
Em seu discurso de posse, Morettin conta como seus planos de se tornar um professor de matemática do secundário o levaram até a estatística
Realizada no dia 18 de setembro de 2024, a Cerimônia Solene da Congregação do IME para a outorga do título de Professor Emérito ao professor Pedro Alberto Morettin aconteceu no Auditório Jacy Monteiro. Estavam presentes autoridades do Instituto, amigos, colegas de trabalho, seu filho, Marcelo Morettin, e sua esposa, Maria Lígia Morettin.
O professor Pedro recebe o oitavo título de Professor Emérito na história do Instituto, o qual é outorgado a professores aposentados que se distinguem por atividades didáticas e de pesquisa que tenham contribuído de modo notável para o progresso da Universidade.
Compondo a mesa da Cerimônia Solene, estavam os professores doutores Sergio Muniz Oliva Filho, diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP); Ronaldo Fumio Hashimoto, vice-diretor do IME-USP; Fábio Prates Machado, chefe do departamento de Estatística do IME-USP; e Pedro Alberto Morettin, professor sênior do Departamento de Estatística do IME-USP, diretor do IME de 1990 a 1994 e homenageado da sessão solene.
A Cerimônia também contou com a presença ilustre dos professores doutores Siang Wun Song, diretor do IME de 1998 a 2002 e Professor Emérito com o título conferido em junho de 2024; Francisco César Polcino Milles, diretor do IME de 2002 a 2006 e Professor Emérito com título conferido em setembro de 2023; Clodoaldo Grotta Ragazzo diretor do IME de 2014 a 2018; Ivan Chestakov, Professor Emérito do IME com o título conferido em 2022 e outorgado em 2024; entre outros docentes que prestigiaram a outorga como amigos e colegas de trabalho do homenageado.

O início a sessão solene se deu com o discurso do professor e diretor do IME, Sergio Oliva Filho:
Ao professor Morettin eu dou os parabéns, pois realmente deixou sua marca, não só com renome e reconhecimento, mas também como alguém que trabalhou pelo instituto por anos, dedicou seu tempo e seus esforços, além de ter sido diretor do IME. Esse reconhecimento é mais do que merecido.
O professor Ronaldo Hashimoto, vice-diretor do Instituto, complementou mencionando o papel de referência que o homenageado representa para a estatística:
O professor Morettin, sem dúvida, é um exemplo notável de dedicação e excelência. Sua trajetória, marcada pela dedicação e liderança no campo da estatística, e sua paixão pela pesquisa e pelo ensino, não apenas contribuiu para o avanço científico, mas, também inspirou incontáveis alunos e colegas, consolidando sua posição como uma referência na área. Ao outorgar o título de Professor Emérito ao professor Morettin hoje, também celebramos o compromisso com a excelência e a busca incansável pelo conhecimento que ele representa. Sua carreira nos lembra da importância de continuar avançando, inovando e formando futuros líderes para o progresso da ciência, É uma honra para todos nós aqui do IME reconhecê-lo por tudo que fez e continua fazendo por nossa comunidade acadêmica.

O vasto currículo do homenageado foi descrito pelo professor Fábio Machado, chefe do departamento de Estatística, de onde o professor Pedro Morettin ainda é docente e, dando continuidade às homenagens, a professora Chang Chiann, que foi orientanda do professor, foi convidada ao púlpito para falar sobre suas experiências acadêmicas ao lado de Morettin:
Sobre os ensinamentos do professor Morettin, a dedicação na área acadêmica e principalmente o cuidado com o bem estar dos alunos, muitos falam que academicamente o professor Pedro é muito bom, mas poucos falam que além disso ele tem um lado muito humano, que é o cuidado com os alunos.
Em seu discurso, Pedro Morettin contou sua trajetória desde quando entrou na graduação na USP e atuou como instrutor de Estatística Teórica. O professor, natural de Catanduva (SP), revelou de forma humorada que, apesar da afinidade com sua atual área, ser estatístico na USP não estava em seus planos iniciais:

O professor Ivan, que foi homenageado há algumas semanas, disse que veio da Sibéria, mas eu não vim tão longe, eu vim de Catanduva. Lá existia o Instituto de Educação(…) que tinha curso primário, ginásio, colegial e normal, onde eu tive professores excelentes, todos ou quase todos formados pela USP ou pela PUC, e em especial um professor de matemática muito bom que me inspirou, e eu quis ser professor de matemática.
Assim eu entrei no curso de matemática [na USP], fiz os quatro anos e no quarto encontrei minha esposa que está aqui sentada, ela também é professora de matemática.
Morettin e sua esposa prestaram concurso público em 1965 para entrar no magistério secundário e ambos foram aprovados.
Eu ia continuar a ser um professor de matemática, mas entrou um acaso – talvez por isso eu seja Estatístico hoje – o professor Farah, era o professor catedrático, naquela época, de topologia geral e topologia dos conjuntos. (…) E o professor teórico tinha falecido, então o professor Farah foi indicado como Regente.
Com o ocorrido, duas cátedras no departamento de estatística ficaram vagas, e Morettin foi uma das pessoas indicadas ao cargo pelo professor Edison Farah.
Eu não aceitei de início porque, primeiro não sabia absolutamente nada de estatística, porque não tinha estatística na graduação em matemática, era uma disciplina optativa, mas ninguém fazia.

Foto: Sergio Oliveira

Foto: Sergio Oliveira

Com o apoio do professor Farah que visava mudar essa situação, Morettin aceitou o cargo e se empenhou em expandir seus conhecimentos voltado para a estatística. Outras oportunidades de se dedicar ao departamento surgiram, como o mestrado e o doutorado em Berkeley, até que entre os anos de 1990 e 1994 atuou como diretor do IME.
A galeria de Professores Eméritos do IME ganhou mais um retrato no final desta Sessão Solene. Revelado no final da homenagem, após a assinatura do termo de posse de título de Professor Emérito e a entrega da medalha ao homenageado, o professor Pedro Morettin e sua esposa, María Lígia Morettin, abriram as cortinas sobre o quadro em frente ao público, encerrando a Sessão em aplausos.
Confira a galeria de fotos completa, por Sérgio Oliveira.
Confira a cerimônia completa no vídeo a seguir.
Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional