IME-USP

Auxílios e bolsas – Pós-graduação em Matemática Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada possui bolsas de estudos fornecidas pelo CNPq e pela CAPES, reservadas aos melhores alunos com dedicação integral. O período realizado do curso sem bolsa é tipicamente descontado do tempo total de bolsa estipulado pelo CNPq e CAPES. A manutenção da bolsa a cada semestre é sujeita a avaliação de desempenho nos cursos e no progresso da pesquisa.

O acúmulo de bolsa com atividade remunerada, com base na PORTARIA CAPES No 133, DE 10 DE JULHO DE 2023, será considerado caso excepcional e analisado pela CCP a pedido do aluno. Serão considerados a atual disponibilidade de bolsas, o desempenho do aluno no programa, e a carga horária demandada na atividade remunerada.

Espera-se que alunos bolsistas concluam pelo menos dois cursos por semestre, todos com conceito B ou superior.

Os candidatos ao ingresso podem solicitar bolsa na inscrição ao processo seletivo. Os alunos que já estão no programa, e querem solicitar bolsa, devem manifestar periodicamente este interesse junto à secretaria de pós-graduação. A comissão de admissão e bolsas avaliará estes pedidos semestralmente, próximo à data de encerramento das inscrições no processo seletivo de ingresso.

Bolsa PNPD – Programa Nacional de Pós-Doutorado 

Não há edital aberto no momento.

Bolsas da FAPESP

Uma importante alternativa às agências Capes e CNPq é a Fapesp. Esta agência tem dinâmica (prazos, exigências, mensalidades) distinta das outras duas agências. Informações detalhadas sobre as bolsas podem ser obtidas a partir do endereço web http://www.fapesp.br

Auxílios

O programa incentiva fortemente a participação de alunos em eventos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalho. Solicitações de auxílio financeiro devem ser feitas junto à secretaria de pós-graduação.

Compartilhe