Mestrados e Doutorados Concluídos

Ano Nível Título Aluno Orientador Defesa
2019Mestrado Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade Thiago Picos de Morais Marcos Nascimento Magalhaes 16/12/2019
2019Mestrado Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera Thales Graça Athanasio Barbara Corominas Valério 13/12/2019
2019Mestrado Modelagem matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo José Ocimar Barros de Souza Barbara Corominas Valério 11/12/2019
2019Mestrado Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental Diana Simões Ferreira Viviana Giampaoli 03/12/2019
2019Mestrado A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo Jéssica Rocha Batista David Pires Dias 12/11/2019
2019Mestrado Análise de questões do Novo ENEM relativas à Proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo Ramon Dantas da Costa Cristina Cerri 04/07/2019
2019Mestrado Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas Wilian Oliveira Rocha Elvia Mureb Sallum 28/05/2019
2019Mestrado Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental Leonardo Cascio de Souza Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 15/05/2019
2019Mestrado Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental Renato Martins Cristina Cerri 21/03/2019
2019Mestrado Transformação de frações em números: uma experiência no Ensino Fundamental Izabela Cesario Correa Ananias Ana Paula Jahn 27/02/2019
2019Mestrado O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes Daniel Takahashi Demetrio de Aquino Ricardo Bianconi 18/02/2019
2019Mestrado O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional Ronaldo Ramunno Ricardo Bianconi 09/01/2019
2018Mestrado Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula Roseli Rocha Teixeira Cristina Cerri 07/12/2018
2018Mestrado O currículo de matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica Rodrigo Batista de Oliveira Antonio Carlos Brolezzi 28/11/2018
2018Mestrado Construções dos elementos na educação básica Ricardo Separovic Seerban Antonio Carlos Brolezzi 23/11/2018
2018Mestrado A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo Elaine Regina Marquezin Marinho Francisco Cesar Polcino Milies 05/07/2018
2018Mestrado Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço Cynthia Militão Domingos Ana Paula Jahn 09/02/2018
2018Mestrado Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II  Roney Lima do Nascimento Antonio Carlos Brolezzi 08/02/2018
2017Mestrado Argumentação e prova matemática na educação básica André Rodrigues Rosale Martha Salerni Monteiro 15/12/2017
2017Mestrado Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas Paola Burgatt Meneghesso Barbara Corominas Valério 13/12/2017
2017Mestrado Ensino de Estatística por meio de jogos Ana Olívia Ramos Pires Justo Marcos Nascimento Magalhaes 13/12/2017
2017Mestrado Sobre dificuldades no ensino/aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental Ronaldo Bezerra Nobre Iole de Freitas Druck 11/12/2017
2017Mestrado Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos Nilo Gonçalves Barbedo Oscar Joao Abdounur 07/12/2017
2017Mestrado Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins Rodrigo Ruiz Campos Antonio Carlos Brolezzi 21/11/2017
2017Mestrado Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização Tadeu Alexandre de Araújo Antonio Luiz Pereira 06/07/2017
2017Mestrado "Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica" Eder Alencar Silva Lisbeth Kaiserlian Cordani 23/06/2017
2017Mestrado História da Matemática e Cinema: o caso da criptografia Fabiana de Souza Bomfim Antonio Carlos Brolezzi 31/05/2017
2017Mestrado Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental Valter Magalhães Costa Iole de Freitas Druck 24/05/2017
2017Mestrado "Ensino de Isometrias na Educação Básica: Uma aplicação didática em sala de aula" Debora Costa Cona Claudia Cueva Candido 18/05/2017
2017Mestrado Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos Fernando Pavan Guido Iole de Freitas Druck 26/04/2017
2017Mestrado Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira Diogo Oliveira Soares Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 29/03/2017
2016Mestrado Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática Renan Sanchez Viestel Martha Salerni Monteiro 14/12/2016
2016Mestrado Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica Vinicius Alves Rodrigues Marcos Nascimento Magalhaes 14/12/2016
2016Mestrado Ensino de logaritmos por meio de investigações matemáticas feitas em sala de aula Daniel Cergoli Martha Salerni Monteiro 12/12/2016
2016Mestrado Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio Artur Alberti Gaban David Pires Dias 07/12/2016
2016Mestrado Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e Geogebra Herbert Wesley Azevedo Rosa Maria dos Santos Barreiro Chaves 23/11/2016
2016Mestrado Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior Thiago Augusto Corrêa Peleias David Pires Dias 23/11/2016
2016Mestrado Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos. Joyce Paula da Silva Claudia Cueva Candido 18/11/2016
2016Mestrado Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico Marco Antonio da Silva Ribeiro Ana Paula Jahn 28/06/2016
2016Mestrado Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio Caio Cesar Santos Diniz Viviana Giampaoli 27/06/2016
2016Mestrado A estatística na escola básica - uma prática de inferência informal Apolo Rubens de Camargo Lisbeth Kaiserlian Cordani 02/06/2016
2016Mestrado Análise das contribuições dos Objetos Educacionais Digitais para a construção do conhecimento em Matemática na Educação Básica Mateus Coqueiro Daniel de Souza Maria Cristina Bonomi 25/05/2016
2016Mestrado Ensino de estatística através de projetos Mariana Ribeiro Busatta Barberino Marcos Nascimento Magalhaes 13/05/2016
2016Mestrado Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade Liliane Soares de Siqueira Feola Francisco Cesar Polcino Milies 02/05/2016
2016Mestrado Argumentação e prova na matemática escolar Aline dos Reis Matheus Claudia Cueva Candido 19/04/2016
2016Mestrado Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio Ana Luiza Festa Ozores Barbara Corominas Valério 15/04/2016
2016Mestrado Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística Claudio Roberto de Oliveira Lisbeth Kaiserlian Cordani 15/04/2016
2015Mestrado Sequências e séries: Uma proposta duvaliana para a educação básica Caio Moura Quina Oscar Joao Abdounur 09/12/2015
2015Mestrado Resolução de problemas e representações semióticas: uma experiência no ensino médio inspirada no rali matemático Marília Prado Ana Paula Jahn 01/07/2015
2015Mestrado Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo análise combinatória Wanessa Aparecida Trevizan de Lima Antonio Carlos Brolezzi 23/02/2015