas um boleto por dia.
Passo 3: Após selecionar todos os cursos que deseja inscrever-se, verificar as datas estão adequadas e anexar eventuais comprovantes. Caso solicite inscrição em curso com desconto especial, em geral, será necessário encaminhar um arquivo comprovando o atendimento às regras do desconto. Neste caso anexe um arquivo (usualmente formato PDF) para cada curso que solicitou desconto.
Se os dados listados na página estiverem corretos, finalize sua inscrição e gere o boleto, para isso: clique no apontador no topo da página, em seu canto direito (Solicitações (N) sendo N o número de cursos solicitados); na nova página que receberá, confira as datas dos cursos e, estando tudo certo, clique no botão Concluir Inscrição.
Após o passo 3 será aberta nova página, Inscrição Finalizada, com alguns lembretes e o botão para gerar o boleto. Ao clicar no botão será gerado um arquivo em formato PDF com o boleto para pagamento em qualquer banco, com prazo de 2 dias. Também lhe será enviado um email para o acesso à segunda via do boleto, desde que o prazo deste não esteja expirado. Atenção, antes de fechar a janela com o boleto, é conveniente que grave essa página em seu computador! Este procedimento é importante caso ocorra problema com a impressão ou tenha que, futuramente, utilizar alguma das informações.

Boleto O prazo para pagar um boleto e confirmar inscrição em cursos é limitado a 2 dias (descontando-se sábado e domingo) para que não ocorra o comprometimento de vagas. Ao vencer o prazo, a(s) vaga(s) alocada(s) àquela inscrição será(ão) cancelada(s).

Remanejamento de verba entre Unidades USP Dotação 57458 Unidades da USP podem utilizar o sistema de transferência de valores entre Unidades para efetuar o pagamento de inscrição de funcionários, através de remanejamento para a dotação 57458, recursos da Receita Própria.

Auxílio (até 15/12/2017) Os auxílios são concedidos prioritariamente a alunos interessados em ingressar na pós-graduação do IME-USP Serão concedidos alguns auxílios a alunos que não se candidataram ao programa de mestrado, que estejam em fase final de graduação e que morem fora da Grande São Paulo. Para isso o candidato deve: Passo 1: Inscrever-se em 2 dos cursos de 1 a 7, ou inscrever-se em uma disciplina de pós-graduação ou estar concorrendo ao mestrado em estatística e inscrever-se no curso "Introdução ao Cálculo de Probabilidades"; Passo 2: Após finalizar o processo de inscrição (gerar o boleto e pagá-lo), encaminhe um email à Secretaria do Programa informando sua candidatura ao auxílio, anexando seu histórico escolar e comprovante de endereço em formato PDF (verao@ime.usp.br).
Favor utilizar como título do email: Verão 2018 : solicitação de auxílio: aqui_vai_seu_nome.
O auxílio integral será de R$ 1000,00, pelo período do Verão (aproximadamente 6 semanas), pago em 2 parcelas (mediante confirmação da participação efetiva nos cursos). A verba utilizada para o pagamento dos auxílios são oriundas da arrecadação das taxas de inscrições no Verão-IME-USP.

Cancelamento (até 15/12/2017) É possível realizar o cancelamento de uma inscrição, devolvendo-se integralmente o valor pago pelo candidato, desde que a solicitação chegue à secretaria do programa de Verão até o dia 15/12/2017. Para isso será necessário comprovar o pagamento da taxa, enviando algumas informações que comprovem a identidade do solicitante (como o email de registro no sistema, o RG e CPF), além de seu código de inscrição e a cópia do boleto pago. Por razões financeiras de autarquias públicas, a devolução será feita em março de 2018.

Isenções (até 15/12/2017 (ou início do curso)) Atenção, em cada curso com taxa de inscrição serão oferecidas 10% de isenções. As isenções serão concedidas prioritariamente para a comunidade interna da USP (alunos, professores e funcionários), mas os demais também podem solicitar. Assim, se você tem dificuldades financeira para pagar a taxa de inscrição solicite isenção enviando um email como indicado abaixo:
Passo 1: Fazer sua inscrição (via sistema Web do Verão) no curso que deseja isenção e pagar o boleto correspondente. Passo 2: Enviar email para a secretaria do Programa de Verão (verao@ime.usp.br) utilizando seu email de cadastro no sistema do Verão e informar para qual curso deseja concorrer à isenção. Também encaminhe no email: seu número USP (se for da comunidade interna USP); uma cópia digitalizada (em formato PDF) do comprovante de pagamento do boleto e o número de uma conta corrente pessoal para que, se sorteado, seja efetuada a devolução.
Se você nao for da comunidade interna USP e tiver dificuldades financeiras para pagar o curso, informe esta dificuldade em seu email.
Todos que solicitarem isenção deve usar como título/assunto do email:
      Verão 2018: solicitação de isenção: seu_código_de_inscrição.
Não sabe como obter o código de inscrição? Entre no sistema do Verão (faça "login"), no topo da página, logo abaixo à mensagem "Seja Bem Vindo, ", aparece a linha com os itens Início Cursos Inscrições Auxílio Isenção Sair, "clique" no item Inscrições. Você receberá uma página com todas suas inscrições no Verão do IME-USP desde 2015. Em cada uma, à esquerda está o número da inscrição (em 2018 um númeor maior que 7894).
O sorteio das isenções será no dia 15/12/2017 e a divulgação dos sorteados ocorrerá a partir do dia 22/12/2017. Caso sobrem vagas (não havendo interessados que completem 10% das inscrições), serão aceitos pedidos até o dia anterior ao início do curso. Aqueles que não forem sorteados e desistirem de realizar o curso, deverão solicitar a devolução da taxa de inscrição, na Secretaria do Programa de Verão, até o dia 08/01/2018. Após esta data não haverá devolução. Por razões financeiras de autarquias públicas, a devolução será feita em março de 2018.

Alimentação na USP (04/01 a 23/02/2018) Os alunos inscritos no Programa de Verão do IME-USP poderão, em caráter excepcional, utilizar o restaurante universitário central, mantido pela COSEAS - Coordenadoria de Assistência Social.

Alojamento na USP (04/01 a 23/02/2018) Serão disponibilizadas algumas vagas para alunos do Programa de Verão no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CEPEUSP, localizado no campus central da USP. Dele é possível ir à pé ao IME. O Programa de Verão não poderá efetuar as reservas, estas devem ser feitas pelos próprios alunos que participarão do Programa de Verão. Para se utilizar o alojamento, deve-se pagar uma taxa de R$ 37,00 por pernoite. O alojamento conta com: Quartos coletivos com beliches, simples e rústicos Vestiários com duchas com sistema de aquecimento elétrico Passos para solicitação de alojamento: O aluno deve encaminhar um email solicitando a reserva, forncecendo os dados descritos no próximo item, para alojacepe@.usp.br Após verificação de vagas, o CEPEUSP confirmará a reserva de vaga, para que o candidato faça um depósito na conta do CEPEUSP Em janeiro, ao chegar ao CEPEUSP o candidato deve trazer o comprovante de depósito para confirmar a reserva No email de solicitação de vaga no CEPEUSP, o candidado deve informar os seguintes dados: Nome Completo Evento/Curso/Unidade USP: Programa de Verão 2018 / IME-USP Código de inscrição: [o número que aparece no boleto de inscrição no campo "Nosso Número"] Endereço
- Rua:
- Bairro:
- CEP:
- Cidade:
- Estado:
- Telefone:
Data e Horário de Entrada:
Data e Horário de Saída:
Depósito bancário ou DOC em nome do
CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - CNPJ 63025530/0084-31
Banco Nº 001 - Banco do Brasil - Ag. 7009-2 - c/c 29 532 - 9.

Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo
Secretaria dos Cursos de Verão
Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo - SP
E-mail: verao@ime.usp.br