IME-USP

Pós-graduação do IME-USP obtêm excelentes resultados na Avaliação Quadrienal Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da avaliação quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação do país e o IME-USP se mantém bem colocado nas avaliações. 

Os programas de Ciência da Computação e de Estatística mantiveram a nota 6, obtida na avaliação anterior, enquanto os programas de Matemática e de Matemática Aplicada subiram da nota 5 para 6, o que indica um desempenho equivalente a padrões internacionais de qualidade. O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e o Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática, sediados no IME-USP, mantiveram a nota 4. 

Defesa do programa de Matemática Aplicada em 2019. Foto: Arquivo IME-USP.

O presidente da Comissão de Pós-Graduação do IME, professor Roberto Hirata Junior, considera que desempenho dos programas do Instituto nesta avaliação foi muito bom e comemora a elevação do conceito dos programas de Matemática e de Matemática Aplicada, pois, agora, todos os programas acadêmicos estão concentrados no conceito de excelência PROEX e o mestrado profissional manteve o mesmo conceito da avaliação anterior.

O professor Hugo Luiz Mariano, coordenador do programa de Matemática na época da avaliação, mencionou que houve um grande trabalho para promover o engajamento de todos os alunos, orientadores e funcionários envolvidos com o programa, o que possibilitou a entrega  de um relatório muito bem elaborado que comprova a qualidade do programa.

Para o professor Pedro Peixoto, coordenador do programa de Matemática Aplicada, o programa vem nos últimos anos fazendo um bom trabalho de produzir teses e dissertações de excelência, com resultados relevantes internacionalmente e publicações de altíssima qualidade. Há ainda um grande empenho de solidificação de redes de pesquisas internacionais no programa, garantindo boas oportunidades aos alunos, durante e após a pós-graduação. Enfim, a elevação da nota do programa se deve a um reconhecimento desse trabalho de qualidade realizado por todos os envolvidos.

Saiba mais 

Mais de 40% dos programas de pós-graduação da USP têm nível de excelência

Como é realizada a avaliação quadrienal da CAPES

Compartilhe