IME-USP

Professores do IME-USP são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) tem a satisfação de anunciar que os professores Paulo Cordaro e Rogério Fajardo foram classificados como finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Matemática, Probabilidade e Estatística. A premiação é uma das mais prestigiadas do país voltadas à produção editorial científica.

Na mesma categoria, o professor Vitor Ferreira também foi indicado entre os dez semifinalistas.

As obras indicadas foram:

  • Paulo CordaroCálculo Integral e o Teorema de Stokes (Editora: LF Editorial)
  • Rogério FajardoA teoria dos conjuntos e os fundamentos da Matemática (Editora: Edusp)
  • Vitor FerreiraGeometria Analítica e Álgebra Linear (Editora: Edusp)

A indicação dos professores reconhece a relevância e a excelência de suas produções acadêmicas, que contribuem de forma significativa para o avanço do conhecimento nas áreas de matemática e estatística. 

Sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico

Lançado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), O Prêmio Jabuti Acadêmico nasceu da necessidade de reconhecer e valorizar a crescente produção científica, técnica, acadêmica e profissional no Brasil.

Inspirado no tradicional Prêmio Jabuti – criado em 1958 e consolidado como a principal distinção literária do país – o Jabuti Acadêmico busca destacar obras que contribuem de forma significativa para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento cultural e científico nacional. A premiação visa ampliar o alcance das obras finalistas, promovendo sua circulação dentro e fora do Brasil — inclusive por meio da Jabuteca, biblioteca que leva esses títulos a eventos internacionais através do projeto Brazilian Publishers (CBL + ApexBrasil).

Na edição de 2025, foram recebidas 1.953 inscrições, avaliadas por 87 jurados – 3 por categoria. A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso,  um dos palcos mais simbólicos da cena cultural paulista.

Reconhecimento à Excelência Acadêmica

O IME-USP parabeniza os professores Paulo Cordaro, Rogério Fajardo e Vitor Ferreira por suas indicações. A presença de dois finalistas e um semifinalista entre os nomes selecionados para o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e reflete a competência, a dedicação e o impacto de suas trajetórias editoriais e científicas. Esta conquista destaca não apenas o valor individual de suas obras, mas também o papel que desempenham na produção e disseminação do conhecimento no país.

Por: Márcio Holanda | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe